Logo -
sombra

Concentração iniciada na 20ª Marcha Anual de Resistência

19 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 25 DE MAIO DE 2022 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Oriunda da palavra “Quarahy”, que na língua Tupi-guarani significa “Rio do Sol”, o município de Quaraí, no estado do Rio Grande do Sul, deu seu primeiro passo na história da Marcha Anual de Resistência realizando, durante esta quinta-feira (19), a concentração da 20ª edição da modalidade. Ao todo, 35 animais foram admitidos pela jurada e técnica da ABCCC, Cristina Freitas Bandeira de Mello, e que agora seguem para as próximas etapas da prova, onde os exemplares ficarão 30 dias soltos a campo, com as mesmas condições climáticas, de ambiente e alimentação.

 

>>> Clique aqui e confira o catálogo completo da 20ª Marcha Anual de Resistência 

 

Logo após a admissão, seguindo todos os critérios de bem-estar animal, os exemplares foram encaminhados para a Admissão Veterinária aos cuidados de Tiago Souza Freitas e Jean Amaral. Segundo Jean, todo o trabalho realizado é feito em prol dos animais. “A gente faz um exame clínico, que consiste em avaliar os batimentos cardíacos, movimentos respiratórios, movimentos intestinais, mucosas, hidratação, tempo de preenchimento capilar e demais exames, onde avaliamos todo o condicionamento físico do cavalo e damos o ok para que ele possa participar da prova”, finalizou o médico veterinário. Após a admissão os cavalos foram desferrageados, pesados e vermifugados para, então, serem soltos no campo, dando início para a Marcha Anual de Resistência. 

 

>>> Clique aqui e confira a Circular da 20ª Marcha Anual de Resistência 

 

Uma nova casa para a categoria

A movimentada manhã da concentração iniciou cedo, logo às 7h da manhã a neblina cobria todas as áreas da Estância do Jarau, lugar escolhido pela Subcomissão de Marcha para ser realizada a concentração da prova. Ao chegar na propriedade o fogo alto da lareira fazia dupla com o café passado que, juntos, espantaram o frio de menos de 6ºC. Toda essa calorosa recepção foi pensada e realizada por Ana Maria Giudice Azevedo, proprietária da Estância do Jarau. Ao passar da manhã, o fogo se transformou em ferramenta para o assado que foi oferecido de almoço para todos os presentes. Um deles, inclusive, o prefeito de Quaraí, Sr. Jeferson da Silva Pires, que fez questão de prestigiar a primeira etapa da prova. No final da confraternização, o coordenador da Subcomissão, Luiz Mário Queirolo Diaz, entregou para a proprietária um buçal, como forma de agradecimento por todo o apoio recebido pela Estância. 

 

 

Além dessa homenagem para Ana Maria, a 20ª edição da Marcha Anual de Resistência também carrega um nome muito importante para a modalidade. “Seu Miqueco", como era conhecido, é o homenageado da edição e você pode conferir um pouco de sua história clicando aqui. 

 

>>> Clique aqui e acesse o álbum completo da concentração da 20ª Marcha Anual de Resistência