Logo -
sombra

Série Avante: José Francisco Corrêa, um guri apaixonado pela competição de rédeas

08 DE DEZEMBRO DE 2020 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

O Setor de Comunicação da ABCCC apresenta a segunda temporada de Avante, uma série especial que mostra a história e os objetivos dos campeões das diferentes categorias do Rédeas de Ouro 2019, com foco na preparação para a nova edição que se avizinha em Esteio/RS*, de 7 a 12 de dezembro de 2020.


♞♘♞


Desde os três anos de idade, os pais acompanham um pequeno cavaleiro que entra em pista para simular a pé as provas de rédeas, cuja apresentação ainda inclui narração, nota e percursos diferentes. É a sua brincadeira favorita. Em 2019, José Francisco Schutz Corrêa não simulou o percurso 14 na pista da arena coberta de Campina Grande do Sul, no Paraná. Competiu a valer, montando Turmalina do Trinta e Oito e conquistando o primeiro lugar na categoria Jovem 10 do Rédeas de Ouro.

Segundo o pai Antônio Corrêa, que também é coordenador da Subcomissão de Rédeas da ABCCC, a paixão pela prova corre nas veias do filho. “Ele é muito mais apaixonado pela competição em si do que por treinar cavalo todo dia. Ele é focado na prova”, relatou. Apesar disso, a rotina de treinos do cavaleiro de 9 anos de idade é baseada nas escolhas do pequeno campeão.

“O José treina bem tranquilo. Ele decide os dias que quer treinar, só que quando ele vai pra pista é bem cobrado, é exigido que realmente ele treine. Mas sempre vai nos momentos que ele quer, eu não obrigo a montar cavalos”, salientou o pai. Com essa liberdade, José ainda tem os compromissos escolares, a limpeza dos cochos de água dos cavalos e está domando, sozinho, um pônei no centro de treinamento da família, em Porto Alegre/RS, onde reside.

A mãe de José, Nathalia, acompanhou a vitória do filho por meio da transmissão ao vivo da ABCCC. “Como mãe me sinto muito satisfeita de ter um filho no esporte e, em especial, um esporte que envolve cavalo, nossa paixão. Quando ele completou a prova, fiquei tão feliz que tinha dado tudo certo que não contive as lágrimas”, contou. Além disso, a mãe ainda relatou outro traço de personalidade do filho. “É o fã número 1 do pai dele, sempre tentando montar com os mesmos trejeitos”.

Mais do que apenas diversão, essa grande história construída em família é utilizada para novos aprendizados. “Como mãe também tenho o dever de tentar mostrar a ele o valor de ter um cavalo para correr prova, dos custos que um animal em treinamento demanda, do tempo que é necessário dedicar para correr uma prova e que as vitórias não vêm de ‘mão beijada’”, assegurou Nathalia.

Com o suporte da família e com ensinamentos sendo repassados para a vida toda, José Francisco Schutz Corrêa estará novamente no Rédeas de Ouro, desta vez no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, de 7 a 12 de dezembro.

AVANTE, JOSÉ!

Com Movimiento a La Rienda, Rédeas de Ouro 2020 acontece de 7 a 12 de dezembro
A maior prova de rédeas de uma só raça no Brasil acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS*, e com novidades: a premiação do Snaffle Bit será igualada à do Potro do Futuro e está confirmada a 2ª edição da Mapuche Reining Cup.

*Por conta da pandemia de Covid-19, o local da final foi alterado para o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. As datas foram mantidas.