Logo -
sombra

Saiba mais sobre os jurados do Passaporte Morfologia de Bagé/RS

10 DE MAIO DE 2023 - ATUALIZADA EM 10 DE MAIO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

No berço da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, em Bagé, na fronteira do Rio Grande do Sul, conheceremos mais oito exemplares que estarão na final do Ciclo Morfológico de 2023. No Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães - Associação e Sindicato Rural de Bagé, entre os dias 11 e 13 de maio, Juan Montans (titular) e Eduardo Bello Brum (auxiliar) terão a tarefa de julgar os animais do Passaporte Morfologia.

 

Saiba mais sobre o perfil dos jurados:

 

Juan Montans - Jurado Titular

 

Nascido na capital do Uruguai, em Montevideo, reside hoje em Caraguatá, Tacuarembo. Produtor rural, Juan é criador de Cavalos Crioulos desde 1988, ano em que iniciou a sua criação. Foi presidente da Sociedad de Criadores de Caballos Criollos del Uruguay, no biênio 2005/2006 e participa de modalidades como exposições morfológicas, Freio de Ouro, Paleteada, Freio do Proprietário. Como jurado, compõem a lista 1 do Uruguai e jurado da ABCCC, participando de julgamento no Brasil, Argentina, Paraguai e no seu país de origem. Entre muitas credenciadoras, classificatórias, julgou por quatro vezes a Expo Padro e Exposição de Asunción. 

 

Atualmente, Juan é responsável pela formação do quadro de jurados da raça no Uruguai. Sobre o julgamento do Passaporte, admite ser “Uma honra pela confiança de um passaporte tão importante, depois de três anos sem julgar no Brasil por conta da Pandemia, a expectativa é muito grande e um desafio que me dá responsabilidade e muito orgulho”. 

 

Eduardo Bello Brum - Jurado Auxiliar

 

Tornando-se jurado efetivo do Cavalo Crioulo no último concurso de ascensão de jurados realizado pela ABCCC, Eduardo é natural de Rosário do Sul, onde também reside atualmente. Médico veterinário, ganhou sua primeira égua aos sete anos de um tradicional criador que era amigo de seu avô. Foi em 2004 que nasceu a primeira potranca com seu próprio afixo. Participa de modalidades esportivas, como a Campereada e Paleteada.

 

Entre os julgamentos, já julgou as finais do Freio do Proprietário nos anos de 2019 e 2020. Sobre a expectativa do julgamento, Eduardo afirma que “certamente encontraremos animais de muita qualidade, numa das pistas mais importantes da raça. Também será uma satisfação poder estar ao lado de um grande criador e amigo, que é o Juan Montans”.