Logo -
sombra

Freio do Proprietário: campeões das categorias B são reverenciados em Esteio

28 DE NOVEMBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 29 DE NOVEMBRO DE 2020 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Criada para colocar a performance dos proprietários à prova na maior pista do Cavalo Crioulo, a modalidade do Freio do Proprietário transformou os anseios daqueles que assistiam as provas das arquibancadas em realidade. No momento em que comemora sua décima edição, com o lançamento de um livro que percorre os melhores momentos dessa história, a prova recebe número recorde de inscritos, com 139 conjuntos. Os animais foram admitidos na última quinta-feira (26) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

Amador B: CLIQUE e acesse a planilha final


Com uma programação diferente por conta do novo Coronavírus, a edição 2020 do Freio do Proprietário premiou, na noite de sábado (28), três das cinco categorias: Amador B, Master B e Feminino após a etapa de Bayard-Sarmento. Na categoria Amador B, o pódio foi formado com Caio Canez Schmitt, montando Piraí 1650 do Candidato e seus 11.856 pontos de média final. O ginete foi unânime: iniciou no topo do ranking e se manteve até a hora de segurar a mais alta premiação de sua categoria. "Faz seis anos que eu corro e tinha conseguido ser Freio de Prata com esse cavalo em 2018. E agora estou conseguindo ser Freio de Ouro, graças a Deus. Foi questão de ver as provas, aprender com os erros e melhorar a cada prova", comemorou o ginete. 

Master B: CLIQUE e acesse a planilha final

 


Já na categoria Master B uma curiosidade: o primeiro e o segundo colocados na edição do Freio do Proprietário 2019 se repetem, mas de forma invertida. No ciclo passado, o ginete Leandro de Castro ocupou o segundo lugar e levou para casa a Prata. Neste ano, montando Guia da Sorte D Los Brittes, o proprietário e ginete retornou à disputa para buscar a primeira colocação. Iniciando as provas na segunda posição, Leandro assumiu a liderança na etapa de Mangueira II e permaneceu na mesma colocação até o final, atingindo assim seu objetivo e ainda levando mais um troféu alpaca.

Feminino: CLIQUE e acesse a planilha final

 


Na categoria Feminina a emoção tomou conta até o último minuto. Alternando posições até a etapa de Bayard-Sarmento, consagrou-se com o bi-capeonato a proprietária Fernanda Maggi, montando PO Dama Negra. O conjunto iniciou a disputa na quarta colocação e foi galgando posições até alcançar 11,301 pontos de média, garantindo à ginete o primeiro lugar no ranking em dois anos consecutivos, que somaram aos seus cinco Freios em toda a carreira. "É uma questão de superação. Missão cumprida e bem cumprida", brincou a psicóloga.  

 


As etapas foram avaliadas por dois times de jurados: José Francisco Pereira de Moura, Ricardo de Freitas Labrêa e Rodolpho Hickmann Demoliner na categoria AMADOR B; e Eduardo Bello Brum, Marco Antônio Stumpf e Telmo Raimundi Ferreira nas categorias Master B e Feminino.

Categorias Amador A e Master A ainda enfrentam etapa final no domingo
Após concluir as etapas de percurso e Mangueira I nos últimos dias, as categorias A da final do Freio do Proprietário 2020 entraram em pista para a corrida com a vaca no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Iniciando às 8 horas de sábado (28), 33 conjuntos do Master A e 44 do Amador A definiram os 28 conjuntos (14 de cada) que avançam para a próxima fase que acontece na manhã de domingo (29), com Mangueira II, Bayard-Sarmento e Campo II.

A ABCCC realiza a cobertura completa da final das categorias A através da transmissão ao vivo pelos principais canais oficiais do Cavalo Crioulo (Site, Facebook e YouTube), além de mostrar os bastidores da atividade via Instagram e Facebook (stories). A apresentação é da jornalista Estela Facchin e os comentários técnicos são de Gustavo Arhanitsch.

 

Confira a programação do domingo:
29/11 – Domingo
07h45 - Início da transmissão ao vivo pelos canais oficiais da ABCCC
08h – Prova de Mangueira 2 (Freio do Proprietário – Amador A e Master A)
10h – Prova Bayard-Sarmento (Freio do Proprietário – Amador A e Master A)
11h – Prova de Campo (Freio do Proprietário – Amador A e Master A)
13h – Entrega de Prêmios (Freio do Proprietário – Amador A e Master A)

Confira os resultados (ainda não homologados pela ABCCC)
CATEGORIA AMADOR B
1º lugar
Caio Canez Schmitt montando Piraí 1650 do Candidato
Nota: 11,856

2º lugar
Flavio Bento Jr. montando Ilhapa do Ouro Branco
Nota: 11,590

3º lugar
Rivaldo Machado montando Doutrina 787 Maufer
Nota: 11,103

4º lugar
Osmar Neto montando RE Idalgo
Nota: 10,249

CATEGORIA MASTER B
1º lugar
Leandro de Castro montando Guia da Sorte D Los Brittes
Nota: 10,638

2º lugar
Sandro Facco montando Nippon do Pontal
Nota: 9,589

3º lugar
José Carvalho montando Dom Alberto Kadet
Nota: 09,025

4º lugar
Leandro Castro montando El Niño da Cola Crioula
Nota: 08,486

CATEGORIA FEMININO
1º lugar
Fernanda Maggi montando PO Dama Negra
Nota: 11,301

2º lugar
Allana Bento montando Meia Volta Fogo de Chão
Nota: 11,200

3º lugar
Luiza Elias montando Noche Oscura da Bela Aliança
Nota: 08,800

4º lugar
Julia de Oliveira montando Bastardo Cala Bassa
Nota: 07,844