Logo -
sombra

Definidos os jurados do Freio de Ouro 2020

12 DE SETEMBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 16 DE SETEMBRO DE 2020 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

Em reunião entre os integrantes do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), foram definidos os responsáveis pelo julgamento do Freio de Ouro 2020, marcado para acontecer de 24 a 27 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Os nomes foram anunciados durante a reunião anual de jurados lista 1 e 2, que ocorreu na manhã de sábado (12). Conheça os jurados.


CATEGORIA FÊMEAS


Gustavo Silveira Rodrigues
Após estrear como jurado do Freio de Ouro no ciclo 2020 durante a classificatória Gaúcha Norte e repetir o feito na Classificatória Regional SC/PR, Gustavo voltará às pistas para atuar na sua 1ª final do Freio. Ele é criador da raça Crioula desde que nasceu, em 1988 - ano em que seus pais vieram de Jaguarão/RS para Esteio/RS adquirir as duas éguas responsáveis por seus primeiros contatos com a raça. 

Luciano Corrêa Passos
Médico veterinário natural de Jaguarão/RS, Luciano é tecnico credenciado à ABCCC há 7 anos e sua relação com a raça começou desde cedo. Ele cresceu no meio do cavalo e teve contato por meio de seu avô, que era criador. Além disso, atua em julgamentos do Cavalo Crioulo, fez parte dos avaliadores do Bocal de Ouro 2020 e também foi técnico das três Prévias Morfológicas do ciclo 2020. 

 

Mário Moglia Suñe
Criador bageense e de família tradicional da raça Crioula, Mário Móglia Suñe julga o Cavalo Crioulo desde os seus 19 anos. Atualmente já são quase 40 anos de julgamento e experiência adquirida em provas de diversas modalidades, sendo mais de 15 finais do Freios de Ouro. 

 

CATEGORIA MACHOS


Lauro Varela Martins
Criador e jurado da raça Crioula há aproximadamente 26 anos, Lauro já trabalhou na administração da Cabanha São Rafael por duas décadas e atualmente está à frente da Cabanha Maior. Sua relação com a raça veio de casa, pois o pai de Lauro foi um dos primeiros criadores do estado de Santa Catarina e fundador do atual Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense. O jurado mora e é natural de Lages/SC, e já julgou duas Classificatórias do ciclo 2020, além de duas finais do Freio de Ouro. 

Leonardo Rodrigues Teixeira
Coordenador da Subcomissão de Paleteadas da ABCCC, Leonardo Teixeira é natural de Santa Vitória do Palmar/RS e foi presidente do N.C.C.C. Pedro Arício de Souza. Além de ser jurado Lista 1, administra a Cabanha Harmonia, que é da família, e é participante assíduo das provas da raça Crioula, como Paleteada, Freio de Ouro e Morfologia. Leonardo julga pela 1ª vez o Freio de Ouro. 

Thiago Schilling de Ávila
Natural de Campo Bom/RS, o pecuarista iniciou sua trajetória nos julgamentos da raça em 2011, em uma Credenciadora em Araranguá/SC, após ser aprovado no curso de jurados da Associação. Thiago julgou o Freio de Ouro em 2016 e 2018, e considera o feito um marco em sua jornada como jurado do Cavalo Crioulo. Este, então, será o seu 3º julgamento do Freio.


Reserva para ambas categorias: Ciro Manoel Canto Freitas