Logo -
sombra

Campeões da Final Nacional de Paleteadas são reverenciados em Esteio

10 DE SETEMBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 10 DE SETEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Eles são homens, mulheres, amigos, irmãos, pais e filhos, famílias, técnicos e também há aqueles que já pisaram em pista nas disputas do Freio de Ouro. Em uma modalidade que transforma e que eleva o nível esportivo ao competitivo, o ciclo de Paleteadas 2022 trouxe para a principal pista do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, grandes nomes da modalidade e proporcionou uma disputa acirrada até a formação do pódio de ambas as categorias. Com transmissão ao vivo nos canais oficiais da ABCCC, a prova afunilou os mais de 4348 animais que participaram da temporada, onde, subindo posições a cada disputa, apenas 42 finalistas na Força A e 10 finalistas na Força B, tiveram a chance de conduzir o gado em busca das primeiras colocações no pódio. 

 

Dupla já experiente leva a disputa na Força A

Vindos de um um aproveitamento impressionante na primeira fase do Campeonato Nacional de Paleteada, na etapa final não foi diferente. Mantendo notas altas, depois de placas pretas levantadas pelos jurados nas últimas quatro corridas, a dupla formada por Januário Fontoura do Amaral com Conquista do Capão Seco e Pablo Pacheco Fialho com Boleador Juta 172 finalizou a tarde de sábado na liderança, levando para casa o título de Campeões Nacionais de Paleteada 2022. 

 

>>> Clique e confira a Planilha Final do Campeonato Nacional de Paleteada - Força A

 

Januário Fontoura do Amaral, de Rosário do Sul/RS, cidade a qual demonstrou todo o apoio na transmissão ao vivo da ABCCC, o chamando carinhosamente de “Jajá”, lembra que essa é a terceira vez que a dupla formada com Pablo Pacheco Fialho chega na final da modalidade. Pablo, na boca do brete, pouco antes de dar a volta como Campeão Nacional, confessou que “é um momento muito especial chegar até aqui e não tenho palavras para agradecer a esse irmão”. Finalizou.

 

As exemplares que formam a dupla melhor pontuada, aliás, carregam boas histórias. Conquista do Capão Seco é o RP 01 da criação de Antônio Augusto Pacheco do Amaral,  pai do ginete que conduz a fêmea nesta final. Esbanjando longevidade com seus 15 anos de idade, a tordilha vinagre corre paleteadas desde 2015 e já faturou o 8º lugar na final de 2017. Já sua parceira de corridas, Boleador Jura 172 iniciou as competições da modalidade no ano passado, porém segue a funcionalidade de sua mãe, Boleador Garrucha, que inclusive chegou a formar dupla com a Conquista em anos anteriores. 



Um fato marcante da dupla nesta Final é a emblemática última corrida da fase de classificação, na qual toda a qualidade da duplas de éguas tordilhas foi colocada à prova quando, após o boi hesitar na boca do brete por cerca de um minuto e meio, a paciência, a experiência e o instinto campeiro da dupla fizeram com que, no momento da saída do gado, a “agarrada” e a condução fossem certeiras, arrancando notas 10 de ambos os jurados e a merecida comemoração dos competidores. 

 

Dupla formada recentemente leva a Força B

Há um ano correndo juntos, a dupla vencedora da Força B, Onildo Gonçalves Nunes e Luiz Henrique Ferreira Telles confessa um detalhe: estão presentes na Final pela desistência da dupla original que conduzia Fundamento De São Pedro e Dinamite II De São Pedro, mas chegaram e fizeram bonito na final da Força B do Campeonato Nacional de Paleteada. Luiz Henrique lembra que a dupla foi credenciada em Uruguaiana/RS e Onildo lembra dos competidores fortes na disputa e diz ser uma honra estar correndo pela primeira vez a Força B e no final “dando tudo certo, graças a Deus”. A dupla se consagrou com o primeiro lugar no pódio com 73 pontos de média final. 

 

Jurados de ambas forças A e B destacam competitividade, competência e alto nível da final dos finalistas

Com trabalho minucioso, Santiago Chiavo, juntamente com Luciano Comiotto, foram os jurados responsáveis pelas avaliações e notas de placas das 50 duplas classificadas na Força B, desta Final Nacional de Paleteada. Enfrentando um páreo acirrado e  de alto nível, como o jurado enfatiza, ele destacou as oito melhores duplas que subiram ao pódio neste sábado (10). “Nível da prova muito bom, um nível altíssimo de competidores com duplas muito competitivas, o gado acabou sendo um fator de maior dificuldade entre as duplas, mas foi parelho para todas elas, e hoje na final se destacam as melhores.", salientou Chiavo. 

 

Um evento esportivo, desta magnitude, com crescimento expressivo, ressalta ainda mais a importância e quão o Cavalo Crioulo tem usuários participativos no meio, fortalecendo também laços familiares, propagando a paixão pela raça às futuras gerações.  “Muito bom de ver quanto a modalidade vem crescendo a cada ano que se passa, de maneira que incentiva o pessoal que está começando, onde a família participa e vai dando seguimento às próximas gerações”, finalizou o jurado. 

 

A dupla de jurados encarregada de avaliar o altíssimo nível encontrado na Força A, que arrancou aplausos e euforia do público, que prestigiou o evento, entrando noite adentro nesta final,  foi formada por Alexandre Pons Suñe e Thiago Schilling. "Excelente final, 150 duplas, 40 chegando na final da final, foi show! Nos brindaram com excelentes provas, cada vez mais um maior número de adeptos de provas esportivas, e a competência deles em pista é fantastica”, enfatizou Suñe.



>>> Clique aqui e confira a planilha final da Força B



* O valor anunciado está sujeito à retenção do Imposto de Renda na forma da lei.

 

CONFIRA O PÓDIO FORMADO PELA FORÇA A

1º Lugar

Januário Fontoura Do Amaral e Pablo Pacheco Fialho

Montando: Conquista Do Capão Seco e Boleador Juta 172

Nota: 88,88 pontos

 

2º Lugar

Gustavo Ferreira Domingues e Carlos Silva Loureiro De Souza

Montando Dinamite II De São Pedro e GAP Mallorca

Nota: 81 pontos

 

3º Lugar

Pedro Martins Da Silva Moglia e Ramiro Raposo De Moura

Montando Serrilha De Santa Margarida e Ventania Da Guajuvira

Nota: 80,75 pontos

 

4º Lugar

Luiz Alberto Martins Bastos e Carlos Silva Loureiro De Souza

Montando Cartilha 3725 Da Tradição e Pioneira 3777 Da Tradição

Nota: 78 pontos

 

CONFIRA O PÓDIO FORMADO NA FORÇA B

1º Lugar

Onildo Gonçalves Nunes e Luiz Henrique Ferreira Telles

Montando Fundamento De São Pedro e Dinamite II De São Pedro

Nota: 73 pontos

 

 

2º Lugar

Marcos Roberto Antunes Dos Santos e Márcio Cristiano Arce Da Silva

Montando Feitiço De Pai Passo e Gaivota Da Vencedora

Nota: 70 pontos

 

 

3º Lugar

Joana Giudice Azevedo e Luisa Gularte Sarmento

Montando Viragro Arauco e Sanción De Santa Margarida

Nota: 69,63 pontos

 

 

4º Lugar

Marcelo Lameiro Porciuncula e Ramiro Noal Ribas

Montando Dom Gringo Do Bacudo e Boemia De Don Henrique

Nota: 62,75 pontos