Logo -
sombra

Laço Criador: veja quem são os vencedores da temporada 2024

16 DE MARçO DE 2024 - ATUALIZADA EM 16 DE MARçO DE 2024 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Eles entram em pista e se consagram como vencedores laçando com animais de sua própria marca, dando esse tom ao primeiro turno do dia decisivo na Final Nacional do Crioulaço 2024. Na manhã deste sábado (16), as três forças (A, B e C) do Laço Criador passaram pela fase de mata-mata e assim formaram os pódios das respectivas categorias, trazendo doses de emoção e comemoração a cada armada certeira lançada na pista coberta do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Falando em armadas, mais de novecentas delas foram registradas somando as etapas classificatórias e a grande decisão das três forças dos criadores. 

 

Marcelo Moraes, vencedor da Força C

 

Mostrando mais uma vez que toda conquista carrega muita história e planejamento, o campeão da Força C, Marcelo Moraes, fala da criação da fêmea Camélia da MCM que o levou ao pódio. "A gente fica muito satisfeito, porque o Laço Criador é algo que a gente projeta. Essa (égua) aqui é filha de uma outra égua que eu lacei muito na minha vida, e é uma consanguinidade que todos os cavalos do Freio tem: Hornero, Aniversário.. é neta do Delantero, então a gente fica muito feliz", destaca ele, também agradecendo à cabanha Morada do Vento, onde adquiriu a cobertura que gerou a exemplar, e também ao domador Flávio dos Santos, responsável pela iniciação da vencedora. Além disso, Marcelo, pequeno criador da raça em Soledade/RS e que desde muito jovem foi criado na lida do campo e a cavalo, leva em sua trajetória uma história de superação pessoal. Portador de um câncer raro, diagnosticado já há quinze anos e passando por uma sequência de cirurgias, o criador conta que nunca se deixou abalar por essa situação. "Isso eu tenho como um exemplo da minha vida: a gente nunca pode desistir, seja dificuldade que for ou o problema que a gente tenha (...) entenda e faça o melhor. Pra mim o cavalo é muita coisa: traz a família, remete à amizade, ao esporte, ao prazer de ser um criador", conta após ter a satisfação de laçar com três animais de sua marca na final desta temporada 2024. 

 

João Pedro Machado, vencedor da Força B

 

Seguindo a programação, o mais efetivo entre os competidores finalistas do Laço Criador Força B foi João Pedro Mielke Machado, vencedor da categoria, que junto dessa vitória lembrou do bom resultado da sua cabanha nesta final e também da importância do apoio dos familiares em disputas como essa. "Um momento único, muito feliz de poder chegar com duas éguas de criação nossa (sendo também o 4º colocado). Só tenho a agradecer e agradecer à minha família que está sempre no meu costado", declarou para nossa equipe na saída de pista. Ele subiu ao pódio com Gaita da Cevadura (1º lugar) e Pátria Pampa JP da Cevadura (4º lugar). 


 

Ivo Neto, vencedor da Força A

 

Em uma sequência de voltas que se prolongou pelo constante bom aproveitamento das armadas na disputa acirrada entre os finalistas, a categoria Laço Criador Força A consagrou como campeão o laçador Ivo Barbosa Fernandes Neto, com Rob 377 Mustang. Mais um resultado que traz a importância desta modalidade, onde ver sua própria criação sendo bem sucedida como companhia de pista é o destaque.  "É uma satisfação muito grande a gente criar cavalo, é uma paixão. E chegar a laçar com um bicho criado pela gente, ver desde potrinho e chegar aqui no palco maior e ser campeão é uma alegria muito grande”, relata o vencedor da força alta. 


 

Clique nos links a seguir para ver os resultados finais do Crioulaço 2024:

>> Vencedores Laço Criador Força C

>> Vencedores Laço Criador Força B

>> Vencedores Laço Criador Força A

 

>> 📷 CLIQUE PARA VER AS FOTOS OFICIAIS DE TODOS OS VENCEDORES DO LAÇO CRIADOR 


 

Patrocínio: John Deere, Mundo do Laço, KTO, Supra e Vetnil

Apoio: Cabanha Santa Carmelita e Fazenda Kaûixi

Cabanhas Parceiras: Cabanha Santa Fé, Estância Aurora, Estância Liberdade, Estância Quaraci e Estância Tamanca


 

VEJA A PROGRAMAÇÃO RESTANTE DA FINAL:
16 de março (sábado)

14h - Final Nacional Dupla Força C (Para em 12 ou menos)

Na sequência: Final Nacional Dupla Força B (Para em 10 ou menos)

Na sequência:  Final Potros de Ouro

Na sequência:  Final Nacional Dupla Força A