Logo -
sombra

RANCH SORTING / APARTA BOI - HISTÓRIA

O Ranch Sorting teve origem no Oeste dos EUA e se iniciou nas grandes fazendas abertas. Historicamente, a Classificação (Sorting) tinha o sentido de separar o rebanho por idade, sexo ou condições. Nesses grandes campos, era comum que os bezerros fossem separados das vacas para serem marcados, para transporte ou vendas. Usando todo o conhecimento de rebanho, os vaqueiros separavam o gado desejado em um estilo um pouco mais lento para evitar dispersar a manada. Ou seja, a classificação exigia um bom conhecimento de equitação e “senso de rebanho”.

 

Reconhecendo a necessidade dos proprietários de cavalos de alguma atividade divertida, empolgante e acessível, organizadores começaram a realizar provas e concursos de Ranch Sorting e adicionaram o elemento “Tempo Limite” para trazer mais um apelo e ritmo a competição. Foi assim que, em 2007, foi fundado o Ranch Sorting National Championship (RSNC) em Wellington, no Colorado, com o objetivo de promover o Ranch Sorting como um esporte.

 

No Brasil, a modalidade começou a ser praticada em 2008 inicialmente no estado de São Paulo, mas logo alcançou os estados do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No início, o Ranch Sorting era uma modalidade interracial mas com o grande destaque do cavalo Crioulo nas provas, se viu necessário a criação da modalidade exclusivamente para a raça, assim, o Ranch Sorting foi integrado as modalidades oficiais da ABCCC em 2017 e sua primeira final aconteceu em Esteio/RS no ano de 2018.

 

Culturalmente a modalidade é conhecida como “Prova da Família” por ter diversas categorias que abrangem homens e mulheres de todas as idades.