Logo -
sombra

ABCCC divulga resultados da Raça em 2021

01 DE FEVEREIRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 09 DE FEVEREIRO DE 2022 | Redator: Jadde Molossi da Silva/ABCCC

Em 2021, mais de 390 mil e-mails, 62 mil atendimentos no WhatsApp e 50 mil ligações estiveram envolvidos na obtenção dos resultados que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos apresenta após mais um ano de dedicação à raça. Os esforços da ABCCC para transmitir ao vivo e para pessoas do mundo todo, por além de 400 horas, as provas oficiais do Cavalo Crioulo; para informar, ensinar e entreter a comunidade crioulista através de milhares de conteúdos publicados; e para estar cada vez mais presente nos rincões do Brasil, levando assistência a Núcleos e criadores em diversos estados, são causa e consequência de um interesse crescente no nosso Cavalo. Superando 460 mil animais registrados atualmente, o Cavalo Crioulo comemora, neste ano em que completa 90 anos de história, os resultados positivos dos últimos 12 meses.   

Após um ano de declínio em grande parte dos serviços de registro genealógico como consequência do surgimento da pandemia de Covid-19 em 2020, a raça Crioula voltou a apresentar crescimento em 2021 e encerrou o ano com números que, para o vice-presidente técnico da Associação, José Luiz Lima Laitano, “mostram que a ABCCC está no caminho certo”. Entre os resultados obtidos, houve o aumento de 39,42% no número de registros definitivos realizados, e de 12,38% na quantidade de registros provisórios. O número de padreações também foi maior do que em 2020, tendo um percentual de aumento superior ao decréscimo que havia sofrido no primeiro ano de pandemia.

Para Frederico Vieira Araújo, superintendente de Registro Genealógico, esses números refletem a resiliência da raça e dos que nela acreditam. “Mesmo diante de todas as dificuldades sanitárias e econômicas, as pessoas seguem acreditando no agronegócio, onde estão inseridos a equideocultura e o Cavalo Crioulo”, diz. Ele observa ainda um direcionamento dos negócios aos novos interessados na raça, fomentando a rotatividade e a diversificação dos perfis de criadores: “Há uma tendência em que os animais deixam de fazer parte de grandes criatórios e passam à mão de pequenos e novos investidores na raça. Isso fica demonstrado nos dados de transferências, registros de afixos e de RPs 01”. 

Nas transferências, o crescimento em relação ao ano anterior foi de 32,24%, totalizando 17.216 negócios em 2021. Já a quantidade de RPs 01 cresceu 48,15%, o que corresponde a 480 estabelecimentos registrando o nascimento do seu próprio exemplar nº 1 no último ano. O registro de novos afixos foi ainda maior: 532

José Laitano explica a importância dos novos registros de criadores para a raça: “Isso mostra um crescimento consistente porque não se sustenta em um só criador, e sim numa base de pequenos criadores espalhada pelo Brasil inteiro. É o que se vê nas visitas técnicas da ABCCC, que aumentam e registram novas criações a cada ano”, conta. A título de exemplo, na última gira técnica do estado do Mato Grosso, concluída em dezembro, foram realizadas doze inscrições de RP 01 e novos afixos.

Por outro lado, vem crescendo a cada ano o uso da tecnologia para a seleção da raça. O fortalecimento do Cavalo Crioulo, afinal, não se dá somente em termos de quantidade, mas também em qualidade. No ano de 2021, foram registradas 412 transferências de embriões.

Todos esses dados indicam quem vem pela frente um ano promissor para a raça, como comenta José Laitano: “Com o fim da pandemia, que esperamos que seja esse ano, a projeção para o futuro é muito boa, inclusive com um crescimento no número de eventos, expositores e usuários do Cavalo Crioulo”.

Juntos pelo Cavalo

2021 também foi ano de estreitar a relação da Associação com a comunidade crioulista, com a atração de 524 pessoas que passaram a integrar o quadro de sócios da ABCCC, e hoje usufruem dos benefícios cada vez mais atrativos desta parceria. Se você também quiser fazer parte e contribuir desta forma para o fortalecimento da raça, preencha o formulário disponível nesta página e aguarde que nossa Central de Sócios entre em contato com você!