Logo -
sombra

FREIO DO PROPRIETáRIO - HISTÓRIA

Em dezembro de 2011 a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) oficializou a prova Freio do Proprietário. Criada e organizada pelo núcleo da 6ª região, com sede em Esteio/RS, em 2006, a competição ganhou vários adeptos. O número de 17 inscritos no primeiro ano saltou para 120 em 2009, 210 em 2010 e 245 em 2011, na soma de todas as etapas. A prova é dividida em duas categorias: Amador e Amador Master. 
O fato de levar os proprietários dos cavalos - ou seus parentes de primeiro grau - da arquibancada para a pista é o diferencial do Freio do Proprietário. Além disso, a competição cumpre com um dos objetivos da ABCCC que é proporcionar mais oportunidades para que os proprietários sejam também usuários de seus cavalos.
O decorrer da prova, que acaba de ser oficializada, fez com que o nível dos ginetes-proprietários evoluísse, tornando a disputa mais atrativa ao público. 
A organização das etapas por regiões fica a cargo de cada núcleo que pode realizar quantas provas quiser e incluí-las às etapas credenciadoras para o Freio de Ouro. Apenas dez conjuntos de cada categoria se classificam para a final disputada durante a Expointer.