Primeira fase define 24 conjuntos para a grande decisão na Classificatória Santa Catarina
11 DE JULHO DE 2025 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC
No parque que conta a história das tropeadas, onde comitivas descansavam e também realizavam a comercialização dos rebanhos que conduziam, o encontro histórico aconteceu mais uma vez: Cavalos e gado. A sexta-feira, 11, marca o penúltimo dia da Classificatória Santa Catarina, etapa semifinal regional, realizada em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense Pedro Paulo Lisboa. “Estamos muito felizes com todos aqui. “Somos uma família e não tem como não ser apaixonados pelo Cavalo Crioulo”, destaca a Presidente do NCCC e criadora, Dunia Vedana. Pela manhã, os 43 conjuntos, admitidos ainda na quarta-feira, 9, realizaram a Etapa de Mangueira I e tarde no Campo I, com avaliação do trio de jurados Fernando Harger, Luciano Comiotto e Telmo de Oliveira Peixoto. E supervisão técnica do inspetor credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, Adolfo José Martins Neto. Após as etapas concluídas, foram definidos os 24 conjuntos que avançaram para a fase Final, realizada no sábado, 12. Onde serão conhecidos os oito conjuntos, quatro fêmeas e quatro machos, que atingirem nota superior a 18 pontos, finalistas da Final Funcional da Raça Crioula, o Freio de Ouro 2025.
RELEMBRE AQUI COMO FOI AS DISPUTAS ATÉ O MOMENTO
Todas informações que você precisa consultar sobre a Classificatória Santa Catarina, e também demais eventos da raça Crioula, você encontra de forma completa no site oficial: www.cavalocrioulo.org.br .
Campo I | Fêmeas
Atual Freio de Bronze 2024, Saudades Hija Buena e Eduardo Weber de Quadros querem outro metal, o Freio de Ouro. Assim, o conjunto que largou em décimo terceiro na semifinal na Classificatória Regional, conquistou silenciosamente posições e após o trabalho na condução do novilho, no Campo I, assumiu a liderança entre as Fêmeas, com média parcial de 17,800. Na primeira etapa funcional o conjunto saltou para a sexta colocação (17,197), e logo no final da etapa de Mangueira I, era o terceiro colocado (17,204). “Sou extremamente grato a tudo que ela faz, porque ela é maravilhosa, se doa demais em pista", destaca orgulhoso o ginete Dudu. A zaina é exposta pelo condomínio argentino Cerro Chenque, que a adquiriu recentemente.
Fêmeas
Líder Parcial Após Campo I
Média Parcial: 17,800
BOX 15 SAUDADES HIJA BUENA
(A DIREITA DA FOTO)
R.P. 163, B535835, NMGC 8, NASC 18/09/2017, FEMEA, ZAINA, POR SARGENTO DO
ITAPORORÓ(B280462) (PAI) E SENDERO ESBELTA(B299840) (MÃE)
CRIADOR: ADRIANA BECK NESSI/CLEBER RANGEL TODERO
EXPOSITOR: CONDOMINIO CERRO CHENQUE
ESTABELECIMENTO: FAZENDA CAPÃO REDONDO, BARRA DO RIBEIRO-RS
GINETE: EDUARDO WEBER DE QUADROS
DOMADOR: ARNON ABREU RIBEIRO
Credenciada em Chapecó/SC – Média 18,596
Campo I | Machos
Conhecedor da pista do Núcleo de Criadores da Serra Catarinense Pedro Paulo Lisboa, afinal foi aqui que credenciou-se em primeiro colocado para essa semifinal, Estancado Contraponto com Cézar Augusto Schell Freire, mostram que além de funcionalidade o garanhão tem aptidão vaqueira e terminam a primeira fase na liderança, com média parcial de 17,215. O conjunto assumiu a liderança na Etapa de Andaduras, Figura Voltas sobre Patas e Esbarradas, onde totalizou 19,144. Teve uma leve queda de posições na etapa de Mangueira I, indo a sexta colocação (16,996). Contraponto está no seu segundo ciclo funcional e ocupa a décima maior média do ranking entre os machos credenciados, largou na 17ª posição na Etapa Morfológica (6,212). Ele já participou também das modalidades de Paleteada e Vaquero/Working Cow Horse. “Ele chegou para mim no começo do ciclo, corremos aqui em janeiro, senti ele um cavalo muito bom, mas com algumas coisas para evoluir. Mas graças a Deus ele se portou muito bem nesta etapa, conseguimos assim assumir a liderança", comenta Guto Freire. O zaino bragado é criado e exposto por Douglas Maximino Zonta, Cabanha Estancado, de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
Machos
Líder Parcial Após Campo I
Média Parcial: 17,215
BOX 32 ESTANCADO CONTRAPONTO
(A DIREITA DA FOTO)
R.P. 15, B549929, NMGC 6, NASC 19/12/2017, MACHO, ZAINA BRAGADA, POR GANADERO DA
HARMONIA(B137740) (PAI) E BUTIÁ URUGUAIANA(B215245) (MÃE)
CRIADOR: DOUGLAS MAXIMINO ZONTA
EXPOSITOR: DOUGLAS MAXIMINO ZONTA
ESTABELECIMENTO: CABANHA ESTANCADO, PASSO FUNDO-RS
GINETE: CEZAR AUGUSTO SCHELL FREIRE
DOMADOR: VAGNER JESUS NEUMEISTER
Credenciado em Lages/SC – Média 18,039
CONFIRA AQUI AS MÉDIAS PARCIAIS DOS CONJUNTOS DA FASE FINAL
Acompanhe ao vivo no YouTube e redes sociais
As instalações do Parque Conta Dinheiro esperam a todos para prestigiar o evento promovido pelo Núcleo da Serra Catarinense, com entrada gratuita. Mas caso não possa estar vivendo de perto as etapas da disputa, não se preocupe, nossa equipe estará realizando a cobertura em tempo integral nas redes sociais, através do perfil oficial da modalidade no instagram @oficialfreiodeouro . E também com a tradicional transmissão ao vivo no Canal do Cavalo Crioulo no YouTube, para você assistir de onde estiver. Nessa semifinal o jornalista Sandro Fávero acompanhado do inspetor técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, João Ricardo Malheiros de Souza levam até você as informações e comentários dos conjuntos e provas. E diretamente da pista Kako Martins, estará entrevistando e trazendo curiosidades em tempo real.
Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo:
➡️ Instagram ⬅️
➡️ Facebook ⬅️
➡️ YouTube ⬅️
➡️ Site ⬅️
PROGRAMAÇÃO CLASSIFICATÓRIA SANTA CATARINA
12/07/2025 – SÁBADO
07h – Café da manhã 08h – Início Fase Final - Mangueira II – Categorias Fêmeas/Machos Sequência – Paleteada Força A e B – Núcleos
14h – Início da Fase Final – Categorias Fêmeas/Machos
*Programação sujeita a alterações
O ciclo do Freio de Ouro 2025 do Cavalo Crioulo conta com o patrocínio de
John Deere, Supra, Florestal, Vetnil e Banrisul.
Encontrou algum erro? Comunique.