Logo -
sombra

Núcleo Encosta da Serra inaugura um novo espaço para a Raça

21 DE FEVEREIRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 09 DE MARçO DE 2022 | Redator: Luiz Ricardo Hüttner/ABCCC

Com uma Credenciadora Aberta e uma de Inéditos realizadas no último final de semana, o Parque de Eventos Estância Liberdade, em Rolante/RS, sede do Núcleo Encosta da Serra, foi oficialmente inaugurado. Anteriormente com o nome de "Teixeirinha", o Parque começou com reformas na metade do ano de 2018, mas por conta da pandemia teve as obras principais concluídas neste ano. Na oportunidade, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) fez uma justa homenagem ao Núcleo e ao seu presidente. 

 

>>> Clique aqui para acessar as fotos e resultados da Credenciadora Aberta

 

>>> Clique aqui para acessar as fotos e resultados da Credenciadora de Inéditos

 

Com as principais obras finalizadas, o Parque conta com mais de 13 mil metros quadrados de área coberta, o que inclui arquibancadas, arena e espaço do Núcleo. O esforço e iniciativa foram reconhecidos pela ABCCC, através de uma placa de agradecimento. A entrega foi feita pelo vice-presidente de Núcleos e Expansão, Felipe Boratto, que declarou o orgulho que foi ver a obra pronta e o quanto isso representa para a raça crioula.

 

Para o vice-presidente,  "representando a Casa, para nós toda essa estrutura é um orgulho. É até emocionante chegar e ver tudo isso aqui pronto. É um presente para a ABCCC, pensando que esse ano a gente completa 40 anos de Freio e 90 anos de Entidade e talvez seja a estrutura referência da Raça. Em nome de toda a ABCCC quero parabenizar o Sr. Evaldo e toda a equipe do Núcleo. A gente sabe da dificuldade que é, do custo e o quanto representa essa estrutura para a raça", conclui Boratto.

 

Evaldo Francisco da Rosa, titular da Estância Liberdade e presidente do Núcleo Encosta da Serra, usou o momento da inauguração para agradecer a todos que trabalharam na execução da obra e ressalta a importância do espaço não só para a cidade de Rolante, mas para a raça crioula. Segundo ele, é "um espaço nosso, estou me referenciando a raça, ao cavalo, aqui está plantado, construído um complexo para que esse Núcleo tenha seu lugar e tenha orgulho para receber bem os amigos que aqui vierem e ao saírem, saírem com vontade de voltar de novo, essa é a nossa missão: fazer eventos que engrandeçam a raça, eventos que mostrem que é bom estarmos juntos assistindo aquilo que gostamos", afirma Evaldo.

 

Emocionado com o momento, Evaldo ressalta que a obra não é apenas para o momento atual, mas um exemplo para as futuras gerações. "Essa obra é um legado. Quero que as gerações futuras saibam que essa estrutura foi construída por alguém apaixonado pelo Cavalo, com espírito de altruísmo. Esse espaço é nosso, da raça crioula", afirma o presidente. 

 

No local ainda está sendo concluída a obra de 52 duas cocheiras para receber um Passaporte Morfologia, que será realizado na segunda quinzena de maio de 2022.

 

As Credenciadoras

 

As provas que estrearam o espaço renovado do NCCC da Encosta da Serra, Credenciadoras Aberta e de Inéditos ao Freio de Ouro, contaram com a participação de 12 e 13 conjuntos, respectivamente. Na categoria Fêmeas da Credenciadora Aberta, venceu o conjunto da égua Grandeza D Los Brittes com o ginete Marcus Vinicius Silveira da Silva. Nos Machos, o cavalo Pampeano do Velho Matte ficou em primeiro lugar, montado pelo ginete Antonieto da Rosa.

 

Já na Credenciadora de Inéditos, o ginete Freio de Bronze no ciclo 2021 Jardel Finkenauer Pereira garantiu o topo do ranking da categoria Machos ao conduzir RE Muticura. O conjunto conquistou a maior média das provas do final de semana em Rolante: 19.391 pontos. Por fim, o primeiro lugar da categoria Fêmeas na Credenciadora de Inéditos ficou com Labareda da Maior, montada pelo experiente ginete Freio de Ouro Guto Freire. 

 

Confira no app do Cavalo Crioulo ou neste link as notas de todos os conjuntos participantes em cada etapa das Credenciadoras. 

Próximos eventos

 

Confira no calendário o que vem a seguir na programação do Cavalo Crioulo! No instagram @cavalocrioulooficial, você também encontra os flyers dos próximos eventos organizados por Núcleos, no destaque “NÚCLEOS”. Sempre que um Núcleo quiser ter seu evento divulgado pela ABCCC, deve enviar o flyer + informações sobre o evento para o e-mail site@abccc.com.br.