Logo -
sombra

Confira as mudanças no regulamento da Paleteada para o Ciclo 2023

06 DE OUTUBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Depois de conhecermos os campeões Nacionais de Paleteada 2022, o Ciclo de 2023 contará com pequenas mudanças no regulamento que visam a melhora, cada vez mais, da modalidade. Segundo o novo Vice-Presidente de Provas Esportivas, Fernando Gonzales, a ideia é dar continuidade ao trabalho maravilho que vem sendo feito com a modalidade, “onde um número extremamente expressivo de participações, um número expressivo de provas, essas alterações sucintas para o próximo ciclo visam dar continuidade a isso, são pequenas coisas alteradas em virtude de tornar o esporte cada vez mais competitivo e dar igualdade aos participantes da modalidade”. 

 

Confira os artigos modificados:

 

- (Art. 9º) Na Força B não podem participar ginetes:

----> Credenciados na Força A do ciclo vigente
----> Finalistas da Força A dos últimos 3 ciclos, inclusive no vigente
----> Credenciados, Classificados ou Finalistas do Freio de Ouro em qualquer ciclo, inclusive no vigente.
----> Exceções: correr com um ginete que se encaixa na Força B e que tenha parentesco, conforme regulamento - o parentesco deve ser comprovado

 

- (Art. 11, § Único) Foi liberado o uso de perneiras, desde que feitas de couro se utilizadas por cima da vestimenta, estando liberados outros tipos de perneiras, desde que utilizados por baixo da vestimenta.

 

- (Art. 21) Foram incluídas as seguintes premiações (por categoria):
Melhor Cavalo de Paleteada
Melhor Cavalo Castrado

 

- (Art. 23) Quando o núcleo optar por fazer 5 corridas, a pista da segunda fase será igual à da primeira fase.

 

- (Art. 27) Foi regulamentada a separação das corridas Lado A e Lado B na fase final da Força A e também a alteração da ordem das baterias em cada corrida.

 

- (Art. 30) A pista da Força B foi mudada para 4 porteiras, com 10m/8m/8m/6m de largura, respectivamente | Consequentemente, a forma de julgamento da prova foi alterada (Art. 31)

 

- (Art. 33, § Único) Passam para a fase final da Força B as 20 melhores duplas da primeira fase.

 

- (Art. 39) Serão eliminados da prova os animais que forem identificados utilizando buçal com a finalidade de focinheira.

>>> Confira aqui o Regulamento da Paleteada - Ciclo 2023