Logo -
sombra

Paleteadas são o destaque entre os eventos do Cavalo Crioulo neste final de semana

13 DE JULHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 13 DE JULHO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Diversas modalidades do Cavalo Crioulo, como de costume, foram realizadas por todo o Brasil no último final de semana, mas o destaque fica por conta da realização de diversas Paleteadas. “Correr boi”, como é dito por quem pratica a modalidade, foi possível nas cidades de Quaraí, Jaguarão e Lavras do Sul, todas no Rio Grande do Sul. Além da Prévia Morfológica, que garantiu mais 106 exemplares na Morfologia Expointer, Freio Jovem, Crioulaço, Ranch Sorting e Exposição Morfológica acontecerem pelo país. 

 

Confira o resultado dos eventos do último final de semana:

 

Quaraí/RS

 

Na Estância Tapera, no município de Quaraí, 89 duplas, sendo 60 na Força A e 29 na Força B, estiveram participando do Tapera Paleteadas. Com o julgamento de Cristiano Hasse e Floriano Faria Corrêa, o evento habilitou mais duplas para a final nacional da modalidade, a ser realizada no mês de setembro, em Esteio/RS. Luís Henrique Ferreira Teles, com Julieta da GAP São Pedro, e Maicon Nunes, com Jurere da GAP São Pedro, ficam na primeira colocação entre as duplas da Força A, com 99,5 pontos. Na Força B, Juliano Soares da Silva e Adão Retamar, com Requeimado da Escondida e Ditador da Santa Gertudes, respectivamente, conquistaram o primeiro lugar. 

 

>>> Confira o resultado da Paleteada de Quaraí

 

Gaspar/SC

 

Integrando a 18º Expofeira Agropecuária Regional de Gaspar/SC, a maior da região, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto Norte Catarinense realizou a sua primeira Exposição Morfológica, na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins. Com o julgamento do técnico da ABCCC, Ricardo Guazzelli Martins, o evento contou com uma premiação especial de RS 10 mil. 

 

Brasília/DF

 

Com um expressivo número de 62 duplas concorrentes, a capital do Brasil recebeu mais um Crioulaço. O 27º Rodeio Crioulo do CTG Sinuelo da Saudade foi realizado na cidade de Brasília/DF, pela Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal. O selo de raça ficou com Berberia 213 Vistosa, enquanto a dupla vencedora, com 13 aramadas, foi Junior Sartori e Junior Beneduzi, montando Gardenia do Morotim e Enxunto do Ituzaingo, respectivamente. 

 

>>> Confira o resultado do Crioulaço de Brasília

 

Paleteada - Lavras Do Sul

 

A cidade de Lavras do Sul/RS, também foi palco para mais Paleteadas. Julgados por Eduardo Bello Brum e Mário dos Santos Suñe, a dupla Gustavo e João Francisco Delabary, com Humorada da Marca Antiga e Cambona de São Crispim foram os vencedores na Força A. Enquanto na Força B, Jardel Vargas, com Mercenaria do Macanudo, e Hiury Vargas, com Mulata do Macanudo, alcançaram o primeiro lugar. 

 

>>> Confira o resultado da Paleteada de Lavras do Sul

 

Jaguarão/RS

 

No sábado (09), o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão (NCCCJ), na fronteira sul do estado do Rio Grande do Sul, 30 duplas, divididas em duas forças. 24 duplas na Força A e 6 na Força B, buscavam a classificação para a final da modalidade. Com o julgamento de Amanda Azambuja e de Ramiro Madruga Costa, Emerson Nunes e Ricardo Wrege, com dois afixos Charrua: Olho D’Agua e Questão de Honra, respectivamente, ficaram na primeira colocação na Força A. Na Força B, a dupla formada por Pedro Henrique Freitas de Blanco, com Lista Negra do Rebuliço, e João Vitor Freitas de Blanco, com Dichosa da 3J, foi a campeã.

 

>>> Confira aqui o resultado da Paleteada de Jaguarão

 

Jaguarão/RS

 

Já no domingo (10), foi a vez do NCCCJ receber os jovens ginetes para a disputa do Freio Jovem. O julgamento dos 13 conjuntos da disputa ficou por conta de Amanda Azambuja Xavier, Gustavo Silveira Rodrigues e Rouget  Wrege. Com seis competidores, a categoria Juvenil Masculina foi aquela mais representativa dentre todas. Abel Dourado Neto, com Dono da Bola 334 da Si’Dona ficou com a primeira colocação, seguido por João Pedro Felix Neves da Fontoura, com Formação dos Meus Filhos. 

 

>>> Confira aqui o resultado do Freio Jovem de Jaguarão



Campo Verde

 

A modalidade de Ranch Sorting realizou mais um evento na região centro-oeste do país. Em Campo Verde, o Núcleo Mato Grossense de Criadores de Cavalos Crioulos esteve reunindo competidores para mais este evento. Afrânio Mender, com Baile do Puruña, e Miguel Panosso, com AJMP Hijo Honrado, ficaram na primeira colocação, com o tempo de 1:19:82.

 

>>> Confira aqui o resultado do Ranch Sorting de Campo Verde