Logo -
sombra

Saiba quem são os jurados brasileiros indicados para avaliar a Expo FICCC 2023 na Argentina

27 DE OUTUBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Com a proximidade de 2023, a ABCCC já prepara a sua participação na Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (Expo FICCC 2023), evento que será realizado em Buenos Aires, na Argentina, entre 28 de março e 2 de abril do próximo ano. Além da formação da delegação de competidores representando o Brasil, a Associação também já indicou os nomes dos jurados brasileiros que devem atuar no julgamento das modalidades que fazem parte da programação. Cinco nomes carregados de experiência na raça integram as indicações: Eduardo Móglia Suñe (Jurado Morfologia - Categoria Machos), Vinícius Guedes Freitas (Árbitro Morfologia - Categoria Fêmeas), Carlos Loureiro de Souza (Jurado Freio de Ouro), Alexandre Pons Suñe (Jurado Paleteada Brasileira) e Ciro Manoel Canto de Freitas (Jurado Paleteada Brasileira). Além deles, avaliadores indicados pelos demais países da Federação devem compor o time de jurados do evento.

 

Uma vasta trajetória de experiência em julgamento nas pistas acompanha o time de avaliadores escolhidos pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e Diretoria da ABCCC para atuar representando nosso país. A vice-presidente Técnica da ABCCC, Patricia Wolf, ressalta que os indicados são nomes que já vinham sendo trabalhados pelo CDT anterior e que agora, em conjunto com o Presidente e com o novo Colégio de Jurados, foi feita a escolha desses cinco avaliadores. “São nomes, para nós, praticamente irretocáveis e que com certeza vão agregar bastante ao time que vai trabalhar os animais na FICCC, já que esses jurados precisam ser bem conscientes e seguros de que vão trabalhar com um grupo de animais dos países que compõem a FICCC, que é a ponta da ponta, aumentando a dificuldade do julgamento e a necessidade de certeza na decisão”, explica Patricia. 

 

Visão que é compartilhada pelo presidente da Associação, César Augusto Rabassa Hax:  “Como esse evento é de extrema importância, o evento máximo que a gente tem, buscamos jurados de renome, experientes, jurados que não há sobre eles qualquer dúvida, pelo seu conhecimento, por sua experiência. Os nomes escolhidos nós entendemos que tem exatamente esse perfil”, destaca Hax, ao lembrar que o quadro de jurados da ABCCC é extremamente qualificado, através de um trabalho constante para atualizar, qualificar e inserir novos jurados. Já em relação à formação do time que busca os prêmios representando o Brasil, a expectativa também é grande. “É uma FICCC cheia de expectativa, em que nós esperamos completar nossa delegação com todas as vagas que nos são oferecidas. A Prévia em dezembro tenho certeza de que já vai nos dar uma amostra da qualidade que vamos levar”, projeta o presidente. 



Formação da delegação brasileira em andamento

Para confirmar a presença daqueles que nos representarão competindo nas cinco provas em disputa (Freio de Ouro, Morfologia, Paleteada Argentina, Paleteada Brasileira e Movimiento a La Rienda), a Associação divulgou previamente os critérios de seleção e também abriu pré-inscrições para que os competidores aptos pudessem confirmar sua participação no evento. Clique aqui para relembrar os critérios de seleção para a delegação brasileira na FICCC 2023, conforme o número de vagas para cada modalidade. 

 

Além disso, no caso da Morfologia, para completar o número de vagas disponíveis, será realizada uma Prévia Morfológica, em Esteio/RS nos dias 2 e 3 de dezembro, para selecionar 22 animais (mais 10 reservas) que se juntam aos animais já habilitados na busca pelas escarapelas da FICCC. Clique aqui para saber mais sobre as inscrições para a Prévia FICCC, abrem na próxima segunda (31/10).



MAIS SOBRE OS NOMES INDICADOS PELA ABCCC PARA JULGAR A FICCC 2023:




EDUARDO MÓGLIA SUÑE

Indicado como Jurado da Morfologia FICCC (Categoria Machos)

Ex-presidente da ABCCC  e criador da raça na cabanha Quilero (Bagé), atua no julgamento morfológico e funcional da raça Crioula há mais de 35 anos, julgando provas internacionais (na Argentina e no Uruguai), além de finais do Freio de Ouro e Morfologia da Expointer. Foi o anfitrião da última FICCC, realizada no Brasil (2018), na época como presidente da ABCCC.



VINÍCIUS GUEDES FREITAS

Indicado como Árbitro da Morfologia FICCC (Categoria Fêmeas)

Criador da raça na Estância Escondida (Alegrete), já foi vice-presidente Técnico da Associação e tem experiência no julgamento morfológico e funcional, com destaque para sua atuação nas finais do Freios de Ouro e Morfologia Expointer, além de eventos internacionais como a Expo Palermo.




CARLOS LOUREIRO DE SOUZA

Indicado como Jurado do Freio de Ouro FICCC

Jurado desde 2006 e atualmente integrante do Conselho Deliberativo Técnico da ABCCC, traz na sua experiência pelas pistas julgamentos funcionais e morfológicos, atuando em classificatórias (nacionais e internacionais), além de ter sido jurado de Morfologia Expointer (2014) e da decisão do Freio de Ouro (2017). 



ALEXANDRE PONS SUÑE

Indicado como Jurado da Paleteada Brasileira FICCC

Jurado Lista 1, técnico credenciado à ABCCC e criador na Cabanha Santa Martina (Bagé), além de também ter uma trajetória como ginete do Freio de Ouro. Jurado Lista 1, avalia morfologias e o ciclo do Freio de Ouro, além de outras modalidades funcionais. No quesito Paleteada, experiências recentes não faltam, já que atuou como jurado nas duas últimas finais da prova aqui no Brasil. 




 

CIRO MANOEL CANTO DE FREITAS

Indicado como Jurado da Paleteada Brasileira FICCC

 

Jurado da raça há mais de três décadas, também possui em sua vasta experiência tanto atuações em avaliações morfológicas quanto funcionais de peso, como é o caso da Morfologia Expointer e decisão do Freio de Ouro. Na última FICCC, realizada no Brasil (2018) foi jurado da Paleteada Nacional.  Também é criador de Cavalos Crioulos na Cabanha São Marcos (Alegrete).