Logo -
sombra

Na Morfologia Expointer, 93 animais da categoria Machos passam pelas primeiras avaliações

02 DE OUTUBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 05 DE OUTUBRO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Foram necessárias três Prévias na maior pista da raça Crioula, em Esteio/RS, para registrar na história os melhores exemplares do ciclo 2020. Comprovando na prática algumas de suas principais características, como rusticidade, facilidade de adaptação e resistência, 533 animais formaram filas para chegar até aqui, à final da Morfologia da Expointer, apesar dos desafios impostos pela pandemia. Neste primeiro dia, 2 de outubro, 93 animais da categoria Machos (Potranco Menor, Potranco Maior, Cavalo Menor e Cavalo Maior) foram julgados e ordenados por Rodrigo Albuquerque Py, secretariado por Bruno Vagner.

 

>> CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A LISTA DE PREMIAÇÕES DOS MACHOS (atualizada com correção em 05/10/2020)

“A exemplo do que eu já havia avaliado na parte da manhã, [foi uma exposição de] muito bom nível, cavalos de muita qualidade, muito representativos para a nossa raça. Como eu havia comentado na parte dos potrilhos, no turno da manhã, se projeta uma final de campeonatos e grandes campeonatos de muita emoção e muito equilíbrio, principalmente”, analisou Rodrigo Py.

A categoria Fêmeas, que representa a maioria dos exemplares no ciclo 2020, será avaliada neste sábado (3) pelo jurado Felipe Caccia Maciel. No total, 140 fêmeas estão distribuídas por idade em Potranca Menor, Potranca Maior, Égua Menor e Égua Adulta. Toda a seletiva ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, e define neste domingo (4) os Grandes Campeões da raça Crioula - veja abaixo a programação.

Clique aqui para acessar o catálogo da final da Morfologia da Expointer Digital


Transmissão ao vivo
A final da Morfologia recebe atenção completa da ABCCC por meio de diversos canais de comunicação, entre eles a transmissão completa e ao vivo pelo Facebook, YouTube e site oficial da associação, além das redes sociais da entidade que exibem os bastidores da atividade. A apresentação é feita pela jornalista Estela Facchin que, na última semana, cobriu a Final do Freio de Ouro 2020. Trazendo conhecimento técnico durante as transmissões, Daniel Rossato Costa, técnico credenciado à ABCCC desde 2013, é o comentarista durante a grande final Morfológica.

Relembre o ciclo da Morfologia em 2020
Nas três Prévias do ciclo 2020 foram 533 exemplares, dos quais 333 são fêmeas. As potrancas (maiores e menores) representam a maioria dos animais na morfologia em 2020, com 37%. A representatividade entre as fêmeas é ainda maior: a cada dez fêmeas, seis são potrancas, evidenciando que desde cedo a raça Crioula busca o standard morfológico - clique aqui para acessar tudo o que você precisa saber sobre a Morfologia da Expointer Digital 2020.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS

3 de outubro de 2020 – Sábado
8h - Cont. julgamento Morfológico – Morfologia Expointer – Campeonatos Potranca Menor e Potranca Maior
14h - Cont. julgamento Morfológico – Morfologia Expointer – Campeonatos Égua Menor e Égua Adulta
18h - Cerimônia de homenagem a Luiz Carlos Cassal de Albuquerque na Parede da Fama (no Tattersal)

4 de outubro de 2020 - Domingo
08h – Início da transmissão ao vivo
8h30 - Julgamento Morfológico (Campeonatos e Grandes Campeonatos) – Morfologia Expointer

 

O ciclo do Morfologia 2020 conta com o patrocínio de Supra, Vetnil e Facta e com o apoio da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Além disso, os apoiadores do Kit Cabanha são: Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin e Estância Tamanca.