Logo -
sombra

ATUALIZADO: Calendário do Cavalo Crioulo para o ciclo 2023

07 DE NOVEMBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 11 DE SETEMBRO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

O Cavalo Crioulo já tem suas datas definidas para as Classificatórias ao Freio de Ouro, finais de todas as modalidades e as Morfologias Passaportes do ciclo 2023. O calendário de Provas 2023 do Cavalo Crioulo foi um trabalho realizado em conjunto do Setor de Provas da ABCCC, o Vice-Presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas, André Luiz Narciso Rosa e o Vice-Presidente de Núcleos e Expansão, Daniel Jaeger Gonçalves da Silva, os quais realizaram reuniões periódicas com os Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos para uma maior organização das datas e realizações de provas. “Viemos com uma proposta do Setor de Provas para a realização de reuniões com todos os núcleos, onde cada um deles apontaram melhorias e fizeram sugestões sobre o andamento das datas. Com todas as reuniões finalizadas, atendemos 100% das solicitações dos núcleos, levando em conta suas necessidades. Este trabalho realizado em conjunto fez todo um diferencial onde conseguimos um calendário bem fluido”, finalizou o Vice-Presidente de Núcleos. 

 

Em 2023, algumas novidades fazem parte do calendário oficial do Cavalo Crioulo, como a inserção de uma nova modalidade para a raça: a prova Vaquero. Além disso, outra mudança também poderá ser conferida neste novo calendário, já que as Passaportes Morfologias (que garantem vaga direta na Morfologia Expointer) começam mais cedo no próximo ciclo. Em março, Campo Largo, no Paraná, recebe o primeiro dos 22 Passaportes marcados para o próximo ano. Para André Luiz Narciso Rosa, o objetivo foi atender todas as regiões. “Contemplamos núcleos já tradicionais e incluímos alguns novos que manifestaram o desejo de fazerem eventos. Adicionamos 3 novos passaportes, passando assim para 22 exposições passaportes nas mais diferentes regiões em 2023. Sabendo do anseio cada vez maior de conquistar a tão sonhada vaga ao nosso maior palco que é a Expointer. Também incluímos mais duas modalidades ao quadro das esportivas, a prova Vaquero - um misto de movimentos técnicos e manejo com gado, muito semelhante a prova WORKING COW HORSE - que é uma prova mundialmente conhecida e realizada por várias raças eqüinas, e nós temos certeza que nosso cavalo está pronto para a modalidade. Também incluímos a Marchita, uma marcha curta de três dias que contemplam 140km em um final de semana, que desafia não só nossos cavalos mas nossas famílias a mostrarmos toda nossa resistência”. Comentou o Vice-Presidente de Exposições Morfológicas e Provas Seletivas. 

 

Ainda sobre a inclusão de novas modalidades na raça, André salienta que, atrelado a isso, também está em pauta o crescimento das modalidades que já são desenvolvidas no Cavalo Crioulo. “Nossa meta é o crescimento exponencial das modalidades tanto seletivas quanto esportivas. Aproximamos as pastas, fizemos reuniões conjuntas com os núcleos, e com as subcomissões das modalidades, a fim de ajustar anseios e buscar as soluções a bem do processo como um todo. Não é fácil ajustar um calendário tão concorrido por várias modalidades, às vezes o conflito de datas é iminente, mas a raça segue seu caminho, as várias modalidades acumulam números positivos não só de participantes mas também incluem novos adeptos por onde passam. Esperamos que o ciclo 2023 seja, embora concorrido, um marco na rota dessa Raça que não para de crescer”, Concluiu André Luiz Narciso Rosa

 

Também é importante destacar que os Núcleos devem ficar atentos aos prazos de início e fim do ciclo 2023 para cada modalidade (disponível na tabela do calendário), para assim garantirem o correto agendamento de suas provas dentro do período válido de classificação para as finais desta temporada.

 

CONFIRA AQUI O CALENDÁRIO OFICIAL DO CAVALO CRIOULO PARA 2023

 

*Atualizado em 11 de setembro de 2023