Paleteada 2015 já tem seus primeiros finalistas
19 DE ABRIL DE 2015 - ATUALIZADA EM 20 DE ABRIL DE 2015 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC
Estão definidos os 25 primeiros finalistas do Campeonato Nacional de Paleteada 2015. Após uma longa e concorrida disputa no Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira, o alto nível das corridas de vacas mostrou o quanto os paleteadores se superam a cada ciclo. E puxando a lista de conjuntos que garantirão um belo espetáculo na Expointer, está Aluísio Perez montando Laçador Gringa e Carlos Loureiro de Souza no comando de Manta Pampa Tupambaé.
Com nomes já tradicionais no meio, certamente a experiência contou bastante para elevar o nível da competição que exigiu bastante dos jurados Eduardo Neto de Azevedo e Leandro Amaral. Isso porque em Rio Grande/RS a concorrência já começou em grande estilo. Com 67 duplas participantes, os conjuntos deram um verdadeiro show de habilidade. Apenas no sábado, foram cerca de 400 corridas nas quais somente a atenção aos mínimos detalhes conseguiu determinar quais performances mereciam estar entre as 34 da segunda fase neste domingo, 19 de abril.
Qualidade em alta
De acordo com o jurado Leandro Amaral, um dos pontos altos da semifinal foi o volume importante de conjuntos em pista e o nível de excelência visto. Além de reforçar a sincronia entre as duplas mais bem pontuadas, o avaliador comenta a ótima expectativa para a grande final em Esteio graças ao que foi apresentado neste final de semana. “Tivemos um ótimo nível. Esses 25 animais classificados para a final farão um trabalho muito bom”, afirma Amaral que elogiou ainda a integração entre participantes e o público também fora da pista. “Valorizou o evento esse encontro, acho muito importante esses momentos”, finaliza.
A supervisão técnica do evento esteve sob a responsabilidade de Frederico Araújo, profissional credenciado à ABCCC, que concedeu o Selo de Raça ao animal Ursa Picaça 307 Maufer.
Vencedores comemoram conquista
Para as duplas vencedoras que levaram ainda o segundo lugar com Laçador Taquari e Jogada Certa Tupambaé, respectivamente, a vitória é o resultado de uma reformulação que deu muito certo. Ao agradecer, principalmente o trabalho do parceiro no preparo dos conjuntos vitoriosos, Carlos Loureiro de Souza atribui boa parte do sucesso obtido agora ao trabalho de Aluísio Perez. Em paralelo, Souza destaca que a competividade elevada nesta seletiva mostra ainda o potencial dos animais deste ano em entrar em evidência. “É uma vitória importante, pois sempre buscamos o melhor resultado e ele é ainda mais positivo quando os cavalos demonstram que estão em sua magnitude”, comemora Souza.
Também bastante emocionado com a dupla conquista agora, Aluísio Perez comenta a satisfação em competir em um grupo tão bem preparado. “Procuramos andar e representar bem a modalidade, por isso realmente tem um gosto maior vencer em uma disputa onde estão os melhores”, enfatiza.
Confira aqui o resultado (ainda não homologado pela ABCCC):
1º Lugar
Aluísio Perez montando Laçador Gringa e Carlos Loureiro de Souza montando Manta Pampa Tupambaé
Nota: 75 pontos
2º Lugar
Aluísio Perez montando Laçador Taquari e Carlos Loureiro de Souza montando Jogada Certa Tupambaé
Nota: 69,75 pontos
3º Lugar
Michele Machado montando Retorno de Pai Passo e Tiago Teixeira montando Retiro de Pai Passo
Nota: 64,25 pontos
A busca continua
A composição do seleto grupo que irá esperar o gado sair do brete no Assis Brasil irá contar ainda com mais uma classificatória em Uruguaiana/RS destinada a escolher os últimos 15 finalistas nas corridas de vacas. A semifinal está marcada para os dias 2 e 3 de maio.
Encontrou algum erro? Comunique.