Logo -
sombra

Morfologias Passaporte: Campo Largo/PR pronta para abrir o ciclo e jurados da temporada são divulgados

24 DE FEVEREIRO DE 2023 - ATUALIZADA EM 05 DE MAIO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Estamos prestes a começar mais um Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo, aquele que apresentará os melhores representantes de cada categoria e o Melhor Exemplar da Raça Crioula na Morfologia Expointer 2023. Neste Ciclo, 22 Passaportes serão realizados, seletivas que garantem a vaga direta na principal decisão morfológica do Ciclo. As datas já foram divulgadas e podem ser acessadas clicando aqui, assim como os jurados de cada um dos eventos.

 

Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, será o palco do primeiro Passaporte Morfologia deste Ciclo, a ser realizado entre os dias 24 e 26 de março de 2023. Giuliano Chemin Sprea, Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Paraná, fala da expectativa do Núcleo e dos Associados sobre o Passaporte, além da espera de animais de outros estados. "A expectativa é a melhor possível, os associados do núcleo estão bem animados cuidando dos animais para o passaporte. Esperamos um número expressivo de animais, com criadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Agradecemos a ABCCC por nos confiar a realização do primeiro passaporte do ciclo, que também é o primeiro passaporte que o núcleo Paraná irá organizar. Contamos com a presença de todos os criadores, dos diretores e associados do Núcleo", relata Sprea. 

 

Primeiro julgamento, lista completa e novo modelo com jurados auxiliares

A lista de jurados que irão avaliar os Passaportes desse Ciclo já pode ser acessada. Rafael Terra terá a missão de abrir o julgamento, sendo ele o jurado do Passaporte de Campo Largo/PR. Terra lembra que os "eventos em Campo Largo, lá em São Luiz do Purunã, na Cabanha São Rafael, sempre foram eventos que marcaram pela qualidade com que organizam os eventos, sempre foi um lugar muito bonito. O nível dos animais vem melhorando e a expectativa é que a gente faça o melhor trabalho possível e a gente acredita que o nível dos animais supere as expectativas". Além do jurado titular, neste Ciclo os passaportes contarão com jurados auxiliares. O primeiro Passaporte terá como jurado auxiliar Ivens Ortigari Júnior.

 

André Luiz Narciso Rosa, vice-Presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas, lembra que os animais habilitados que fazem parte da delegação brasileira da Morfologia da FICCC 2023, e que IRÃO PARTICIPAR, a ser realizada na Argentina, estão também automaticamente com vaga garantida na Morfologia da Expointer. O vice-presidente também ressalta a importância do aumento de jurados aptos a avaliar os Passaportes, assim como o novo modelo implantado neste ciclo, que contará com um jurado principal e um jurado auxiliar em cada uma das seletivas. "O CDT e o Colégio de Jurados criaram um modelo de avaliação com 44 jurados, sendo 22 jurados principais que já estão escolhidos e os 22 jurados auxiliares, que tem a difícil e importante missão de selecionar os melhores do Ciclo para a Expointer 2023", explica. 

 

>>> CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DOS JURADOS PRINCIPAIS DA TEMPORADA DE MORFOLOGIA 2023 

 

*Atualizada em 5 de maio de 2023