Logo -
sombra

Saiba quem são os integrantes do Conselho Deliberativo Técnico 2020-2022

19 DE OUTUBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 19 DE OUTUBRO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Por estatuto, o Conselho Deliberativo Técnico (CDT) é o órgão encarregado dos assuntos referentes ao Registro Genealógico da raça Crioula, e é presidido pelo vice-presidente Técnico que, na gestão 2020-2022, está a cargo de José Luiz Lima Laitano. Por sua experiência, especialmente como ex-presidente da ABCCC no biênio 2014-2016, Laitano tem objetivos definidos.

Entre essas metas está a de “tentar unificar critérios tanto em julgamentos como em procedimentos do registro”, como apontou José Laitano. Em relação aos associados da ABCCC e o contato deles com o Registro, por exemplo, o atual presidente do CDT falou sobre a necessidade de reduzir a circulação de papel, migrar para o digital e, dessa forma, desburocratizar e não elevar custos - em alguns casos, se possível, reduzi-los.

A condução e o treinamento de jurados também foram destacados por José Laitano, que ressaltou o papel do Colégio de Jurados. “Trabalhar bastante na qualificação dos jurados existentes e na busca por novos jurados com novas provas - a cargo do Leandro Amaral, que é o nosso coordenador do Colégio de Jurados. Isso vai ser um apêndice do Conselho Técnico”, projetou.

Por fim, José Lima Laitano salientou de forma assertiva o quão afinadas estão as ideias do CDT em relação à diretoria coordenada pelo presidente Onécio Silveira Prado Júnior. “O norte da ABCCC também será o norte do Conselho Técnico. Nós somos uma parte integrante. Então o que for regrado via diretoria, o Conselho Técnico vai enxergar como verdade”, finalizou.

 

CONSELHO DELIBERATIVO TÉCNICO 2020/2022


Presidente:
José Luiz Lima Laitano
Laitano Ocupa automaticamente o cargo em virtude da posição de Vice-Presidente Técnico. Confira o perfil de Laitano clicando aqui.

Demais membros:
Carlos Marques Gonçalves Neto
É técnico credenciado à ABCCC desde 2010. Seu pai, Cláudio Gonçalves, de Jaguarão, foi jurado das provas funcionais e finais do Freio na década de 80. Como criador, Carlos participou logo do primeiro Freio de Ouro, em 1982. Como jurado, participou de sua 1ª Exposição Morfológica em 2003 e estreou nas Credenciadoras em 2007, sendo também responsável pela Final do Freio de Ouro 2018, além de outras importantes e oficiais provas da raça Crioula.

Daniela Ferrari Pessano Cantarelli
Integra a diretoria da ABCCC pela terceira gestão consecutiva: foi membro do CDT na gestão 2016-2018 e da Comissão de Provas Funcionais em 2018-2020. É administradora das cabanhas Jotace e Santa Celuta, de Barra do Quaraí/RS, que colecionam diversos campeões em provas importantes na raça. Natural de Uruguaiana/RS, é criadora desde 1996 e possui formação em Zootecnia pela PUC/RS.

João Francisco Silveira
Natural de Jaguarão, João Francisco é jurado desde 2008 e integrante da lista 1 desde 2014. Seu currículo conta com provas dentro e fora do estado do Rio Grande do Sul, tendo julgado classificatórias na Argentina, Final do Freio de Ouro e Bocal de Ouro. Agora, membro do Conselho Deliberativo Técnico, pretende colaborar com o processo de evolução da raça e da instituição.

Luiz Fernando Peccinin
Foi membro do Conselho Deliberativo Técnico na gestão 2016/2018. Através da paixão pelo Cavalo Crioulo herdada de seus pais Alberico e Hirene, a família Peccinin inaugurou o afixo FR em 1985. Desde então, a criação da Fazenda Mato Alto marca presença em exposições e até mesmo na grande final da Expointer. Médico Veterinário por formação, Peccinin também atua como agropecuarista na cidade de Santa Maria/RS.

Rodrigo Albuquerque Py
Técnico credenciado à ABCCC há 20 anos, Py também é jurado da raça. Foi responsável pela avaliação de grandes finais e seleções importantes, tais como Freio de Ouro, Morfologia Expointer, Freio Jovem e Prévia Expo FICCC. Sua relação com o cavalo desde criança lhe possibilitou um tricampeonato como ginete do Freio Jovem. Hoje, formado em Veterinária, exerce funções diretas com criadores e é um grande nome quando se pensa em Morfologia do Cavalo Crioulo.