Primeira etapa funcional da Classificatória da Aberta mistura concentração e explosão
24 DE JULHO DE 2025 - ATUALIZADA EM 25 DE JULHO DE 2025 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC
Uma etapa onde os ginetes precisam controlar sua concentração, na condução mais próxima a perfeição de movimentos com a explosão rápida, unidas provam a genuína paixão pela modalidade seletiva da raça. Desta forma os 92 conjuntos semifinalistas do Freio de Ouro 2025, receberam suas notas na primeira etapa funcional, nesta quinta-feira, 24, na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio, Rio Grande do Sul. Em jogo 45 pontos, subdividido em Andaduras, Figura, Voltas sobre Patas e Esbarradas. Responsáveis pelas notas o Trio de Jurados da Categoria Fêmeas: João Luis Arísio, Fernando Guilherme Horst e Leonardo Alberton Ardenghy, enquanto na Categoria Machos, as avaliações são por conta do trio Luis Rodolfo Machado, João Francisco Silveira e Luiz Martins Bastos Neto. Atuando como supervisor da Classificatória Aberta, que acontece até sábado, 26, Ricardo Guazzelli Martins.
CONFIRA AQUI COMO FOI A PRIMEIRA ETAPA DA DISPUTA NA
Fêmeas | Primeira Etapa Funcional
Aguardada com expectativa sua prova, a zaina Sedutora do Recanto Crioulo com Cláudio Fagundes, conquistou elogios e também executou perfeitamente seus andares gabaritando assim. Em um aproveitamento superior a 80%, o conjunto chamou atenção por sua harmonia e também pela equidade na condução dos exemplares pelo ginete na primeira etapa funcional, a qual possibilitou avanço de posições, assumindo a liderança entre as 42 Fêmeas, finalizando o segundo dia com média parcial de 19,958. Com média alta vinda da credenciadora de Bagé/RS, a qual garantiu sua participação pela primeira vez no ciclo funcional, ela participou do Bocal de Ouro em abril, onde terminou em décima primeira colocação. Nesta participação da sua segunda semifinal, ocupou a nona colocação, na Etapa Morfológica (7,483). Filha de Mañanero Manicero e Flor de Liz do Recanto Crioulo, é exposta pelo Condomínio Sedutora em parceria com o criador Adelmo Hess, da Estância Três Coxilhas, de Barra Velha, Santa Catarina.
Líder Parcial Fêmeas Após Andaduras, Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarradas
Média Parcial: 19,958
BOX 41 SEDUTORA DO RECANTO CRIOULO
R.P. 590, B484653, NMGC 6, NASC 26/11/2015, FEMEA, ZAINA, POR MAÑANERO MANICERO(B262648) (PAI) E FLOR DE LIZ DO RECANTO CRIOULO(B210098) (MÃE)
CRIADOR: ADELMO HESS
EXPOSITOR: CONDOMÍNIO SEDUTORA
GINETE: CLAUDIO DOS SANTOS FAGUNDES
DOMADOR: FRANCISCO KUHN
Credenciada em Bagé/RS – Média 20,170
Machos | Primeira Etapa Funcional
Em uma das baterias mais pesadas da Categoria dos Machos, ele mostrou que domina e mantém sua qualidade nos movimentos: Campana Echo A Mano, termina a primeira etapa funcional na liderança, totalizando 19,739. Conduzido por Tomaz Marques Ignácio Gonçalves, o conjunto começou na disputa da Classificatória Aberta, na sexta colocação com nota de Cabresto de 7,500. Bocal de Ouro e Freio de Bronze 2022, sexto lugar no Freio FICCC Buenos Aires 2023 e atual Freio de Prata (2024), está buscando pelo quarto ciclo o lugar mais alto do Tripé Seletivo Funcional do Cavalo Crioulo. O zaino filho de Triunfo do Purunã e Campana Ana Terra, está sendo exposto por André Rodigheri, conquistou a participação através do primeiro lugar na Credenciadora Aberta de Santa Vitória do Palmar/RS.
Líder Parcial Machos Após Andaduras, Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarradas
Média Parcial: 19,739
BOX 86 CAMPANA ECHO A MANO
R.P. 885, B503706, NMGC 7, NASC 18/10/2016, MACHO, ZAINA, POR TRIUNFO DO PURUNÃ(B238882) (PAI) E CAMPANA ANA TERRA(B392068) (MÃE)
CRIADOR: MÁRIO MOGLIA SUÑE
EXPOSITOR: ANDRE RODIGHERI
ESTABELECIMENTO: CABANHA RODIGHERI, OSÓRIO-RS
GINETE: TOMAZ MARQUES IGNACIO GONÇALVES
Credenciado em Santa Vitória do Palmar/RS – Média 20,064
Transmissão AO VIVO
Além da cobertura exclusiva e realizada nas redes sociais oficiais, você poderá acompanhar e ficar por dentro de todos os detalhes da Classificatória Aberta e Prévia Morfológica através do Canal Oficial do Cavalo Crioulo no Youtube. Levando todas as emoções da pista, sua companhia nesta transmissão será dos jornalistas, Estela Facchin e Sandro Fávero, comentários do Inspetor Técnico, Pablo Fracaro, e reportagem de João Paulo Miolo Santos.
Day Run do Cavalo Crioulo
No mesmo final de semana será realizado, pela primeira vez, o Day Run do Cavalo Crioulo, que irá colocar para correr adultos e crianças. A largada será no sábado, dia 26, às 9h, e a disputa será dividida nas modalidades de 3km e 6km. Na corrida infantil, os percursos variam conforme a idade, iniciando em 50 metros. O evento, promovido pela ABCCC, busca incentivar a saúde e o bem-estar, além de aproximar o universo da corrida ao do Cavalo Crioulo. A retirada dos kits será no dia da prova, das 6h às 8h45min. A participação é aberta a sócios e não-sócios.
Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo:
➡️ Instagram ⬅️
➡️ Facebook ⬅️
➡️ YouTube ⬅️
➡️ Site ⬅️
PROGRAMAÇÃO
25/07/2025 – SEXTA-FEIRA
8h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos
9h – Admissão da Prévia Morfológica
Sequência – Intervalo
14h – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos
18h – Início da Prévia Morfológica – Avaliação Machos
20h – Confraria do Pedro Ernesto
26/07/2025 – SÁBADO
8h – Continuação da Prévia Morfológica – Avaliação Fêmeas
14h – Mangueira da Fase Final – Categorias Fêmeas/Machos
Sequência – Bayard/Sarmento e Campo II – Categorias Fêmeas/Machos
*Programação sujeita a alterações.
O Ciclo do Freio de Ouro 2025 conta com o patrocínio de
John Deere, Supra, Florestal, Vetnil e Banrisul.
O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 conta com patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.
Encontrou algum erro? Comunique.