Participação das famílias e vitória de dupla paulista marcam a Final do Aparta Boi / Ranch Sorting
17 DE SETEMBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 17 DE SETEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC
Olhares concentrados marcaram a manhã deste sábado (17) na pista do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Foi na Final Nacional do Aparta Boi/Ranch Sorting, também conhecida como a “prova da família”, já que reúne diversas categorias e une familiares e amigos em torno do Cavalo Crioulo. Integrada dentro das modalidades oficiais da ABCCC, a competição que chegou ao Brasil em 2008, alcança sua quinta edição na programação do Cavalo Crioulo, consagrando como vencedores do ciclo 2022 a dupla paulista formada por Rafael Grilo da Cruz e Carlos Roberto de Arruda Júnior. O julgamento ficou a cargo de Luciano Cardoso, que é o responsável por julgar a modalidade desde a sua oficialização.
Ao todo 31 duplas disputaram a decisão em quatro categorias distintas: Geral, Feminina, Família e Mista. Atingindo o aproveitamento máximo da prova ao apartar os 10 bovinos na ordem correta em 59 segundos e 460 milésimos, a dupla formada por Rafael Grilo da Cruz e Carlos Roberto de Arruda Júnior, montando BT Ungido II e Estradeira San Peters, alcançaram o lugar mais alto do pódio na categoria Aberta, a principal da modalidade. Rafael se torna bicampeão da prova, já que em 2021 foi campeão da mesma categoria com Inocência do Canto Porto e em 2020 ficou na segunda colocação da mesma categoria.
Luciano Cardoso, jurado responsável por esta final, destaca a qualidade dos ginetes sobressaindo aos demais anos, consequentemente, obtendo melhor aproveitamento em suas provas. “Este ano foi de bastante surpresa para nós, devido aos “ SAT – Sem Aproveitamento Técnico”; que não foram por falta de qualidade do cavaleiro, mas sim pelos novilhos mesmo, isso foi uma evolução à frente dos outros anos”, explica o jurado. Outro destaque citado pelo jurado, foi a presença de crianças, – João Francisco, com 8 anos e Isadora de 9 anos, sendo os mais novos nesta final. “Muito feliz em ver muitas crianças participando, voltando ao conceito do Ranch Sorting que é uma prova de família, mãe com filha, pai com filho , irmãos, então foi maravilhoso e estamos muito satisfeitos com o resultado”, finaliza.A observação do jurado foi confirmada também nos pódios, marcado pela intensa presença das famílias, bem representada pelas vitória de mãe e filha (Tatiana Azevedo Velho e Isadora Azevedo Costa) na modalidade Feminina e do casal Tatiana Velho de Azevedo e Silvio Machado da Costa (na disputa da categoria Família).
CONFIRA OS RESULTADOS:
CATEGORIA GERAL
1º LUGAR
BOX 78 - Rafael Grilo da Cruz montando BT Ungido II e Carlos Roberto de Arruda Júnior montando Estradeira San Peters
10 bois em 59”460