Logo -
sombra

Santa Catarina: Concorrentes à vaga na Freio de Ouro 2025 realizam primeira etapa com gado

11 DE JULHO DE 2025 - ATUALIZADA EM 11 DE JULHO DE 2025 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC

Classificatória Santa Catarina: Concorrentes a uma vaga ao Freio de Ouro 2025 realizam primeira etapa com gado


 

No parque que conta a história das tropeadas, onde comitivas descansavam e também realizavam a comercialização dos rebanhos que conduziam, o encontro histórico aconteceu mais uma vez: Cavalos e gado. A sexta-feira, 11, marca o penúltimo dia da Classificatória Santa Catarina, etapa semifinal regional, realizada em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense Pedro Paulo Lisboa.  “Estamos muito felizes com todos aqui. “Somos uma família e não tem como não ser apaixonados pelo Cavalo Crioulo”, destaca a Presidente do NCCC e criadora, Dunia Vedana. Pela manhã os 43 conjuntos, admitidos ainda na quarta-feira, 9, realizaram a Etapa de Mangueira I, com avaliação do trio de jurados Fernando Harger, Luciano Comiotto e Telmo de Oliveira Peixoto. E supervisão técnica do inspetor credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, Adolfo José Martins Neto. Na tarde os conjuntos retornam à pista a partir das 14h, para etapa de Campo I, onde serão definidos os 24 conjuntos que avançam para a fase Final, realizada no sábado, 12. 


 

RELEMBRE AQUI COMO FOI AS DISPUTAS ATÉ O MOMENTO
 


Todas informações que você precisa consultar sobre a Classificatória Santa Catarina, e também demais eventos da raça Crioula, você encontra de forma completa no site oficial: www.cavalocrioulo.org.br .


 

Etapa Mangueira I | Fêmeas
Ela que é Ocupante da posição 17 no ranking das fêmeas credenciadas na região 7 e 8, Cachimbo Pipoca 205  conduzida por Paulo Roberto Biezus da Silva Branco, manteve a liderança parcial após assumir a mesma  durante a primeira etapa funcional. Largando na sexta colocada na Etapa Morfológica (6,943), a gateada bragada finaliza o terceiro dia de provas com média parcial de 17,729. “Todo mérito do projeto da Pipoca é do Paulinho, meu amigo, vi crescer, confio no trabalho dele. Eu tinha uma égua, queria mandar para ele, e precisava de um parceiro que investisse na égua, consegui um baita parceiro", comenta feliz o criador Luiz Martins Bastos Neto, sobre o bom desempenho do ginete e parceria com Rafael Humbert. "Sabemos que tem muita prova pela frente, mas é uma grande satisfação terminar a primeira fase na ponta", destaca o ginete. Estreante nas pistas, a filha de Sargento do Itapororó e Pipoca 38 do Guapitangui, representa a Cabanha Parayso, de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. 


 

Fêmeas 

Líder Parcial Após Mangueira I 

Média Parcial: 17,729

BOX 13 CACHIMBO PIPOCA 205

R.P. 205, B541842, NMGC 8, NASC 13/11/2017, FEMEA, GATEADA BRAGADA, POR SARGENTO

DO ITAPORORÓ(B280462) (PAI) E PIPOCA 38 DO GUAPITANGUI(B244892) (MÃE)

CRIADOR: LUIZ MARTINS BASTOS NETO

EXPOSITOR: LUIZ MARTINS BASTOS NETO

ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA PARAYSO, URUGUAIANA-RS

GINETE: PAULO ROBERTO BIAZUS DA SILVA BRANCO

DOMADOR: DIEGO DA ROSA PEREIRA

Credenciada em Brusque/SC – Média 18,071


 

Mangueira I | Machos 

Retornando ao posto de líder parcial após a etapa de Mangueira I Leopardo da GAP São Pedro – TE, é Bi Freio de Alpaca (2023 e 2024), Bocal de Ouro 2023, Atual Líder do Ranking Regional de Credenciadoras da Região 7 e também largou na terceira semifinal qual participa na liderança parcial. Totalizando 7,550 o gateado rosilho agradou os jurados e conquistou a maior nota de cabresto, tinha ficado na terceira colocação na primeira etapa funcional, mas com placas pretas voltou ao topo após trabalho com o gado. “Nosso foco é dar continuidade ao trabalho realizado pelo colega Nathan Valadão, e ser abençoado com a conquista da classificação para a Final do Freio de Ouro 2025", destaca Ricardo Gigena Wrege, que assume a condução de Leopardo. O RP 1911 da Criação de Eduardo Macedo Linhares, está exposto pelo Condomínio Leopardo, das Cabanhas GAP São Pedro, Pitangueiras e Porteira de Ferro, da tradicional cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. 


 

Líder Parcial Após Mangueira I
Média Parcial: 17,981
BOX 33 LEOPARDO DA GAP SÃO PEDRO-TE

R.P. 1911, B546223, NMGC 7, NASC 26/10/2017, MACHO, GATEADA ROSILHA, POR AS MALKE

TORMENTO-TE(B296959) (PAI) E ALMENDRA DE SÃO PEDRO(B275944) (MÃE)

CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES

EXPOSITOR: CONDOMÍNIO LEOPARDO

ESTABELECIMENTO: GAP SÃO PEDRO, CABANHA PITANGUEIRA E CABANHA PORTEIRA DE FERRO, URUGUAIANA-RS

GINETE: RICARDO GIGENA WREGE

DOMADOR: EMERSON PEREIRA DOS SANTOS

Credenciado em Chapecó/SC – Média 20,418



 

Acompanhe ao vivo no YouTube e redes sociais

As instalações do Parque Conta Dinheiro esperam a todos para prestigiar o evento promovido pelo Núcleo da Serra Catarinense, com entrada gratuita. Mas caso não possa estar vivendo de perto as etapas da disputa, não se preocupe, nossa equipe estará realizando a cobertura em tempo integral nas redes sociais, através do perfil oficial da modalidade no instagram @oficialfreiodeouro . E  também com a tradicional transmissão ao vivo no Canal do Cavalo Crioulo no YouTube, para você assistir de onde estiver. Nessa semifinal o jornalista Sandro Fávero acompanhado do inspetor técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, João Ricardo Malheiros de Souza levam até você as informações e comentários dos conjuntos e provas. E diretamente da pista Kako Martins, estará entrevistando e trazendo curiosidades em tempo real.


 

Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo: 

 

 ➡️ Instagram ⬅️

➡️ Facebook ⬅️

➡️ YouTube ⬅️

➡️ Site ⬅️


 

PROGRAMAÇÃO CLASSIFICATÓRIA SANTA CATARINA
11/07/2025 - SEXTA-FEIRA

14h – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos


12/07/2025 – SÁBADO
07h – Café da manhã 08h – Início Fase Final - Mangueira II – Categorias Fêmeas/Machos Sequência – Paleteada Força A e B – Núcleos
14h – Início da Fase Final – Categorias Fêmeas/Machos 

*Programação sujeita a alterações


 

O ciclo do Freio de Ouro 2025 do Cavalo Crioulo conta com o patrocínio de 

John Deere, Supra, Florestal, Vetnil e Banrisul.