Cavalo Crioulo participa da maior conferência de medicina equídea do Brasil
07 DE JULHO DE 2026 | Redator: Guilherme Kaiser | ABCCC
Por meio de um estande próprio, o Cavalo Crioulo foi representado na XXVI Conferência Anual da Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ), em Campinas (SP), no último final de semana. Mantendo a interação com estudantes, profissionais e criadores, o espaço procurou divulgar a raça na região Sudeste do país.
Considerado um dos maiores eventos do segmento na América Latina, a conferência reúne entusiastas do ramo para debater genética, desenvolvimento e manejo. Representando a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o gerente de expansão do Cavalo Crioulo, Gérson Medeiros, e o superintendente do Serviço de Registros Genealógicos, Frederico Araújo, estiveram na edição.
Criando interação direta com o público, ambos participaram do Congresso do Cavalo, promovido pela Revista Horse, e de uma oficina promovida pelo Ministério da Agricultura. Enquanto um momento tratou da criação de equínos, o outro foi dedicado ao bem-estar animal.
Além de levar o Cavalo Crioulo a novos públicos, a representação serviu para troca de experiências. “Estamos muito alinhados com as demais associações de raça, tanto no bem-estar animal, quanto em outros temas que foram discutidos”, destacou Frederico Araújo.
A participação do Cavalo Crioulo no evento não vem dessa edição. Segundo Gérson Medeiros, a parceria é fortalecida há anos. “É um público altamente qualificado, formador de opinião e que desempenha um papel fundamental na evolução da equinocultura", explica.
Ainda conforme os representantes na XXVI Conferência Anual da ABRAVEQ, a proximidade fortaleceu o relacionamento entre a raça e a comunidade, ampliou o conhecimento sobre as características e aptidões do Cavalo Crioulo e reafirmou o compromisso da ABCCC com o desenvolvimento técnico e científico.
Encontrou algum erro? Comunique.









