Logo -
sombra

Europeus realizam o primeiro curso de Freio de Ouro do continente

18 DE JULHO DE 2019 - ATUALIZADA EM 19 DE JULHO DE 2019 | Redator: Júlia de Andrade/ABCCC

A determinação mostra que quando o assunto é Cavalo Crioulo, a união literalmente faz a “força”. Reunindo aproximadamente 30 pessoas, entre elas criadores da Itália, França e Suíça, a Europa recebeu o primeiro curso de Freio de Ouro da história do continente. Entre os dias 28 e 30 de junho, Incisa Scapaccino, na região do Piemonte na Itália, foi cenário para mais um marco da raça. Oportunidade para alguns, sonho para outros. A realização desse curso é apena um dos muitos passos que os criadores europeus têm dado em direção ao aperfeiçoamento de conhecimento sobre o Crioulo.

 

Organizado pela associação italiana, a Associazione Nazionale Allevatori Cavallo Criollo (ANACC), em parceria com a Sociedad de Criadores de Caballos Criollos del Uruguay (SCCU), o curso foi ministrado por Daniel Berhouet, domador uruguaio que desenvolve seu trabalho no território Europeu, atuando como instrutor em criatórios italianos. Além dos criadores da região, também estiveram presentes Aurore Descombes, membra da Association Française des Eleveurs de Chevaux Criollos (AFECC) e Alexander Luechinger, criador da cabanha Laguna de Las Rosas da Suíça. 

 

O trabalho nas cabanhas

 

O evento foi realizado na Traditional Ranch, cabanha administrada por Ilenia Betti e Enrico Pavese. Além dos animais criados pelo casal, a cabanha La Alegra - de Giuseppe Bonacina, presidente da ANACC e Simona Morengo -, também concedeu seus cavalos para as atividades desenvolvidas no curso. Familiarizado com os criatórios da região, Berhouet aplicou métodos práticos para demonstrar as etapas funcionais do Freio de Ouro.

 

Para relembrar

 

Maio de 2018 -> durante a Expo FICCC realizada em Esteio/RS, Giuseppe Bonacina - presidente da ANACC - , Benjamin Philip - presidente da Criollo Reit - & Zuchtverein Deutschland e. V. (CRZVD) – e as criadoras alemãs Ina Zeller e Sabine Ogilvy estiveram presentes no evento, estreitando a relação entre Brasil e Europa.

  

Outubro de 2018 -> a ABCCC, em parceria com o Em Busca do Cavalo Crioulo, estiveram presentes na Fieracavalli, em Verona, fazendo a cobertura do 7º Concurso Morfológico Europeu.

Clique aqui e saiba mais.

 

Janeiro de 2019 -> Giuseppe Bonacina retornou ao Brasil com Daniel Bosio e Enrico Pavese – membros da ANACC – e fez uma visita à sede da ABCCC em Pelotas.

Clique aqui e saiba mais.