Logo -
sombra

Classificatória Aberta inicia com 93 conjuntos na disputa de uma vaga na Final do Freio de Ouro 2025 

23 DE JULHO DE 2025 - ATUALIZADA EM 24 DE JULHO DE 2025 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC

O sentimento de expectativa já é evidente: estamos nos aproximando da contagem regressiva para a Expointer 2025. Mas antes, precisamos concluir as semifinais seletivas funcionais e morfológicas da Raça Crioula. Assim, a quarta-feira, 23 de julho, marca o início das disputas da última oportunidade em garantir uma vaga na Final do Freio de Ouro 2025. Ao todo 360 conjuntos habilitados no ranking geral da Classificatória Aberta, 96 vagas disponíveis, 48 em cada categoria, mas a oportunidade será somente para 93 competidores  (43 Fêmeas e 48 Machos), que foram admitidos ainda na manhã do dia, pelo inspetor técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, Ricardo Guazzelli Martins. Até sábado, 26, as disputas acontecerão na na Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, onde serão conhecidas as oito fêmeas e oito machos que completam o time de finalistas. Seguindo a programação, a tarde foi destinada aos julgamentos pelos trios de jurados designados à função, na Etapa Morfológica.


 

RELEMBRE AQUI TODAS INFORMAÇÕES SOBRE A CLASSIFICATÓRIA ABERTA 


 

Fêmeas | Etapa Morfológica 

Na categoria marcada pela forte presença de exemplares três rosetas da Final da Morfologia Expointer, o julgamento exigiu ainda mais atenção aos detalhes, pelo o trio de jurados Fernando Guilherme Horst, Diogo Pinto Ferreira e Leonardo Alberton Ardenghy. Comprovando a qualidade e conformação racial, duas representantes da Parceria GAP, de Uruguaiana/RS, ocuparam as primeiras colocações: GAP Naja e GAP MANDIYU, respectivamente, conduzidas pelos ginetes Daniel Waihrich Marim Teixeira e Natan Vasconcelos Valadão. As filhas de Fantástico de São Pedro obtiveram notas parciais na Etapa Morfológica de 8,450 e 7,983. Entre os méritos da douradilha bragada, Naja, estão duas participações na Final Morfológica Expointer, uma conquistando o posto de Terceira Melhor Fêmea (2022), posição que garantiu a ela a participação na Expo FICCC 2023, em Buenos Aires. Pela primeira vez, participa do Ciclo Funcional do Cavalo Crioulo, credencia em Santa Vitória do Palmar/RS e participou do Bocal de Ouro 2025.


 

Líder Parcial Fêmeas Após Etapa Morfológica
Média Parcial: 8,450
BOX 04 GAP NAJA

R.P. 2100, B593508, NMGC 7, NASC 11/12/2019, FEMEA, DOURADILHA BRAGADA, POR FANTÁSTICO DE SÃO PEDRO(B396137) (PAI) E IPANEMA DA GAP SÃO PEDRO-TE(B524040) (MÃE)

CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES

EXPOSITOR: PARCERIA GAP GENÉTICA

ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, URUGUAIANA-RS

GINETE: DANIEL WAIHRICH MARIM TEIXEIRA

DOMADOR: ONILDO GONÇALVES NUNES

Credenciada em Santa Vitória do Palmar/RS – Média 19,420


 

Machos | Etapa Morfológica

Com duas participações carimbadas na Final da Morfologia Expointer, GAP Original largou à frente dos machos, com média de 7,750, na sua busca pela primeira participação na Final do Freio de Ouro. Aliado pelo trio de jurados Luis Rodolfo Machado, João Francisco Silveira e Luiz Martins Bastos Neto, o colorado douradilho reforçou a qualidade racial e produção do garanhão Fantástico de São Pedro, da Estância GAP São Pedro de Uruguaiana/RS. Ele já pisou na Arena do Cavalo Crioulo este ano durante o Bocal de Ouro, onde ocupou a colocação final de 18º, foi credenciado na segunda colocação na Credenciadora Mista do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea, da sua cidade natal. Nesta semifinal o ginete quem o conduz é Daniel Bandeira Ortiz.  


 

Líder Parcial Machos Após Etapa Morfológica
Média Parcial: 7,750
BOX 52 GAP ORIGINAL

R.P. 2145, B610154, NMGC 7, NASC 08/10/2020, MACHO, COLORADA DOURADILHA, POR FANTÁSTICO DE SÃO PEDRO(B396137) (PAI) E INTRUSA DA GAP SÃO PEDRO(B478946) (MÃE)

CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES

EXPOSITOR: PARCERIA GAP GENÉTICA

ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, URUGUAIANA-RS

GINETE: DANIEL BANDEIRA ORTIZ

DOMADOR: MARLON VIEIRA DA SILVA

Credenciado em Uruguaiana/RS – Média 18,905


 

Transmissão AO VIVO 

Além da cobertura exclusiva e realizada nas redes sociais oficiais, você poderá acompanhar e ficar por dentro de todos os detalhes da Classificatória Aberta e Prévia Morfológica através do Canal Oficial do Cavalo Crioulo no Youtube. Levando todas as emoções da pista, sua companhia nesta transmissão será dos jornalistas, Estela Facchin e Sandro Fávero, comentários do Inspetor Técnico, Pablo Fracaro, e reportagem de João Paulo Miolo Santos. 

 

Day Run do Cavalo Crioulo

No mesmo final de semana será realizado, pela primeira vez, o Day Run do Cavalo Crioulo, que irá colocar para correr adultos e crianças. A largada será no sábado, dia 26, às 9h, e a disputa será dividida nas modalidades de 3km e 6km. Na corrida infantil, os percursos variam conforme a idade, iniciando em 50 metros. O evento, promovido pela ABCCC, busca incentivar a saúde e o bem-estar, além de aproximar o universo da corrida ao do Cavalo Crioulo. A retirada dos kits será no dia da prova, das 6h às 8h45min. A participação é aberta a sócios e não-sócios.

 

Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo: 

 ➡️ Instagram ⬅️

➡️ Facebook ⬅️

➡️ YouTube ⬅️

➡️ Site ⬅️
 

 

PROGRAMAÇÃO

 

24/07/2025 - QUINTA-FEIRA 

8h às 20h – Fim da entrada dos animais da Prévia Morfológica 2025

8h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas

Sequência – Intervalo

Sequência – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos

16h – Concentração de Machos

 

25/07/2025 – SEXTA-FEIRA

8h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos

9h – Admissão da Prévia Morfológica

Sequência – Intervalo

14h – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos

18h – Início da Prévia Morfológica – Avaliação Machos

20h – Confraria do Pedro Ernesto

 

26/07/2025 – SÁBADO

8h – Continuação da Prévia Morfológica – Avaliação Fêmeas

14h – Mangueira da Fase Final – Categorias Fêmeas/Machos

Sequência – Bayard/Sarmento e Campo II – Categorias Fêmeas/Machos

 

*Programação sujeita a alterações.


 

O Ciclo do Freio de Ouro 2025 conta com o patrocínio de 

John Deere, Supra, Florestal, Vetnil e Banrisul.


 

O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 conta com patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.