Logo -
sombra

CAMPEREADA / TEAM PENNING - HISTÓRIA

A Campereada, ou Team Penning, como é conhecido em outros países e algumas regiões do Brasil, surgiu nos Estados Unidos por volta de 1949 nos grandes ranchos norte-americanos. O ato de apartação vinha da necessidade de separar os animais para marcação, aplicação de medicamentos ou para transporte. Em 1993 foi fundada a United States Team Penning Association (USTPA), oficializando a prática como esporte para participantes de todo o mundo.

 

A competição tem como objetivo que o trio de cavaleiros competidor consiga apartar três bovinos com a mesma numeração, conforme pedido do jurado, entre os 30 animais divididos em trios, e guiá-los para uma mangueira no período de 180 segundos. Vence a prova o grupo que, no tempo determinado, apartar e colocar o maior número de bois na mangueira. 

 

A modalidade passou a ser conhecida no Brasil no fim dos anos 90, com provas em 1999 na cidade de São Sepé, no Rio Grande do Sul, e foi reconhecida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) no ano seguinte. A Campereada é considerada um esporte pra família por demandar uma grande conexão e sintonia entre os integrantes da equipe, além disso, a modalidade possui categorias também para mulheres e crianças.