ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

Conheça o time que acompanha o presidente na Diretoria Executiva da ABCCC

14 DE OUTUBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 16 DE OUTUBRO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Baseada na pluraridade, qualificação e alinhamento de diretrizes entre as diferentes áreas, a nova diretoria executiva da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) foi oficialmente empossada na última segunda-feira (12), sob a condução do presidente Onécio Silveira Prado Júnior (clique aqui para conferir o texto da posse e saber mais sobre o novo presidente). 

 

 

Na composição do time, seis vice-presidentes atuam junto de dois secretários e dois tesoureiros. Um grupo que é integrado pelo equilíbrio entre nomes com ampla experiência prévia em participação em outras gestões da Associação, junto de nomes que estreiam em suas respectivas funções dentro da nominata, norteados pela sua capacidade e experiência profissional de gestão nas áreas de atuação e conhecimento sobre a raça.

 

Conheça a seguir cada um dos integrantes da Diretoria Executiva 2020-2022:

 



CÉSAR AUGUSTO RABASSA HAX, vice-presidente Administrativo e Financeiro

Pela quarta vez, César Augusto Rabassa Hax chega para assumir o posto de vice-presidente Administrativo e Financeiro. Hax começou a sua criação oficial de Cavalos Crioulos em 2002 na Cabanha Rebuliço (que hoje é de gestão dos filhos) e poucos anos depois, mais precisamente em 2006, ingressou ao corpo de jurados credenciados à ABCCC, vindo a avaliar inclusive Finais de Freio de Ouro, em Esteio/RS, nos anos de 2013, 2014 e 2018.

 

Em sua trajetória anterior na diretoria da Associação, assumiu o posto de 1º Tesoureiro na gestão de 2010-2012. Já como vice-presidente Administrativo e Financeiro, exerceu sua função nas gestões 2012-2014, 2014-2016 e 2016-2018. Atualmente é proprietário da Estância do Passo Comprido, localizada em Santa Vitória do Palmar/RS. Hax é sócio-fundador de uma empresa local que atua no ramo de agroquímicos e recebimento de grãos, arroz e soja, há mais de 25 anos.



 

JOSÉ LUIZ LIMA LAITANO, vice-presidente Técnico

José Luiz Lima Laitano também já possui experiência anterior em cargos de diretoria da ABCCC e, nesta gestão, retorna assumindo a pasta Técnica da Associação. Criador da raça Crioula desde a década de 1980, é proprietário da Cabanha 3J (Agropecuária Andrade Lima), localizada em Pelotas/RS, município onde reside, apesar de ser natural da capital gaúcha, Porto Alegre. 

 

O novo vice-presidente é conhecido pela comunidade crioulista não só pelo afixo, mas também por ter sido presidente da ABCCC no biênio 2014-2016. Em outras gestões, também atuou como vice-presidente de Comunicação e Marketing (2012-2014) e, de 2016 a 2020, fez parte do Conselho de Planejamento. Laitano também tem formação como médico veterinário e atua como empresário no ramo automobilístico, já tendo participado de lideranças de outras entidades, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 

 

EDUARDO MOGLIA SUÑE, vice-presidente de Exposições Morfológicas e Provas Funcionais

Eduardo Moglia Suñe retorna ao quadro executivo da Associação como vice-presidente de Exposições Morfológicas e Provas Funcionais. Criador da raça desde que nasceu, juntamente com o seu pai e irmão, é formado em Administração de Empresas, com ampla atuação voltada ao setor rural. Além disso,  é atuante no julgamento morfológico e funcional da raça Crioula há mais de 35 anos, julgando provas internacionais (na Argentina e no Uruguai), além de finais do Freio de Ouro e Morfologia da Expointer. Na sua cidade natal, Bagé/RS, é proprietário da Cabanha Quilero.

 

Suñe acumula em sua trajetória a participação em importantes cargos em entidades ruralistas, como a Associação e Sindicato Rural de Bagé, onde foi presidente e vice-presidente. Na ABCCC, foi presidente no biênio 2016-2018 e duas vezes vice-presidente (2006-2008 e 2014-2016), além de integrante do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), de 2010 a 2012, e presidente do Conselho de Planejamento (2018-2020).

 


CAMILLA MENEZES, vice-presidente de Comunicação e Relações Comerciais

Assumindo a vice-presidência de Comunicação e Relações Comerciais, Camilla Menezes integra pela primeira vez o quadro executivo da ABCCC. Junto ao seu pai, administra sua criação de Cavalos Crioulos sob o afixo 4 Linhas, em Guaíba/RS. Desde 2014, sua empresa homônima assessora cabanhas, marcas e desenvolve eventos no ramo agro. Entre 2016 e 2019 foi coordenadora de Comunicação e Marketing da Associação e atuou na coordenadoria de Relações Institucionais da Casa.

 

Camilla Menezes é graduada em Comunicação Social pela PUCRS e Mestre em Jornalismo Internacional pela City University de Londres/UK. Possui especializações em Gestão de Imagem e Comunicação Estratégica, além de Estratégias de Marketing e Transformação Digital. Em sua bagagem de experiência, atuou pela CNN World (na Inglaterra), Deutsche Welle (na Alemanha), Rádio ONU (nos Estados Unidos) e empresas ligadas ao futebol através da assessoria ao seu pai e treinador de futebol, Mano Menezes. Atualmente, é fundadora do projeto Escolha Mais, que promove a comunicação assertiva e o empoderamento feminino.

 


GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS, vice-presidente Jurídico

Gilberto Rodrigues de Freitas é o primeiro vice-presidente Jurídico da entidade no biênio 2020-2022, com a pasta criada recentemente. Presente no cadastro da ABCCC desde 1998, o contato com o Cavalo Crioulo e os frutos da criação ganharam força e novos contornos no começo dos anos 2000. É com a Cabanha Santa Fé, de sua propriedade no município gaúcho de Aceguá, que teve suas maiores conquistas como criador da raça Crioula. 

 

Dentro da diretoria da ABCCC, fez parte do Conselho Fiscal nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Com sua formação em Direito, o advogado tem uma sociedade com a esposa e o filho em uma renomada banca de escritórios de advocacia com atuação nacional. 

 


FELLIPE RIBAS BORATTO, vice-presidente de Núcleos e Expansão

Com a missão de coordenar a Subcomissão de Núcleos e Expansão da Entidade no período 2020-2022, Fellipe Ribas Boratto carrega a experiência de cargos relacionados ao Cavalo Crioulo desde 2011, quando iniciou seus trabalhos junto ao Núcleo Caminho das Tropas de Ponta Grossa/PR, encerrando seu mandato este ano como Presidente do Núcleo, e à ABCCC desde 2017, sendo coordenador da Subcomissão Jovem 2016-2018. Além de ter sido Diretor de Núcleos da Região 7 na última gestão, como criador, possui o afixo Santa Pastorina, com sede na Fazenda Capivari de Baixo, Tibagi/PR.


Formado em Administração de Empresas em 2014, possui MBA em Construção Imobiliária, setor no qual atua. Boratto iniciou seu contato com o Cavalo Crioulo em 2009 e volta sua criação em uma “região estratégica”, próxima às áreas de expansão da raça, cujo trabalho vem sendo desenvolvido para desbravar novos campos e, ano a ano, é fortalecido.



  

SECRETÁRIOS: André Luis Vaz Machado e Márcia Mascarenhas Linhares

Estreando em cargo na diretoria executiva da Casa, André Luís Vaz Machado atuará como 1º Secretário da gestão. Natural de Bagé/RS, mas residente do estado do Rio de Janeiro, atualmente é  criador  de Cavalos Crioulos na Cabanha Don Diló, localizada em Cachoeiras de Macacu/RJ, e um grande incentivador da raça na região de expansão, fruto de seu envolvimento com o Cavalo Crioulo há mais de 35 anos. Participou da composição de gestões anteriores como diretor de Núcleos da Região 8 e também foi fundador e é o atual presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Vilson Chalart de Souza. Além da participação junto à raça, é empresário e diretor de uma empresa com atuação na área de oceanografia ambiental. Ao seu lado, Márcia Mascarenhas Linhares assume a função de 2ª Secretária. Criadora (junto à família) e uma das administradoras da Cabanha GAP São Pedro, em Uruguaiana/RS, é exemplo entre as lideranças femininas na raça Crioula e já integrou diretorias anteriores, fazendo parte do Conselho Deliberativo Técnico e no cargo de 1ª Secretária (2018-2020), além de também estar presente na lista 2 de jurados da  raça.

 

    

TESOUREIROS: Marcelo Tellechea Cairoli e Miguel Scarpellini Campos

O cargo de 1º Tesoureiro da mais nova gestão fica nas mãos de Marcelo Tellechea Cairoli. Agropecuarista e criador na Reconquista Agropecuária Ltda, com sede no município de Alegrete/RS, Cairoli também foi presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea (de Uruguaiana/RS) e do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Alegrete. Teve passagens por diretorias anteriores, ocupando as funções de integrante e coordenador da Subcomissão de Bem-estar Animal entre 2016 e 2018, além de fazer parte da lista de jurados auxiliares (lista 2). Em conjunto neste trabalho, como 2º Tesoureiro, temos o nome de Miguel Scarpellini Campos, que já atuou na gestão passada (2018-2020) integrando o Conselho Deliberativo Técnico. Criador na Cabanha dos Castanheiros, de Pejuçara/RS, também já compôs o Conselho Fiscal da Associação entre 2016 e 2018. Engenheiro agrônomo por formação, atualmente é agropecuarista, atuando nos municípios gaúchos de Cruz Alta, Pejuçara e Fortaleza dos Valos.