Logo -
sombra

Expogrande, em Campo Grande/MS, também será palco para o Cavalo Crioulo

13 DE ABRIL DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Em uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, a Expogrande, que conta com diversas raças de animais, palestras, shows e outras atividades, o Cavalo Crioulo também se fará presente no centro-oeste brasileiro. Na capital do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande/MS, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, prova de seleção e esportivas movimentarão criadores, expositores, ginetes, usuários e amantes da raça Crioula, entre os dias 19 e 22 de abril, além de demonstrar a beleza, o temperamento dócil, a rusticidade, facilidade de adaptação e resistência, e a versatilidade do Cavalo Crioulo. 

 

O Cavalo Crioulo levará à Expogrande quatro eventos que envolvem as provas esportivas e seletiva - essa que faz parte do tripé de seleção da raça Crioula - o Passaporte Morfologia, que garante oito exemplares (quatro machos e quatro fêmeas) para a final do Ciclo Morfológico, que acontece durante a Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul, sendo a seleção daqueles animais que melhor representam o padrão da raça Crioula em 2023.

 

Além disso, a Expogrande ainda será o palco de Doma de Ouro e Um Ano de Freio, duas provas que engrandecem aqueles que se dedicam na tarefa de Domar cavalos e contribuem para a evolução do Cavalo Crioulo. Pela primeira vez no Estado, o Freio do Proprietário, uma das modalidades que mais cresce dentre os usuários do Cavalo Crioulo, mostrará a habilidade de ginetes e Cavalos numa prova que cumpre todas as etapas funcionais do Freio de Ouro (exceto a avaliação morfológica), prova que completou 40 anos em 2022 e também faz parte do tripé de seleção do Cavalo Crioulo. 

 

Daniel Jaeger Gonçalves da Silva, vice-presidente de Núcleos e Expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), lembra da importância do Cavalo Crioulo estar inserido em todo o Brasil e do trabalho de expansão da raça. "Quando a gente olha para a raça Crioula, vimos que cresceu muito nos últimos anos, estamos bem consolidados na região sul do Brasil, temos uma oportunidade muito grande de crescer nas regiões centro-oeste, norte, nordeste e sudeste, regiões que estamos crescendo através de um trabalho fantástico da Associação e gestões anteriores, temos um time de expansão e a certeza que esta é uma oportunidade maior de crescimento. Vamos até essas regiões de fomento, de expansão, vamos com as provas seletivas e esportivas, mas é uma ótima oportunidade de começar a levar o Cavalo Crioulo para diferentes culturas, respeitando a cultura local, as provas locais e entrar com o Cavalo Crioulo independente da cultura gaúcha", afirma o vice-presidente. 

 

Lembrando da prova esportiva de Ranch Sorting, que no Cavalo Crioulo completou a sua quinta edição em 2022, que conta com um grande crescimento no Brasil e crescimento no Rio Grande do Sul, Daniel afirma que "a gente também aprende com as regiões de fomento, como o laço comprido, cavalgadas, assim como provas consolidadas no sul que levamos para todo o Brasil".

 

O vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas da ABCCC, André Luiz Narciso Rosa, relata sobre a expectativa dos eventos durante a Expogrande, sendo esses uma grande oportunidade de mostrar a versatilidade do Cavalo Crioulo, seja na morfologia e na sua parte funcional. "A expectativa quanto ao Passaporte é sempre a melhor possível, uma região de franca expansão, uma região onde as provas esportivas estão consolidadas e só crescem, como o Ranch Sorting, o Laço, as provas da região que o Cavalo Crioulo se enquadra bastante bem. O Passaporte, especificamente falando, é a oportunidade mais clara dos criadores da região terem a oportunidade de visualizar a presença desses animais morfologicamente mais resistentes, possibilitando que os novos adeptos tenham acesso ao biotipo de morfologia ideal do Cavalo Crioulo", finaliza o vice-presidente. 

 

Para o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul, Roberto Araújo Diedrich, será uma oportunidade do Cavalo Crioulo mostrar todas as suas qualidades. "Depois de bastante tempo, a volta da Expogrande é de uma expectativa muito boa, que junta muitas raças, onde a nossa raça vai aparecer, se destacar. Temos 16 potros revisados para a Doma de Ouro, a segunda edição, a Prova de Um Ano de Freio e o primeiro Freio do Proprietário no Mato Grosso do Sul. Para finalizar os eventos, no tradicional Passaporte Morfologia a expectativa é que perto de 60 animais se façam presentes pleiteando vagas para a Morfologia Expointer. Vai ser uma semana muito bonita dentro da Expogrande", afirma Diedrich. 

 

Confira a programação do Cavalo Crioulo na Expogrande:

 

19/4 - Quarta-feira

10h - Admissão dos animais Doma de Ouro, Um ano de Freio e Freio do Proprietário

14h - Primeira fase Doma de Ouro, Um ano de Freio e Freio do Proprietário

 

20/4 - Quinta-feira

8h - Mangueira Um ano de Freio e Mangueira l Freio do Proprietário

9h - Campo l Freio do Proprietário e Fase final Doma de Ouro ( esbarrada e escaramuça livre)

14h - Mangueira ll Freio do Proprietário

15h - Bayard/Sarmento Freio do Proprietário

15h30min - Campo Doma de Ouro, Campo Um ano de Freio, Campo ll Freio do Proprietário

 

21/4 - Sexta-feira

9h - Admissão Morfologia Passaporte

14h - Julgamento Incentivo (campeonatos e grandes campeonatos)

16h - Julgamento Machos Morfologia Passaporte

 

22/4 - Sábado

8h - Julgamento fêmeas Morfologia Passaporte

11h - Grandes Campeonatos Morfologia Passaporte