Logo -
sombra

Querendon do Recanto Crioulo sustenta liderança parcial na disputa pelo Freio de Ouro 2021

01 DE OUTUBRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 01 DE OUTUBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

No desafio mais completo da raça, cada etapa é decisiva para o avanço de quem sonha em levantar o título máximo ao término da última corrida de boi no próximo domingo. Mas, até lá, a imprevisibilidade ainda dita o ritmo no momento em que as posições podem mudar prova após prova. Foi assim no decorrer desta sexta-feira (1º), quando os 42 concorrentes da categoria Machos cumpriram as etapas de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas na pista de Esteio/RS. Mesmo com a constante mudança no topo da tabela parcial à medida que os box cumpriam sua passagem pelo desafio funcional, ao fim do dia a vantagem seguiu com o cavalo que se destacou no julgamento morfológico: Querendon do Recanto Crioulo. 

 

 

Em uma decisão com equilíbrio na participação de animais inéditos e daqueles que já passaram antes pela emoção de estar presentes em uma final, por enquanto quem se destaca são os estreantes de 2021. Assim como ocorreu no dia anterior, quando uma das éguas mais jovens sustentou a liderança parcial (clique e leia a matéria), entre os cavalos a expressiva nota morfológica (9.000 pontos) somada a um desempenho equilibrado diante dos jurados nas provas de percurso manteve o zaino exposto pelas Cabanhas Dom Vico e Melodia, de Santiago/RS, com a colocação mais desejada entre os participantes, com 20,672. Querendon do Recanto Crioulo junta a boa estreia no Freio de Ouro (ciclo no qual já carrega o prêmio de Bocal de Prata) à sua bem sucedida campanha morfológica, na qual foi Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça na Expointer em 2018. Filho de Mañanero Manicero e Indaía da Vila Velha, o atual líder é conduzido pelo ginete Gabriel Marty. 

 

>> Clique para ver a planilha completa da etapa de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas da categoria dos Machos

 

Realidade da pista concretiza as expectativas

Quem torce para que as placas pretas sejam levantadas ao fim de cada performance saiu satisfeito com as apresentações de hoje. Aos olhos daqueles que estiveram atentos a cada detalhe, na responsabilidade de avaliar, o resultado positivo ficou evidente diante das campanhas que vinham sendo feitas pelos concorrentes na temporada. 

 

Para o jurado Luis Rodolfo Machado, os conjuntos classificados para a grande Final já tinham demonstrado seu potencial durante as semifinais e "a expectativa já era muito boa, pelo que tínhamos visto nas Classificatórias, e se confirmou hoje na pista, com boas provas. Os cavalos que esperávamos que fizessem boas provas confirmaram em pista". O destaque, segundo Machado, foi o equilíbrio entre os concorrentes, considerando que surpreendeu "o nível parelho entre os machos".

 

O próximo passo é encarar as provas mais imprevisíveis da maratona Freio de Ouro: as etapas com o gado. A sequência de Mangueira I (no turno da manhã) e Campo I (na parte da tarde) formam a agenda deste sábado (2), dia que vai definir quem são os 32 finalistas do Freio de Ouro 2021. 

 

Etapa final com transmissão ao vivo

Com cobertura completa da disputa através de diversos canais de transmissão, você poderá acompanhar as provas no conforto de casa através do Facebook, YouTube, aplicativo e pelo site oficial da Associação, e também pelo Lance Rural. Os bastidores podem ser acompanhados através do Instagram @Cavalicrioulooficial. 

 

A Final do Freio de Ouro 2021 tem a apresentação da jornalista Estela Facchin e dos técnicos credenciados à ABCCC Felipe Caccia Maciel e Daniel Rossato Costa, comentando todos os lances das provas. Saiba mais sobre os apresentadores e comentaristas clicando aqui. No domingo a reportagem em pista será de Leôncio Severo.

 

Para aqueles que desejarem acompanhar as etapas decisivas pela televisão, no domingo (03 de outubro), a fase final também terá transmissão através do sinal do Canal do Criador (disponível na tv parabólica digital e analógica, pela Sky 166 ou NET 197 e 697), Além do Canal 500 da NET/Claro, que amplia a cobertura do sinal de TV para 31 municípios localizados no estado do Rio Grande do Sul e também na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Saiba mais sobre este novo avanço clicando aqui.

 

Onde assistir e acompanhar

facebook.com/cavalocrioulooficial

facebook.com/freiodeouro

instagram.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/freiodeouro.2020

www.cavalocrioulo.org.br

Lance Rural

 

O ciclo 2021 do Freio de Ouro tem o patrocínio de Facta Financeira, Massey Ferguson, Supra e Vetnil, além do apoio de Correaria Dima, Mopo e Canal do Criador.

 

Lembre a programação dos próximos dias:

 

02/10/2021 - Sábado

8h - Prova de Mangueira - 1ª fase – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

14h - Prova de Campo - 1ª fase – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

19h - Entrega especial de prêmios Ciclo 2021 (Cabanha Marcheira, Cabanha Laço de Ouro, Copas Morfológicas, Premiações Freio de Ouro 2020 e Troféu Domador do Ano) - Área de convivência do Cavalo Crioulo (no espaço ao lado do Tattersall)

20h - Live de Lançamento do Livro "Coração de Cavaleiro - A arte de Vilson Souza"



03/10/2021 - Domingo

13h - Prova de Mangueira – Fase Final – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

Sequência - Prova Bayard/ Sarmento – Fase Final – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

Sequência - Prova de Campo – Fase Final – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

Sequência - Entrega de prêmios - Freio de Ouro

Sequência - Entregas troféus Ranking Funcional e Copas do Criador