Logo -
sombra

Coroados os campeões da Final Nacional do Crioulaço 2024 na Arena Coberta do Cavalo Crioulo

16 DE MARçO DE 2024 | Redator: Redação ABCCC

Sob o lombo do Cavalo Crioulo, homens e mulheres, crianças e jovens, vivenciaram entre os dias 14 à 16 de março, um misto de sentimentos e emoções. Do riso largo e aliviado ao choro, de quem se despede da oportunidade de consagrar-se campeão pela primeira vez na majestosa estrutura metálica, a Nova Arena Coberta do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Com 600 inscritos, o Crioulaço se despediu do ciclo 2024 com a grandeza que lhe é peculiar. 

 

De altíssimo nível, as 25 duplas classificadas para a disputa da Força Ouro (Força A), foram as últimas a entrarem em pista na tarde de sábado (16), encerrando a Final Nacional do Crioulaço 2024. Em uma gadaria mocha, também estreante em cancha, os competidores tiveram sua força, pontaria e habilidades colocadas a prova, mas após 116 armadas o pódio foi formado. Quando o relógio marcou 19hrs e 25min, foi anunciado que os campeões haviam sido consagrados. 

 

O box de número quatro formado por Felipe Pereira Quevedo com Carpeta do Guassupi e Matheus dos Santos Martins com Andarilha do Guassupi alcançaram o Laço de Ouro deste ciclo. “Estamos muito felizes e emocionados com o resultado alcançado, ainda mais por se tratar de uma categoria tão competitiva", declarou Matheus

 

O ginete destaque é experiente em conquistar título na força do braço, Gilliard Tamara de Melo montando Entrecot do Nhocoroto, disse que persistia há muito tempo o título de melhor ginete da competição. "Era um sonho que eu carregava há alguns anos. É uma emoção muito grande, em receber esse título [ginete destaque]. Além do terceiro lugar alcançado hoje, ele coleciona títulos nas categorias Laço Criador e Potro de Ouros". 

 

O vice-presidente de Provas Esportivas, Fernando Gonzales comenta sobre o sucesso que foi a final: "Estamos muito realizados com esta final com alto nível competitivo, superando nossas expectativas. Nosso objetivo de aproximar nosso Cavalo mais a modalidade equestre que mais cresce no país está sendo atingida passo a passo. Não temos pressa em atender nosso objetivo, mas sim pressa em entender o que a comunidade espera de nós. Temos um Cavalo maravilhoso que se adapta muito bem". Fernando ainda conta um spoiler, de uma idéia futura, a Super Copa do Crioulaço: "Estamos rumo em concretizar o sonho da Super Copa do Crioulaço, estamos trabalhando nesse projeto em tê-lo junto a Final do Freio de Ouro e Final da Morfologia, durante a programação da Expointer". 

 

Divisão de prêmios nas Forças B e C das Duplas e Categoria Potros de Ouro 

 

As demais modalidades disputadas nesta tarde de sábado seriam definidas quando fosse atingido um número máximo de participantes restando com 100% de aproveitamento nas voltas da fase mata-mata. Os primeiros a formarem o time do pódio foram os competidores do Laço Duplas Força C, que após um total de mais de mil armadas (entre a etapa classificatória e a fase final) concluíram a decisão com doze duplas premiadas. Também em situação semelhante, foram conhecidos os campeões das Duplas Força B, categoria na qual nove duplas dividiram o título de vencedores após somarem 549 armadas lançadas nos dois dias de competição. E, ainda comemorando na pista de Esteio/RS, quatro laçadores voltam para casa com a satisfação de serem os vitoriosos que compartilharam a premiação da modalidade Potros de Ouro (disputa que registrou 296 armadas em sua totalidade). 



 

Clique nos links a seguir para ver os resultados finais do Crioulaço 2024:

>> Vencedores Laço Duplas Força C

>> Vencedores Laço Duplas Força B

>> Vencedores Laço Potros de Ouro

>> Vencedores Laço Duplas Força A

 

>> Veja também os resultados do Laço Criador, definidos no turno da manhã


 

Patrocínio: John Deere, Mundo do Laço, KTO, Supra e Vetnil

Apoio: Cabanha Santa Carmelita e Fazenda Kaûixi

Cabanhas Parceiras: Cabanha Santa Fé, Estância Aurora, Estância Liberdade, Estância Quaraci e Estância Tamanca