Logo -
sombra

Passaporteados de Uberaba são reverenciados na pista da Expozebu 2022

07 DE MAIO DE 2022 - ATUALIZADA EM 07 DE MAIO DE 2022 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Localizada em uma das principais cidades que compõem o Triângulo Mineiro, Uberaba, a capital mundial do Zebu, realiza sua 87ª edição da Expozebu, no Parque Fernando Costa. Foi aqui, no palco principal da maior feira de zebuínos do mundo, que o Cavalo Crioulo escreveu mais um capítulo de sua história em uma Morfologia Passaporte que reuniu um grande público. Consagrando mais 8 exemplares rumo a final morfológica da Expointer, os Grandes Campeonatos e o Melhor Exemplar da Raça foram conhecidos na tarde deste sábado (07/05), julgados pelo jurado Telmo Raimundi Ferreira, em um evento organizado pelo Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos em parceria com a ABCCC. Na sexta-feira (06/05) os Campeonatos foram realizados durante a Equishow, localizada na Fazenda Experimental Orestes Tibery, outra atração que, atrelada à Expozebu, promove integração e exposição das diversas raças equestres de todo o país.

 

Com olhos atentos à pista em um julgamento importante para os criadores Mineiros, e também para aqueles que percorreram grandes distâncias até Uberaba, Telmo Raimundi Ferreira celebrou o grande nível dos 34 animais (9 Machos e 24 Fêmeas) admitidos pelo técnico Heitor Cheuiche Coelho, e destacou a qualidade exuberante do Melhor Exemplar da Raça. “Um cavalo que me impressionou desde o momento em que pisou em pista. Com uma grande facilidade de desenvolver seus andares - qualquer um deles - se torna um exemplar muito cômodo e progressivo, dá vontade de montar nele, de trabalhar nele. Mais do que facilidade na progressão, ele possui linhas muito suaves, expressão muito importante e uma estrutura óssea invejável”, concluiu o jurado. 

 

Além disso, ele também fala sobre a importância que é apresentar nossos cavalos em uma feira da magnitude da Expozebu. “Foi um prazer enorme julgar aqui, em Uberaba. Este é um lugar importantíssimo, uma das maiores feiras do mundo e se torna um lugar especial quando entramos em pista com o nosso cavalo. É um palco que vale a pena estar presente e demonstrar todo o potencial do Cavalo Crioulo”, finaliza.  

 

Na categoria Machos a ponta da ordenação foi representada pelos Cavalos Menores. Reverenciado com o título de Grande Campeão e também de Melhor Exemplar da Raça na Passaporte de Uberaba, JQ Número Um levou a mais alta titulação da seletiva e chamou a atenção graças à sua progressão nas andaduras, trote e galope e, segundo o jurado, “realizando andaduras fantásticas”. Além de tudo ele também destaca sua facilidade em avanço e linhas raciais muito potentes. Filho de JA Libertador, bicampeão do Freio de Ouro, e de JQ Jóia Rara, ele é de propriedade de Edmond Chaker Farhat Júnior, estabelecimento Fazenda Jequitibá, de Itatinga/SP.

 

Para Edmond, passaportear dois exemplares (além de JQ Número Um, JQ Padroeira também é de sua propriedade e ganhou a escarapela de 3ª Melhor Fêmea da exposição) para a Morfologia da Expointer é motivo de festa e de muito orgulho. “O título dele deixa a gente muito contente. Trazer um exemplar filho do JA Libertador com uma égua de nossa criação só demonstra como estamos no caminho certo. É um trabalho demorado e é preciso muita calma, coerência e estratégia”, comentou. Além de apostar em seu exemplar nas filas de conformação, ele também fala sobre o futuro do exemplar. “Vai ser muito gostoso participar da festa que é a Morfologia da Expointer e, para além dela, vai ser muito gostoso continuar com nosso projeto de ver o Número um nas pistas do Freio de ouro, pois além de muito bonito ele também é um cavalo muito funcional”, revelou o criador. 

 

Na categoria Fêmeas o volume e potência de Nicotina da Rocio foram o suficiente para que o jurado entregasse o título de Grande Campeã à colorada. Filha de Buen Abrigo do Rocio e Campana Xaranga, a égua menor performou em pista com os melhores aprumos e também fez boas andaduras. “Uma enorme facilidade de avanço e uma apresentação encilhada impressionante, um desempenho maravilhoso que representará muito bem a nossa raça na Morfologia de Esteio”, finalizou Telmo Raimundi Ferreira. Criada e exposta por Felipe Puppi Ribas, da Fazenda Nossa Senhora da Rocio, de Balsa Nova/PR, a égua foi preparada no CT Cláudio Ribeiro onde o mesmo comenta sobre o sentimento de dever cumprido. “Foi um trabalho de equipe entre nós do CT e dos proprietários. Sigo ao lado dessa égua com muito treinamento e sair daqui como essa faixa é de uma felicidade enorme. Quando vi ela na cabanha eu achei melhor levar ela ao CT para começarmos o seu preparamento e ela fez por merecer. Esse título é a prova”, finaliza Cláudio Ribeiro. 

 

Prestigiando a etapa, membros da diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos se fizeram presentes e também participaram da entrega de prêmios como o Presidente da ABCCC, Onécio Silveira Prado Júnior e o Vice-Presidente de Núcleos e Expansão, Fellipe Ribas Borato.

 

Confira os resultados:

 

PASSAPORTE OFICIAL 

 

FÊMEAS

 

Grande Campeã e Campeã Égua Menor

NICOTINA DO ROCIO

RP 108, B556398, NMGC 6, 08/12/2018, F Colorada, por BUEN ABRIGO DO ROCIO (B275980) e CAMPANA XARANGA (B341230) 

Criador:FELIPE PUPPI RIBAS 

Expositor: FELIPE PUPPI RIBAS 

Estabelecimento: FAZENDA NOSSA SENHORA DO ROCIO, Balsa Nova- PR

 

Reservada Grande Campeã e Campeã Potranca Menor

SANTA LARISSA FANTÁSTICA

RP 157, B585673, NMGC 6, 17/01/2020, F Preta Salina, por INQUISITOR 1490 MAUFER (B403335) e COMUNERA DA BELA ALIANÇA (B207740) 

Criador:LUIZ KENDY MAEDA 

Expositor: LUIZ KENDY MAEDA 

Estabelecimento: CABANHA SANTA LARISSA, Tijucas Do Sul- PR

 

3ª Melhor Fêmea e Reservada Campeã Potranca menor

 JQ PADROEIRA

RP 198, B580725, NMGC 6, 10/11/2019, F Picaça Bragada Salina, por JA LIBERTADOR (B371076) e JQ JÓIA RARA (B448027) 

Criador:EDMOND CHAKER FARHAT JÚNIOR 

Expositor: EDMOND CHAKER FARHAT JÚNIOR 

Estabelecimento: FAZENDA JEQUITIBÁ, Itatinga- SP

 

4ª Melhor Fêmea e Campeã Égua Prenhe

NAVALHA DA TAMAREIRA

RP 337, B542977, NMGC 6, 28/10/2017, F Zaina Rabicana, por JA LIBERTADOR (B371076) e MISSIONEIRA DA CHARQUEADA (B346897)

Criador:CARLA F. MUSA / ONÉCIO SILVEIRA PRADO JR 

Expositor: CARLA F. MUSA / ONÉCIO SILVEIRA PRADO JR 

Estabelecimento: ESTÂNCIA TAMAREIRA, Santa Rita Do Passa Quatro- SP

 

MACHOS

Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeão e Campeão Cavalo Menor

JQ NÚMERO UM

RP 176, B534060, NMGC 6, 13/01/2018, M Zaina Colorada Salina, por JA LIBERTADOR (B371076) e JQ JÓIA RARA (B448027) 

Criador:EDMOND CHAKER FARHAT JÚNIOR 

Expositor: EDMOND CHAKER FARHAT JÚNIOR 

Estabelecimento: FAZENDA JEQUITIBÁ, Itatinga- SP 

 

Reservado Grande Campeão e Campeão Potranco Menor

 INÉDITO DA KAYGANGUE

RP 42, B582105, NMGC 7, 01/11/2019, M Gateada Bragada, por ÍNDIO DO BOEIRO (B231887) e FABULOSA DA RESERVADA (B316127) 

Criador:VINICIUS RONCAGLIO 

Expositor: VINICIUS RONCAGLIO 

Estabelecimento: EMPREENDIMENTOS KAYGANGUE, Palmas- PR

 

3ª Melhor Macho e Campeão Cavalo Adulto

 HARMÔNICO DA ASKATASUNA

RP 62, B450933, NMGC 5, 02/12/2014, M Moura, por BT LUCERO (B146172) e BT PICADA (B178147) 

Criador:MARIA IZABEL FRANCO TELLECHEA 

Expositor: MARCO ANTONIO ANDRADE BARBOSA 

Estabelecimento: CABANHA MAAB, Uberaba- MG

 

4ª Melhor Macho e Campeão Potranco Maior

 GAMELEIRA FIDALGO

RP 23, B581651, NMGC 9, 19/01/2019, M Gateada, por ALFERES DO ORELHANO (B443147) e TRES LUGARES II ESCURRIA (B295886) 

Criador: VICTOR BARBOSA PENNER 

Expositor: VICTOR BARBOSA PENNER 

Estabelecimento: CABANHA GAMELEIRA, Goiânia- GO