ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

Expansão e tradição: Mato Grosso e Rio Grande do Sul concentram os eventos da raça na semana

24 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 24 DE MAIO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

O último final de semana do Cavalo Crioulo foi assim: Classificatória ao Freio de Ouro em Esteio/RS, Morfologia Passaporte em Rolante/RS, mais uma em Guarapuava/PR, concentração para a Marcha Anual de Resistência em Quaraí/RS e ainda outros oito eventos distribuídos entre o Rio Grande do Sul, estado berço do Cavalo Crioulo, e o Mato Grosso, uma das regiões em que a raça mais cresce. Teve município realizando a sua primeira prova oficial da raça (o de Querência/MT), mas teve também uma exposição morfológica que já completa a sua 35ª edição (em Cruz Alta/RS). Entre tradição e expansão, com provas de laço, doma, paleteada e morfologia, confira a seguir um resumo dos eventos dos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos na última semana:

Querência/MT

No sábado, uma competição de Crioulaço colocou o município de Querência (foto de capa), no Mato Grosso, no mapa do Cavalo Crioulo: foi a primeira prova oficial da Raça na região do Araguaia. Das 19 duplas participantes, ficou no topo do ranking a dupla composta por Janderson Cecon, montando Diva do Imortal, e Mateus Mariani, montando Índia do Canudo, que completaram 13 armadas. O evento foi promovido pelo Núcleo Matogrossense de Criadores de Cavalos Crioulos, que tem sede no município de Campo Verde, e a supervisão técnica ficou a cargo de Heitor Cheuiche Coelho.

>>> Confira os resultados do Crioulaço de Querência

Nova Mutum/MT

A segunda etapa do Circuito Norte Mato-Grossense de Crioulaço, inaugurado no início do mês na cidade de Sorriso, aconteceu neste sábado na Fazenda Jabuti, em Nova Mutum. Organizado pelo Núcleo Integração Norte MT de Criadores de Cavalos Crioulos, o evento teve a participação de 43 duplas disputando o Crioulaço, sob a avaliação de Daniel Portela  e Gledson da Rosa. A dupla de José Luiz Pereira da Silva, montando Floreio Rebuena, e Augusto Neves Pereira, montando Siesta Ituzaingo, foi a vencedora após completar 18 armadas. Região ainda em expansão, Nova Mutum teve neste evento somente um participante do Laço Criador: Eduardo Damiani, que completou 4 armadas com Rebenque Puc Puc, o seu RP 02. Rodrigo Teixeira foi o inspetor técnico do evento.

>>> Confira os resultados do Crioulaço de Nova Mutum

>>> Confira os resultados do Laço Criador de Nova Mutum

Santo Antônio das Missões/RS

Em Santo Antônio das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul, um encontro de domadores aconteceu entre quinta e sexta-feira no Parque de Exposição Lindolfo Jacques Ourique. Promovido pelo NCCC Missões, o II Redomão Solidário do município teve o julgamento de Claudio Araújo e Jean Mendes, com a supervisão técnica de Manoel de Macedo Pons Neto. O domador Luiz Carlos Weber foi quem garantiu não só o primeiro, como também o segundo lugar na competição, montando, respectivamente, Riconcito D’Ornellas e Recuerdo D’Ornellas.

>>> Confira os resultados da Doma de Ouro de Santo Antônio das Missões

Caçapava do Sul/RS

De sexta a domingo, 79 competidores passaram pela avaliação dos jurados Felipe Caccia Maciel e Mário dos Santos Suñe na disputa da Doma de Ouro de Caçapava do Sul. O final de semana de provas foi concluído com a vitória do conjunto de Ogenio Dias conduzindo Pedana Cavalera, que alcançou 91,463 pontos de média total. O evento foi organizado pelo NCCC de Caçapava do Sul e teve a supervisão técnica de Olmiro Andrade Filho.

>>> Confira os resultados da Doma de Ouro de Caçapava do Sul

Caxias do Sul/RS

Em Caxias do Sul, o laço comprido foi a atração da comunidade crioulista na última semana, com competições de Crioulaço e Laço Criador organizadas pelo Núcleo dos Vinhedos. Na prova de duplas, Alecio Silva e Felipe Quevedo conquistaram o primeiro lugar, montando Zona Sul do Guassupi e Anguera do Guassupi. Já no Laço Criador, venceu o Ivo Neto, montando Rob Ibiza, RP 338 da Cabanha São Sebastião, de Vacaria/RS. A inspeção técnica do evento foi realizada por Ricardo Guazzelli Martins.

>>> Confira os resultados do Crioulaço de Caxias do Sul

>>> Confira os resultados do Laço Criador de Caxias do Sul

Sant’Ana do Livramento/RS

No sábado, o dia começou cedo em Sant’Ana do Livramento: às 7 horas da manhã, o Núcleo Santanaense de Criadores de Cavalos Crioulos já estava distribuindo coletes aos competidores do Campeonato de Paleteada do município. Sob a supervisão técnica de Paulo Armando Rebello Solheid e o julgamento de Floriano de Faria Corrêa e Pedro Alberto Signoretti Dias, 35 duplas competiram na Força A, e 7 competiram na Força B. O topo do ranking da Força Alta ficou com Guilherme Garcia e Eduardo Souza, ambos montando animais do afixo Santa Gertrudes: Lança e Leopardo da Santa Gertrudes, respectivamente. 

>>> Confira os resultados da Paleteada de Sant’Ana do Livramento

Pântano Grande/RS

Com uma programação que incluiu Revisão Coletiva, Concentração de Machos e até uma palestra técnica para quem tivesse interesse em ampliar seus conhecimentos, o NCCC de Pântano Grande realizou, entre sexta e sábado, a sua XVIII Exposição Morfológica. Para os Grandes Campeões e Reservados da exposição, em que 34 animais confirmados participaram, o Núcleo ofereceu premiação em dinheiro. A avaliação dos exemplares ficou a cargo do jurado Glauco Xavier, que indicou JLV Evidence-TE, da Cabanha JLV, em Santa Margarida do Sul/RS, como a Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça. Entre os machos, o Grande Campeão foi Quebranto do Rio das Pedras, criação da Fazenda Rio das Pedras, de Guarapuava/PR. Alexandre Pons Suñe foi o supervisor técnico do evento.

>>> Confira os resultados da Exposição Morfológica de Pântano Grande

Cruz Alta/RS

Mais ao norte do estado, em Cruz Alta, outros 39 animais confirmados e admitidos pelo técnico Carlos Marques Gonçalves Neto participaram da 35ª Exposição Morfológica de Outono do município, promovida pelo NCCC do Planalto 4ª Região. Responsável pela avaliação dos animais, o jurado Vinícius Guedes de Freitas pôs a égua baia Capão da Divisa Hermosa na ponta da fila das Fêmeas. Criação da Cabanha Capão da Divisa, de Cruz Alta, a égua foi também eleita Melhor Exemplar da Raça na exposição. Na categoria Machos, Leviatã 81 Nombrado foi o Grande Campeão. O exemplar é uma criação da Cabanha da Figueira, de Panambi/RS.

>>> Confira os resultados da Exposição Morfológica de Cruz Alta

Próximos eventos

Confira no calendário o que vem a seguir na programação do Cavalo Crioulo! No instagram @cavalocrioulooficial, você também encontra os flyers dos próximos eventos organizados por Núcleos, no destaque “NÚCLEOS”. Sempre que um Núcleo quiser ter seu evento divulgado pela ABCCC, deve enviar o flyer + informações sobre o evento para o e-mail site@abccc.com.br.