Logo -
sombra

ABCCC: 90 anos de história, força e renovação

28 DE FEVEREIRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 28 DE FEVEREIRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Respeitando o passado, mas sempre com o olhar voltado para o futuro. Foi assim que os entusiastas da raça Crioula construíram uma Associação longeva e vitoriosa na missão de fomentar a evolução e o crescimento do Cavalo Crioulo. A aposta, a um só tempo, na preservação e na reinvenção da Raça a transformou em um verdadeiro legado que atravessa gerações, e que através da sua força e constante adaptabilidade, se tornou também referência dentro do agronegócio brasileiro.

 

Raça, trabalho, união, confiança, paixão, força, renovação. Quantas palavras cabem para definir esse momento? Nove décadas se passaram desde que 22 pessoas reunidas pelos ideais de evolução do Cavalo Crioulo deram início ao que se consolida hoje como a associação de raça equina mais antiga do Brasil. Fundada em 28 de fevereiro de 1932 em Bagé, município gaúcho que faz fronteira com o Uruguai, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) hoje alcança mais de  460 mil animais registrados, 63 mil proprietários, 16 mil criadores, mais de 4 mil associados e 14 modalidades oficiais, números esses em constante ascensão (como confirmam os resultados em crescimento números da raça destacados recentemente).

 

Explicar como o Cavalo Crioulo consegue ultrapassar fronteiras e triunfar no teste do tempo, tornando-se uma das raças que mais crescem no país, é tarefa simples. Basta olhar para suas maiores virtudes: rusticidade, resistência, mansidão, resiliência, adaptabilidade e aptidão com o gado. É um cavalo completo, com características que são aproveitadas tanto para o lazer quanto para o esporte ou o trabalho; tanto por crianças quanto por Pessoas com Deficiência; tanto para percorrer longas distâncias quanto para executar movimentos complexos com agilidade. Não é por acaso que a dedicação à raça se renova a cada geração e chega com força em mais uma temporada. E se há uma certeza, é de que a raça Crioula é feita por pessoas. Pessoas que vivem o nosso cavalo, que juntas formam a nossa história. Daquelas 22, nos transformamos em milhares. E, hoje, são esses milhares que comemoram, juntos, o sentimento de satisfação ao chegar até aqui.

 

“2022 é um ano muito importante para a nossa entidade, porque estamos completando 90 anos de existência e funcionamento. Nesses últimos anos, o crescimento vem sendo constante. Mesmo com os dois anos de pandemia, tivemos um crescimento real no número de animais, padreações, associados.. Temos certeza que em 2022 vamos seguir nesse ritmo. Evidentemente, estamos preparando algumas comemorações, festividades para toda a nossa classe. Também temos planejado alguns trabalhos junto à Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul e junto ao Ministério do Turismo para fazermos programas de fomento ao Cavalo Crioulo no ano de comemoração dos 90 anos da ABCCC"

Onécio Silveira Prado Júnior, presidente da ABCCC

 

Um ano inteiro dedicado à celebração 

Na temporada de comemoração dos seus 90 anos de existência (que também divide espaço com a celebração de outra marca importante: os 40 anos do Freio de Ouro), o empenho da ABCCC em valorizar o que já passou se expressa no resgate de histórias contadas por protagonistas da raça Crioula. O esforço da Raça por impulsionar os êxitos que ainda vêm pela frente se manifesta na organização de ações nacionais para colocar o Cavalo Crioulo em destaque nas rotas do turismo brasileiro e para expandir o seu mercado pelo país. Muitas novidades que, junto com todo o calendário de atividades e eventos que irão valorizar esse ano especial, vêm para incrementar o trabalho que, desde 1932, vem sendo feito a fim de oferecer ao Cavalo Crioulo o reconhecimento que ele merece. E, como não poderia deixar de ser, a Associação também preparou uma série de novas produções para você acompanhar durante esse ano festivo. 

Confira alguns dos novos conteúdos e ações que vem por aí na grade de programação dos 90 anos:

 

Herança & Memórias, uma Websérie original do Cavalo Crioulo

Em uma trajetória quase centenária, a raça Crioula construiu não só um legado, mas também proporcionou inúmeros momentos que ficaram na história e configuram, até os dias de hoje, o que representa o Cavalo Crioulo na vida de cada Crioulista. Como forma de resgate, a Websérie Herança & Memórias surge com a proposta de contar e reviver estes momentos, reunindo pessoas que ajudaram a construir esse patrimônio histórico não só nas pistas e arquibancadas, mas também aqueles que fomentam a raça fora dos palcos de competição. 

 

Dividida em capítulos, a série terá seus episódios lançados no formato digital, através do canal no YouTube oficial do Cavalo Crioulo, ao longo deste ano comemorativo. Todos os conteúdos serão transmitidos ao vivo e, após seus respectivos lançamentos, ficarão disponíveis integralmente para que possam ser assistidos a qualquer momento. 




 

Palavra da Diretoria: a cada mês, entrevista com um membro da atual gestão para falar de assuntos relevantes da área para a raça, no site e mídias oficiais da Associação.

 

Para falar de cavalo: coluna mensal onde criadores convidados pela ABCCC vão abordar temas que envolvem o dia a dia na vida de quem trabalha diretamente com a evolução da raça, trazendo assuntos ligados à criação, desenvolvimento, genética, entre outras temáticas relevantes à sua escolha.

 

Acervo Digital: publicações históricas da raça em formato digital, em um só lugar, incluindo impressos, revistas, publicações, encartes, anuários e demais documentos que ajudaram a registrar e contar a história até os dias de hoje. 

 

Grupo de sócios no Telegram: o lançamento já é uma realidade, onde os sócios recebem, de forma simples e rápida, diretamente no seu celular, informações e conteúdos exclusivos, além de acompanhar as novidades que envolvem eventos e provas do Cavalo Crioulo. 

 

Resenha Live: a sequência dos bate-papos quinzenais que você já conhece está confirmada no Youtube do Cavalo Crioulo, trazendo assuntos e convidados diversos para falar da raça Crioula em todas as suas esferas.

 

Freio de Ouro - 40 anos: junto às celebrações da ABCCC, o ciclo 2022 do Freio de Ouro também promete uma agenda cheia de resgate de histórias da prova mais completa da raça, com ações e eventos especiais em cada uma de suas etapas, já com início durante o Bocal de Ouro.

 

Fórum de Expansão do Cavalo Crioulo: encontro que contará com a participação de um grupo de criadores, profissionais de diferentes áreas e formadores de opinião da raça Crioula, convidados pela Associação, para compartilhamento das ações e planejamentos da ABCCC nestes assuntos, com data ainda a definir entre os meses de abril e maio.

 

.. E TEM MUITO MAIS! Comemorações, homenagens, eventos especiais, facilidades sempre pensadas para o nosso criador e associado, novidades em conteúdo e interação nas nossas transmissões ao vivo.. o ano promete e nós queremos COMPARTILHAR TUDO ISSO COM VOCÊ. Siga junto conosco nessa caminhada. 

 

ABCCC - 90 ANOS

28 DE FEVEREIRO DE 2022