Logo -
sombra

Pódio formado: o Freio é dos proprietários

29 DE NOVEMBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 29 DE NOVEMBRO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Foi uma grande festa proporcionada pela modalidade que completa uma década na ABCCC. O Freio do Proprietário é a porteira que se abre para que os criadores saiam das arquibancadas e conquistem a pista. De 26 a 29 de novembro, o Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS serviu de base para a construção de novos legados na história da modalidade e da raça Crioula.

“A gente está fazendo um esforço gigantesco com a Associação, graças à Associação e, estamos aqui numa final comemorativa, uma final histórica com 163 inscritos, um número recorde de participantes, graças a esse esforço mútuo. Eu tenho certeza que daqui vai sair um legado pra comunidade”, celebrou o coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário, Fernando Gonzales.

Ao todo, na pista, foram 139 conjuntos. Os competidores das categorias “B” foram premiados ainda no sábado (28) - clique aqui e acesse o resultado. O domingo decisivo (29) foi dedicado aos proprietários das categorias Amador A (julgada por André Luiz Narciso Rosa, Diogo Pinto Ferreira e Ivens Ortigari Júnior) e Master A (Daniel Rossato Costa, Mário Moglia Suñe e Pedro Boemo Ferreira).

➡ Clique acesse o resultado final da categoria Amador A

➡ Clique acesse o resultado final da categoria Master A

Amador A: mais uma vez Ramiro de Moura
Depois de ter ficado em terceiro lugar na Força A da Paleteada 2020 (montando Pluma da Guajuvira, ao lado de Pedro Martins da Silva Móglia com Percanta de Santa Thereza), Ramiro de Moura voltou a vencer a categoria Amador A do Freio do Proprietário com Uno Solo do Kavaju Porã, cuja média final foi de 12,298.

O título no Freio do Proprietário repetiu o conquistado em 2019, na mesma categoria, com Estribero do Encantto. Foi justamente com esse gatedo que Ramiro ocupou também o segundo lugar no pódio, agora em 2020, com 12,209 de média. “Senti uma evolução, mas eu tenho principalmente que agradecer meus dois cavalos e ao meu pai [José Moura] e ao Fernando Gonzales”, afirmou com gratidão.

Master A: Fernando Gonzales é heptacampeão
O coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário, Fernando Gonzales, mais uma vez subiu no pódio. Na verdade foi a sétima vez que o ginete garantiu o título, desta vez com Cadejo da Pavei, com 11,552 de média final. Em 2019, Gonzales havia conquistado o hexa com Data Venia Folclore. Na segunda colocação ficou o ex-presidente da ABCCC (gestão 2018-2020), Francisco Kessler Fleck, com Huaso Gravatá. O conjunto atingiu 11,290 de média final.

“O grande campeão é o cavalo, os grandes campeões são as pessoas. A competição é uma maneira de testar a seriedade das pessoas. As que têm boa índole, que têm bom caráter, sempre aproveitam a competição. Então nosso objetivo aqui é confratenizar”, afirmou Fernando Gonzales. Com tantos troféus em casa, o campeão ainda brincou. “Eu confesso que tenho uma churrasqueira, que é o único lugar onde eu mando na minha casa, daí tem uma parede lá que eu tenho um orgulho de ter”.

Transmissão ao vivo levou a comunidade crioulista às arquibancadas
A ABCCC realizou a cobertura completa de todas as disputas através da transmissão ao vivo pelos principais portais do Cavalo Crioulo (Site, Facebook e YouTube), incluindo os bastidores da atividade via Instagram. A apresentação foi da jornalista Estela Facchin e os comentários técnicos foram de Gustavo Arhanitsch.

 

Resultado (ainda não homologado pela ABCCC):

AMADOR A


1º lugar
Ramiro de Moura montando Uno Solo do Kavaju Porã
Média: 12,298


2º lugar
Ramiro de Moura montando Estribero do Encantto
Média: 12,209


3º lugar
André Favero montando Data Venia Faceira
Média: 11,361


4º lugar
Guilherme de Araújo montando Harmonia Xerife
Média: 11,343

MASTER A

1º lugar
Fernando Gonzales montando Cadejo da Pavei
Média: 11,552


2º lugar
Francisco Fleck montando Huaso Gravatá
Média: 11,290


3º lugar
Marçal D. Velho montando Nuvem do Tamboré
Média: 10,562


4º lugar
Hendrik Platte montando Vendaval da Lua Branca
Média: 10,520