Logo -
sombra

Provas com gado mobilizam os Núcleos no final de semana

10 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 10 DE MAIO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Uma Morfologia Passaporte em Uberaba/MG, outra em Santa Rosa/RS, uma Classificatória ao Freio de Ouro no Uruguai e mais uma série de outros eventos espalhados pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina: o último final de semana do Cavalo Crioulo foi assim, agitado — com a particularidade de que, nas provas de Núcleo, o destaque foi para as modalidades com gado. Provas de Paleteada, Campereada e Laço Comprido movimentaram a comunidade crioulista em Imbé, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Quaraí, Santa Rosa, e São José/SC. Continue lendo para saber mais sobre cada um dos eventos. 

Porto Alegre/RS

A Cabanha Figueira, no bairro Lami, em Porto Alegre, foi palco de uma competição de Paleteada no último sábado (7), após ter sediado um curso da modalidade, ministrado por Fabricio Barbosa e João Vitor Dutra, no dia anterior. O NCCC de Porto Alegre, organizador do evento, contou com os jurados Marco Stumpf e Romeu Koch para o julgamento das corridas da Força A e com João Vitor Claus Dutra e Marco Stumpf na avaliação da Força B, enquanto Marcelo Montano Coelho ficou responsável pela supervisão técnica de ambas as categorias. Na força A, venceu o primeiro box a correr na competição: a dupla de Anderson Nunes, montando Intriga do Cerro Frio, e Ângelo Pedrotti, montando Dalila II de São Pedro. Na força B, ficaram no topo do ranking Marcelo Mertins, montando Lado a Lado de Santa Angélica, e Eduardo Crispim Gomes, montando Quero Vale Quatro Mapocho.

>>> Confira os resultados da Paleteada de Porto Alegre

Imbé/RS

No Parque de Rodeios de Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul, o encontro dos crioulistas na última quinta-feira foi em torno de uma competição de Campereada. Organizado pelo NCCC do Litoral Norte, o evento teve a supervisão técnica de Felipe Caccia Maciel, e o julgamento das provas ficou a cargo do avaliador João Arísio. Em breve, divulgaremos os resultados da competição.

Palmeira das Missões/RS

A Estância do Laço, em Palmeira das Missões, recebeu na última sexta-feira laçadores que  disputaram as seletivas do Crioulaço e do Laço Criador. Organizado pelo Núcleo Palmeirense de Criadores de Cavalos Crioulos, o evento foi supervisionado pelo técnico Jaime Fagundes Bica de Freitas e teve Daniel Portela como jurado das disputas. Entre as 34 duplas participantes do Crioulaço, 9 foram classificadas. No primeiro lugar, ficou a dupla de Gustavo Ritter e Claudiomar Schukel, montando Fortuna 50 da Sorsul e AMG Iniciante, respectivamente. Já no Laço Criador, que teve a participação de 9 competidores, venceu o conjunto de Rafael Genher e RGL Favorita. O Selo de Raça foi para Mana Dinamite.

>>> Confira os resultados do Crioulaço de Palmeira das Missões

>>> Confira os resultados do Laço Criador de Palmeira das Missões

Quaraí/RS

No sábado (7), o Núcleo Quaraiense de Criadores de Cavalos Crioulos realizou uma Credenciadora de Paleteada que contou com a participação de 43 duplas competindo na Força A e 11 duplas na Força B. O evento teve inspeção técnica de Manoel Macedo Pons, e os julgamentos das corridas foram realizados pelos avaliadores Cleir Brandolt e Rafael Riefel Mota. No primeiro lugar da Força Alta, ficou a dupla de Francisco Martins Bastos, montando Estaca do Barulho, e Carlos Félix, montando La Passion Estrela. Na Força B, o topo do ranking ficou com Maicon Nunese montando Rapa Tacho 366 do Jarau e Augusto Rodrigues montando Lulu 424 do Jarau.

>>> Confira os resultados da Paleteada de Quaraí

Santa Rosa/RS

Após cumprir a missão de definir, na sua Morfologia Passaporte, oito animais que garantem vaga na grande Final morfológica da Expointer, o município de Santa Rosa realizou, no domingo, competições de Paleteada e Campereada. Organizadas pelo NCCC do Noroeste Gaúcho, as provas ocorreram em meio à feira multissetorial Fenasoja, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. Na Força A da Paleteada, julgada por Cláudio Araújo e Vladson Chaves, quem garantiu o primeiro lugar foi a dupla de Marcio Rodrigues Maciel, montando Ucrânia dos Três Pinhais, e Denise Leite Maciel, montando LRZ Luna — animal que levou o Selo de Raça do evento. Os vencedores da corrida do boi figuraram também no topo do ranking da Campereada: ganhou o trio de Marcio Maciel montando NH Inocêncio, Denise Maciel montando Finalista da Estiva Grande e Valdecir Kohler montando NH Gaiato. Fernando Segala Gravina foi o responsável técnico do evento.

>>> Confira os resultados da Paleteada de Santa Rosa

>>> Confira os resultados da Campereada de Santa Rosa

São José/SC

Em São José, as disputas do final de semana também foram de Paleteada, no CTG Os Praianos e sob a organização do NCCC Rafael Anderson Kair Filho. Em breve, mais informações sobre o evento.

Próximos eventos

Confira no calendário o que vem a seguir na programação do Cavalo Crioulo! No instagram @cavalocrioulooficial, você também encontra os flyers dos próximos eventos organizados por Núcleos, no destaque “NÚCLEOS”. Sempre que um Núcleo quiser ter seu evento divulgado pela ABCCC, deve enviar o flyer + informações sobre o evento para o e-mail site@abccc.com.br.