Logo -
sombra

São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul sediaram as provas do Cavalo Crioulo da última semana

23 DE MARçO DE 2022 - ATUALIZADA EM 24 DE MARçO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Com eventos em três estados, o último final de semana de provas do Cavalo Crioulo, de 18 a 20 de março, incluiu disputas de Paleteada, Crioulaço, Doma de Ouro e, é claro, Credenciadoras à principal competição da raça, o Freio de Ouro. Os eventos aconteceram nos municípios de Pelotas, Nova Roma do Sul e Rolante, no Rio Grande do Sul, Porto Amazonas e Medianeira, no Paraná, e chegaram até a região 8, com uma disputa de Crioulaço no município de Guareí, em São Paulo. Veja um resumo de tudo o que aconteceu:

Pelotas

A cidade sede da ABCCC, Pelotas, foi neste final de semana também a sede de duas Credenciadoras ao Freio de Ouro e uma competição da Doma de Ouro. Organizado pelo Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos, o evento teve a inspeção técnica de Cláudio Neto de Azevedo. Avaliando a performance dos conjuntos nas Credenciadoras, estavam os jurados Bernardo Falson, João Francisco Silveira da Silveira e Mauro Raimundi Ferreira. O destaque da seletiva ao Freio de Ouro foram as vitórias de pai e filho na disputa da categoria Machos da Classificatória Aberta: Marcelo Rezende Móglia, montando Jota Mouro Cala Bassa, garantiu o primeiro lugar do pódio; o filho Francisco Cachapuz Móglia - o “Pancho”, ficou na segunda colocação montando Jatobá Cala Bassa. O topo do ranking na disputa da Doma de Ouro, avaliada pelos jurados Ariosto Camboim e Rouget Gigena Wrege, ficou com Tiago Duarte montando Sesmaria de Santo Expedito.

>>> Clique aqui e confira os resultados da Credenciadora de Inéditos de Pelotas

>>> Clique aqui e confira os resultados da Credenciadora Aberta de Pelotas

>>> Clique aqui e confira os resultados da Doma de Ouro de Pelotas

Nova Roma do Sul/RS

Entre os dias 18 e 20, o NCCC dos Vinhedos realizou sua Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, no município de Nova Roma do Sul. A avaliação dos jurados André Luiz Narciso Rosa, Bruno Wagner da Silva e Roither Bez Barzan colocou no topo do ranking da categoria Fêmeas o conjunto de Lechiguana do Nonoai, montada por Guto Freire. Na categoria Machos, o conjunto vencedor foi o de Mis Amores da Taimã com o ginete Fabricio Brunelli Barbosa. Thiago Orlando foi o técnico a inspecionar o evento.

>>> Clique aqui e confira os resultados e fotos da Credenciadora Mista de Nova Roma do Sul

Rolante/RS

O recentemente reformado Parque de Eventos Estância Liberdade, em Rolante/RS, recebeu no sábado e no domingo 42 duplas para um campeonato de Paleteada. Organizado pelo Núcleo Encosta da Serra e com inspeção técnica de Felipe Caccia Maciel,  o evento teve Carlos Loureiro de Souza e Mário dos Santos Suñe como os avaliadores das disputas. A dupla da Força A a terminar o final de semana de corridas no topo do ranking foi a de Andre Eggres, montando Atrevido da Rama Negra, com Adolfo San Martin, montando Maleva do Recanto Crioulo.  

>>> Clique aqui e confira os resultados e fotos da Paleteada de Rolante

Porto Amazonas/PR

Em Porto Amazonas/PR, o final de semana foi de laço comprido. O III Crioulaço do Núcleo Paraná, que aconteceu entre sábado e domingo, teve a participação de 17 duplas (34 conjuntos) na disputa da modalidade Crioulaço e de 12 conjuntos na prova do Laço Criador. Sob a avaliação do jurado Lucimar A. Lopes Vieira, a dupla que conquistou o topo do ranking no Crioulaço foi a de João Eduardo Cordeiro, montando Lorota da Santa Madre, e João Henrique P. Santos, montando Mexicano JB de Palermo. No Laço Criador, venceu o conjunto de Felipe F. Mansani montando Ganadera do Iguaçu. Gustavo Arhanitsch fez a supervisão técnica do evento. 

>>> Clique aqui e confira os resultados do Crioulaço de Porto Amazonas

>>> Clique aqui e confira os resultados do Laço Criador de Porto Amazonas

Medianeira/PR

No mesmo estado, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Paranaense (NCCCOP) realizou, no domingo, o seu VI Crioulaço. Avaliadas pelos jurados Rafael Antonio Cerri e Charles Luan Brestolin, 32 duplas participaram do evento ocorrido no município de Medianeira. Ficou na primeira colocação da Força A a dupla formada pelos conjuntos de Andrey Lucatel Lemes da Silva, montando Udisseia do Pauferro, e Thiago Gemolonk Alves, montando Faisca Dom Olmiro. O Selo de Raça ficou com a zaina Nochera do Laço Fino, criação da Cabanha Santa Cruz, de São Borja/RS. O evento teve a inspeção técnica de Rodrigo Teixeira.

>>> Clique aqui e acesse os resultados e fotos do Crioulaço de Medianeira

Guareí/SP

Ao sul do estado de São Paulo, o município de Guareí foi sede de uma disputa de Crioulaço no último domingo. A competição, avaliada pelo jurado Samuel José da Silva, resultou na colocação da dupla de Nei Noronha, montando Cacau da Guatambu, e Gilmar A. de Barros, montando Lua Cheia do Mapa Gaúcho, no primeiro lugar. O Selo de Raça foi dado à rosilha colorada RDH Herança, criação da Cabanha RDH, de Salto de Pirapora/SP. O técnico a fazer a inspeção do evento foi Frederico Vieira Araujo.

>>> Clique aqui e confira os resultados do Crioulaço de Guareí

Próximos eventos

Confira no calendário o que vem a seguir na programação do Cavalo Crioulo! No instagram @cavalocrioulooficial, você também encontra os flyers dos próximos eventos organizados por Núcleos, no destaque “NÚCLEOS”. Sempre que um Núcleo quiser ter seu evento divulgado pela ABCCC, deve enviar o flyer + informações sobre o evento para o e-mail site@abccc.com.br.