Logo -
sombra

Confira a lista definitiva dos exemplares aprovados à Morfologia Expointer através da Prévia

09 DE JULHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 09 DE JULHO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Foram quatro dias de avaliação, 371 exemplares admitidos e 106 aprovados para a Morfologia Expointer através da Prévia Morfológica 2022. No principal palco da raça Crioula, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, os exemplares passaram pelo crivo de avaliação dos técnicos Christina Freitas Bandeira de Mello, Gustavo Arhanitsch e Rodrigo Rodrigues Teixeira, todos credenciados à ABCCC, na busca de uma vaga na Final.

 

Entre os dias 6 e 9 de julho, 143 exemplares foram pré-aprovados, etapa que precede a decisão final do trio de avaliadores, que foi tomada ao final de toda a avaliação, ainda na tarde de sábado (09). A Final do ciclo Morfológico de 2022 acontece junto à Expointer, entre os dias 24 e 27 de agosto de 2022, e contará com o julgamento de João Francisco Silveira na categoria Machos e Felipe Malfatto Fleitas na categoria Fêmeas, nomes também divulgados hoje pela Associação

 

Os exemplares aprovados na Prévia se juntam aos 144 exemplares já classificados para a Morfologia Expointer através das 19 Exposições Passaportes realizadas a partir do mês de abril, percorrendo oito estados brasileiros, somando - com os 106 selecionados na prévia - os 250 finalistas deste ciclo morfológico. Além disso, a Prévia Morfológica definiu 15 machos e 15 fêmeas reservas (que serão chamados, caso necessário, na ordem divulgada na lista oficial).

 

>>> CONFIRA AQUI A LISTA DOS EXEMPLARES APROVADOS E OS RESERVAS

 

O técnico Rodrigo Rodrigues Teixeira agradece a oportunidade de contribuir com a raça neste momento. “Agradecer a ABCCC pelo convite, ficamos muito agradecidos pela confiança e cientes do tamanho da responsabilidade que tínhamos, juntamente com o apoio que recebemos durante todo evento do nosso Conselho Deliberativo Técnico, com ampla liberdade para trabalharmos e fazermos o melhor possível pela raça Crioula”, afirma Teixeira. 

 

A técnica Christina Freitas Bandeira de Mello chama a atenção para os detalhes dos animais durante todas as suas apresentações em pista. “A gente buscou, como é tudo no detalhe, anotar tudo: se não tinha qualidade na andadura em relação aos outros, já que nosso cavalo é de sela, é feito para andar, a apresentação é muito importante e só tínhamos aquele momento. Desde o momento que entrou em pista estava sendo avaliado. Nós tentamos manter o mesmo critério para todos, observar os detalhes, já que todos têm qualidade”, revela Christina.

 

Gustavo Arhanitsch reforça o nível desta Prévia e da decisão feita nos detalhes. “Os criadores, os cabanheiros estão de parabéns, animais muito bem apresentados, de pelo muito bonito, os animais muito bem cuidados e equilibrados entre massa muscular e massa gorda. Realmente foi no detalhe, quando a gente tem um alto nível de competição é o detalhe que faz a diferença, tinham 371 animais para pouco mais de 100 vagas”, finaliza o técnico. 

 

O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo tem o patrocínio de Supra, Facta Financeira e Vetnil.