Logo -
sombra

Freio de Ouro 2020 inicia com 12 animais acima de oito em média Morfológica

24 DE SETEMBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 24 DE SETEMBRO DE 2020 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

O pontapé inicial da disputa do Freio de Ouro 2020, com a etapa Morfológica, já colocou a seleção de craques em destaque na história. Nesta quinta-feira, 24 de setembro, 12 animais (7 fêmeas e 5 machos) romperam a casa dos oito pontos na Morfologia e desfilaram na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, durante a programação da Expointer Digital. Desde 2015, com o início das transmissões ao vivo pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), é a 1ª vez que o público pôde acompanhar no detalhe um feito tão importante para o Cavalo Crioulo. No entanto, os holofotes também se voltaram especificamente ao líder da categoria machos, já que Mais Um Magistrado recebeu uma das maiores notas já registradas nos 39 anos de competição.

Ao todo, 80 animais (46 fêmeas e 34 machos) foram os responsáveis pelo espetáculo que chegou às telas do Brasil e do mundo através dos canais oficiais da ABCCC. Em função da pandemia do novo Coronavírus, a final do Freio acontece entre 24 e 27 de setembro, sem a presença física do público e com todas as medidas de segurança necessárias presentes no Protocolo Sanitário da ABCCC que pode ser conferido aqui.

 

+ Confira a planilha com as médias da etapa morfológica - categoria FÊMEAS 

+ Confira a planilha com as médias da etapa morfológica - categoria MACHOS


Qualidade que ano a ano se supera

A égua que puxou a fila das fêmeas, Balisa III do Itapororó, é a atual Bocal de Ouro 2020 e já foi 3ª Melhor Fêmea na Expointer 2017. A exemplar ganhou o destaque pela feminilidade em pista, segundo a análise do técnico Cláudio Azevedo, responsável pelos comentários da transmissão desta final, somando 8,500 de média. A douradilha bragada também ocupa a terceira colocação no ranking das classificatórias ao Freio e é um dos animais montados por Fábio Teixeira da Silveira na final. 

 


Já na categoria Machos, Mais um Magistrado garantiu uma das maiores notas registradas pela ABCCC, atingindo 9.500 pontos. Com quase cinco anos de idade, ele tem em seu histórico o prêmio de Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça na Morfologia da Expointer 2019. O zaino salino superou sua própria nota alcançada no Bocal de Ouro 2020, local em que se classificou para a final, e é montado pelo ginete Milton Castro.

 

 

Jurados dividem experiências
Enquanto Mário Móglia Suñé acumula mais de 15 julgamentos de finais do Freio em seu histórico, Gustavo Silveira Rodrigues e Leonardo Rodrigues Teixeira estreiam em 2020 na grande final. Um ano atípico, cheio de desafios e adaptações, mas que ainda revelou a competência de novos jurados da raça Crioula. Os jurados responsáveis pelas avaliações da 39ª Final do Freio de Ouro são: Gustavo Silveira Rodrigues, Luciano Corrêa Passos e Mário Moglia Suñe na categoria fêmeas; e Lauro Varela Martins, Leonardo Rodrigues Teixeira e Thiago Schilling de Ávila na categoria Machos. Saiba mais sobre os avaliadores clicando aqui.

 


Cobertura completa do início ao fim
Que o Cavalo Crioulo é digital, todo o apaixonado pela raça sabe. Através dos canais oficiais da ABCCC, o público confere ao vivo a transmissão das provas pelo Facebook, YouTube e site oficial da Associação, além de acompanhar todos os bastidores das atividades pelo Instagram @cavalocrioulooficial. As atividades também serão retransmitidas através do site do Lance Rural. A apresentação será da jornalista Estela Facchin, que já cobriu 13 Finais do Freio de Ouro. No último dia (27) a apresentadora assume a reportagem em pista e quem assume a apresentação é o estreante Leôncio Severo, radialista que trabalha com a raça Crioula desde 2013. Agregando conhecimento técnico às transmissões, os comentários ficam a cargo de Cláudio Neto Azevedo, médico veterinário e técnico da raça há 10 anos e Alexandre Pons Suñe, técnico credenciado à ABCCC há 20 anos.

PROGRAMAÇÃO
25 de setembro de 2020 (sexta-feira)
7h - Andaduras/ Figura/ VSP e Esbarradas (categoria Fêmeas)
Cont. Andaduras/ Figura/ VSP e Esbarradas (categoria Machos)

26 de setembro de 2020 (sábado)
8h - Prova de Mangueira - 1ª fase (Fêmeas e Machos)
14h - Prova de Campo - 1ª fase (Fêmeas e Machos)

27 de setembro de 2020 (domingo)
12h - Início da transmissão ao vivo
12h30 - Abertura oficial do 39º Freio de Ouro
13h - Prova de Mangueira - Fase Final
14h45 - Prova Bayard/ Sarmento - Fase Final
15h50 - Prova de Campo - Fase Final
17h - Entrega de prêmios do 39º Freio de Ouro

O ciclo do Freio de Ouro 2020 conta com o patrocínio de Supra, Vetnil, Get Track, Facta e Massey Ferguson e com o apoio do Lance Rural e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Além disso, os apoiadores do Kit Cabanha são: Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin e Estância Tamanca.