Logo -
sombra

Farroupilha da Tropilha Padroeira conquista título de Melhor Exemplar na Passaporte de Jaguarão

23 DE MAIO DE 2026 | Redator: Jardine Agência de Comunicação

A elegância, feminilidade e profundidade da baia Farroupilha da Tropilha Padroeira (Box 25) impressionou os jurados da Exposição Passaporte de Outono de Jaguarão (RS), na tarde deste sábado (23/05), conferindo à fêmea os títulos de Melhor Exemplar da Raça Crioula e Grande Campeã da seletiva. “A maneira como ela encara a pista, a facilidade e a profundidade com que caminha e a descida de perna são excelentes. Além disso, é muito feminina e aprumada, contando com bom pescoço e garupa. A baia realmente nos chamou a atenção”, afirma o jurado Chico Bastos. “É incrível julgar uma exposição tão importante, em uma pista tão pesada como essa e em um núcleo com tanta história”, completa. 

 

Proveniente da Cabanha Padroeira, de Santa Vitória do Palmar (RS), Farroupilha da Tropilha Padroeira nasceu em 2024 e conta com a genética de Kt Amanhecer e PO Luna Blanca. Para o criador, expositor e cabanheiro da exemplar, José Bernardo Terra Cardoso, conquistar esse título no Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Eudóxio Corrêa deixa a conquista ainda mais especial. “Tenho amigos de infância aqui, pessoas que admiro muito. É uma felicidade ganhar nesse no núcleo de Jaguarão”, afirma. Cardoso também explica que a baia é irmã paterna da Melhor Exemplar da Expointer 2022, Aparecida da Tropilha Padroeira. “É um projeto que nos dá alegria até hoje”, comemora.

 

A disputa entre os exemplares machos da seletiva morfológica, realizada no Sindicato Rural do Município, também foi acirrada. A vitória ficou com o potranco menor Campana Lampião (Box 11), picasso nascido em 2023 e filho de Faceiro do Recanto e Campana Flor do Pago. Oriundo da Cabanha Campana, de Bagé, o exemplar foi criado e exposto por Mário Moglia Suñe, chamando a atenção pelo equilíbrio e estrutura. “Um cavalo extremamente expressivo. Tem boa cabeça, orelhas curtas, palheta forte, peito bem estampado e boa descida de perna. Também é muito equilibrado, com medidas ótimas para sua idade”, afirma Bastos. Ao todo, 73 exemplares, sendo 65 Marcados e oito Incentivos, passaram pelas pistas da cidade heróica entre os dias 21 e 23 de maio. 

 

Criado em 1988, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Eudóxio Corrêa é um dos mais tradicionais, sendo o local onde nasceram as primeiras exposições funcionais da raça Crioula, que deram origem aos moldes atuais da prova máxima da raça, o Freio de Ouro. Além disso, o núcleo é o precursor das provas de resistência. 

 

Neste ano, a edição da Passaporte em Jaguarão contou com a realização do 1º Concurso Cabanheiro Jovem, iniciativa que contou com quase 50 participantes, entre cinco e 18 anos de idade. Na ação, as crianças e jovens assistiram à palestras e aprenderam sobre o preparo e apresentação dos animais. “Trazer as crianças e os jovens para os eventos que envolvem o Cavalo Crioulo é uma das coisas pelas quais nós lutamos. É onde elas vão aprendendo e amadurecendo”, afirma o presidente do núcleo, Rouget Wrege. 

 

A Passaporte foi promovida pelo NCCC Eudóxio Corrêa, com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Gonzalo Rúbio compôs a dupla de jurados da seletiva. O técnico da admissão dos exemplares foi Luciano Passos. A transmissão foi realizada pelo canal no YouTube da ABCCC, e os comentários ficaram a cargo de João Francisco Silveira, Filipe Lisboa e convidados.

 

Conforme o calendário de seletivas da ABCCC, mais oito Exposições Passaportes serão realizadas até julho de 2026, passando pelas cidades de São Borja (RS), Sorriso (MT), Lavras do Sul (RS), Santa Vitória do Palmar (RS), Ourinhos (SP), Santa Rosa (RS), Gaspar (SC) e Pelotas (RS). 

 

O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo conta com o patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere, Bompack e Florestal.

 

Melhor Exemplar da Raça Incentivo 

 

Entre os exemplares da categoria Incentivo, a Grande Campeã entre as fêmeas foi para a colorada São João do Juncal Panigale (Box 7), criada e exposta pelo Condomínio São João do Juncal. Proveniente da Estância São João do Juncal, de Jaguarão (RS), nasceu em 2024 e é filha de Las Callanas Mil Razones-TE e São João do Juncal Paysana.  

 

Entre os machos, o título de Grande Campeão foi conquistado por Saravá do Cinco Salsos (Box 4). O tostado é proveniente da Cabanha Porto Feliz, de Bagé (RS), sendo filho de Eleito do Mano a Mano e FM Dama de Copas do Cinco Salsos. O criador e expositor é Élcio Pietczach Gralaki. 

 

Confira abaixo os exemplares que garantiram uma vaga na Final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer 2026 na seletiva realizada em Jaguarão.


 

GRANDE CAMPEONATO FÊMEAS

 

GRANDE CAMPEÃ E MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA

BOX 25 FARROUPILHA DA TROPILHA PADROEIRA 

R.P. 89, B669900, NMGC 7, NASC 15/01/2024, FEMEA, BAIA RUANA, POR KT AMANHECER(B438313) (PAI) E PO LUNA BLANCA (B515280) (MÃE) 

CRIADOR: JOSÉ BERNARDO TERRA CARDOZO 

EXPOSITOR: JOSÉ BERNARDO TERRA CARDOZO 

ESTABELECIMENTO: CABANHA PADROEIRA, SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RIO GRANDE DO SUL 

 

RESERVADA GRANDE CAMPEÃ

BOX 39 TRÊS F REINA 

R.P. 836, B644664, NMGC 6, NASC 23/01/2023, FEMEA, COLORADA, POR BASCO VENENO (B409696) (PAI) E TRÊS F ESTRELA GUIA (B374641) (MÃE) 

CRIADOR: JORGE TERRA DE FIGUEIREDO E IRMÃS 

EXPOSITOR: JORGE TERRA DE FIGUEIREDO E IRMÃS 

ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA A TAPERA, SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RIO GRANDE DO SUL 

 

TERCEIRA MELHOR FÊMEA

BOX 41 MAIS UMA TRAVESSURA 

R.P. 413, B652720, NMGC 8, NASC 18/10/2022, FEMEA, PICAÇA, POR MAIS UM MAGISTRADO (B480453) (PAI) E MAIS UMA OGIVA (B533583) (MÃE) 

CRIADOR: CLAUDIO OMAR DE ALMEIDA 

EXPOSITOR: CLAUDIO OMAR DE ALMEIDA 

ESTABELECIMENTO: CABANHA MAIS UM, SÃO LOURENÇO DO SUL-RIO GRANDE DO SUL 

 

QUARTA MELHOR FÊMEA

BOX 44  VÁRZEA GRANDE ATACAMA 

R.P. 39, B624130, NMGC 6, NASC 20/11/2021, FEMEA, ZAINA, POR BASCO BALUARTE (B460130) (PAI) E VÁRZEA GRANDE PELEADORA (B442762) (MÃE) 

CRIADOR: LUCIANO AMARAL PATELLA 

EXPOSITOR: LUCIANO AMARAL PATELLA 

ESTABELECIMENTO: AGROPECUÁRIA VÁRZEA GRANDE, SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RIO GRANDE DO SUL

 

GRANDE CAMPEONATO MACHOS

 

GRANDE CAMPEÃO

BOX 11 CAMPANA LAMPIÃO 

R.P. 1441, B661587, NMGC 9, NASC 31/10/2023, MACHO, PICAÇA BRAGADA SALINA, POR FACEIRO DO RECANTO CRIOULO (B210113) (PAI) E CAMPANA FLOR DO PAGO (B528915) (MÃE) 

CRIADOR: MÁRIO MOGLIA SUÑE 

EXPOSITOR: MÁRIO MOGLIA SUÑE 

ESTABELECIMENTO: CABANHA CAMPANA, BAGÉ-RIO GRANDE DO SUL

 

RESERVADO GRANDE CAMPEÃO

BOX 10 TARAGÜI COMBATE 

R.P. 72, B662927, NMGC 9, NASC 20/11/2023, MACHO, COLORADA BRAGADA, POR BASCO VENENO (B409696) (PAI) E TARAGÜI TRANCA (B511813) (MÃE) 

CRIADOR: ÉRICO E SÉRGIO RUSSO 

EXPOSITOR: ÉRICO E SÉRGIO RUSSO 

ESTABELECIMENTO: CABANHA TARAGÜI, PELOTAS-RIO GRANDE DO SUL 

 

TERCEIRO MELHOR MACHO

BOX 08 ULTIMATO 645 DA TROVADOR 

R.P. 645, B671033, NMGC 6, NASC 09/12/2023, MACHO, COLORADA, POR AS MALKE SEDUTORTE (B269661) (PAI) E JÓIA RARA 370 DA TROVADOR (B432645) (MÃE) CRIADOR: ADRIANO E GUILHERME MALLMANN 

EXPOSITOR: ADRIANO E GUILHERME MALLMANN 

ESTABELECIMENTO: CABANHA TROVADOR, SANT'ANA DO LIVRAMENTO-RIO GRANDE DO SUL 

 

QUARTO MELHOR MACHO

BOX 16 TUPAMBAÉ DA TAMANCA

 R.P. 662, B657103, NMGC 8, NASC 17/10/2022, MACHO, GATEADA, POR NOCHERO DA TAMANCA (B519131) (PAI) E PAPA FINA DA TAMANCA (B565794) (MÃE) 

CRIADOR: LAURO CARDOSO TERRA E FILHOS 

EXPOSITOR: LAURO CARDOSO TERRA E FILHOS 

ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA TAMANCA, SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RIO GRANDE DO SUL