Logo -
sombra

Final de Semana movimenta a Raça Crioula pelo Brasil

03 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 05 DE MAIO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

A primeira classificatória brasileira ao Freio de Ouro 2022, o Bocal de Ouro, realizada no último final de semana, levou centenas de pessoas ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, marcando a volta de um grande público aos eventos no palco principal da Raça. A programação do Cavalo Crioulo nos últimos dias, porém, não parou aí: além de uma Morfologia Passaporte em Pelotas/RS, os amantes da raça também reuniram-se para eventos nas cidades de São Gabriel e Ijuí no Rio Grande do Sul, Xanxerê e Pomerode, em Santa Catarina, e Sorriso, no norte do Mato Grosso — região de expansão do Cavalo Crioulo. Continue lendo para saber mais sobre as provas ocorridas na última semana!

Sorriso/MT

No domingo (1º), a cidade de Sorriso deu início ao Circuito Norte do Mato Grosso de Laço Crioulo com a primeira etapa da série de cinco provas que ocorrerão ao longo do ano no estado. De organização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Integração Norte do Mato Grosso, o circuito está agora na sua segunda edição. Neste final de semana, em meio a um evento que reuniu cerca de 160 laçadores e variadas raças equinas, predominou a presença de Cavalos Crioulos confirmados, que realizaram as provas oficiais do Crioulaço e Laço Criador. Para o presidente do Núcleo Integração Norte MT, Fabiano Gavioli Fachini, o evento foi um sucesso: “Tivemos a participação de 57 duplas no Crioulaço, um recorde no Mato Grosso. Nossos resultados foram acima do esperado”, conta ele. As próximas etapas do circuito ocorrem nos seguintes municípios do Médio Norte matogrossense: Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tapurah, e mais uma vez em Sorriso. 

No Crioulaço deste final de semana, garantiu a primeira colocação a dupla de Nathália Cigerza, montando Aliança JLC, e Alcides da Silva, montando Pacheco Picucha. No Laço Criador, cujos cinco animais participantes foram resenhados após o início do trabalho de expansão na região, venceu o conjunto de Eduardo Damiani e Rebenque do Puc Puc. O julgamento das corridas foi de Matheus da Silva Moraes e Gledson da Rosa, e o inspetor técnico responsável pelo evento foi Rodrigo Teixeira. 

O analista de expansão atuante na região, Lucas Corrêa Lau, também acompanhou o Núcleo no decorrer de todo o evento prestando atendimento integral aos criadores, proprietários e usuários do Cavalo Crioulo. Um dia antes das provas, três novos criadores da cidade receberam atendimento técnico para o registro dos primeiros exemplares das suas criações (RP 01). 

>>> Confira os resultados do Crioulaço de Sorriso

>>> Confira os resultados do Laço Criador de Sorriso

Xanxerê/SC

Entre sexta-feira e domingo (29/04 — 1º/05) ocorreu em Xanxerê uma Exposição Morfológica organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Oeste Catarinense. A prova que coloca em evidência a conformação dos animais da raça Crioula fez parte da programação da 19ª Festa Estadual do Milho (Expo Femi), evento que segue até o dia 8 no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi. 

Ao todo, participaram da Exposição 40 animais confirmados e 25 incentivos. A Grande Campeã e Melhor Exemplar da Exposição, avaliada pelo jurado Gustavo Arhanitsch, foi TR Destacada-TE. A inspeção técnica foi de Thiago Orlando. 

>>> Confira aqui o resultado da Exposição Morfológica de Xanxerê

Pomerode/SC

A Cabanha Mapuche, em Pomerode/SC, reuniu no final de semana 35 conjuntos para a disputa da modalidade Movimento a La Rienda. A prova foi organizada pelo NCCC do Planalto Norte Catarinense e teve a inspeção técnica de Fernando Segala Gravina. Sob a avaliação de Bruna Soares Smolski, Golbery Acioli de Vasconcellos e Luana Steuck Cardoso, o conjunto de Mario Pires com Mapuche El Pituco conquistou a primeira colocação na categoria Amador A, atingindo a nota de 47,900 pontos. Na Profissional A, o primeiro lugar ficou com Fabrício Cantarelli montando Espetacular da Marca dos Santos, com 53,642 pontos no total. Houve também disputas das categorias Amador B, Profissional B, Feminino, Infantil e Crioulos do Futuro. 

>>> Confira os resultados do Movimento a La Rienda de Pomerode

São Gabriel/RS

Na campanha gaúcha, o Parque de Exposições Assis Brasil de São Gabriel sediou provas de Paleteada e Campereada no sábado e no domingo (30/04 e 1º/05), organizadas pelo Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalos Crioulos. Na Paleteada, 23 duplas participaram, entre forças A e B; na Campereada, houve a participação de nove trios. No pódio da força alta da Paleteada, figurou a dupla de André Egges, montando Atrevido da Rana Negra, e Adolfo San Martin, montando Maleva do Recanto Crioulo. Disputando a força B, Evandro e Manoela Prevedelo chegaram na frente, montando, respectivamente, Desdobrada do Capataz e Gringa São Juvêncio. Já na modalidade de Campereada (ou Team Penning), venceu o trio formado por Januário Amaral, Antonio Augusto Amaral e Pablo Fialho — montando, respectivamente, Boleador Milonga 165, Conquista do Capão Seco e Boleador Juta 172. Eles completaram a prova em 2:01'67". Eduardo Bello Brum foi o responsável pela avaliação da disputa. Para julgar a Paleteada, ele contou com a parceria do jurado Guilherme Kempa Abascal.

>>> Confira os resultados da Paleteada de São Gabriel

>>> Confira os resultados da Campereada de São Gabriel

Ijuí/RS

Provas de laço comprido foram a atração do final de semana para os crioulistas de Ijuí, no norte do Rio Grande do Sul. Sob organização do NCCC de Ijuí, a “Festa do Cavalo Crioulo” incluiu disputas de Crioulaço e Laço Criador, transmitidas ao vivo pelo YouTube, e entregou mais de 65 mil reais em prêmios. Na prova de duplas, a vitória foi de JBS Humorado, montado por João Ernesto, e JQ Malicia, montada por Mauricio de Lima. Em breve, serão divulgados os resultados do Laço Criador. O evento teve a inspeção técnica de Christina Bandeira de Mello.

>>> Confira os resultados do Crioulaço de Ijuí

Próximos eventos

Confira no calendário o que vem a seguir na programação do Cavalo Crioulo! No instagram @cavalocrioulooficial, você também encontra os flyers dos próximos eventos organizados por Núcleos, no destaque “NÚCLEOS”. Sempre que um Núcleo quiser ter seu evento divulgado pela ABCCC, deve enviar o flyer + informações sobre o evento para o e-mail site@abccc.com.br.