Logo -
sombra

Jurados Assistentes: função estreada no Bocal de Ouro vai permanecer em outras classificatórias

29 DE ABRIL DE 2026 - ATUALIZADA EM 29 DE ABRIL DE 2026 | Redator: Guilherme Kaiser | ABCCC

Quem acompanhou o Bocal de Ouro, de 20 a 25 de abril - pelas redes sociais ou direto da arquibancada, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) - percebeu a novidade: um quarto integrante acompanhou os jurados durante a avaliação de cada categoria na classificatória. 

 

Os "Jurados Assistentes”, como nomeou o Colégio de Jurados, foram Júlio Netto Danielski (na categoria Fêmeas) e Flávio Salis Martins (na categoria Machos). Eles acompanharam todas as etapas, preenchendo uma planilha e dando notas aos conjuntos em pista, quase como uma avaliação em paralelo, mas que não influenciou diretamente o resultado daquela feita pelos jurados efetivos. 

 

De acordo com o Executivo do Colégio de Jurados, Leandro Amaral, o objetivo principal do novo modelo é o aperfeiçoamento do corpo de avaliadores do Cavalo Crioulo. Eles atuarão nos “julgamentos oficiais - sem interferência direta - com foco exclusivo no aprendizado”, destacou Amaral, a respeito da novidade no Ciclo 2026 do Freio de Ouro. 

 

O jurado Flávio Salis Martins destacou a importância do aprendizado, tendo em vista o valor dos exemplares em pista. Segundo ele, nem sempre a avaliação paralela coincidia com a dos jurados efetivos. “Pode ser pela localização [em relação à prova] um pouco mais lateralizada ou pelo fato de não termos o amadurecimento que os jurados principais têm”, explica. 

 

A reportagem do Cavalo Crioulo também conversou com Júlio Netto Danielski - durante a premiação do Bocal de Ouro, no último sábado (25). Netto agradeceu ao Colégio de Jurados pela oportunidade em um evento da magnitude que tem o Bocal de Ouro. “Para quem quer se qualificar como jurado, é uma experiência importantíssima. Sinto-me bem fazendo isso”, comentou. 

 

Questionamos os estreantes sobre a expectativa para o futuro na carreira de jurados. A resposta foi uníssona: a vontade de ir além das credenciadoras e alcançar a efetividade em etapas ainda mais complexas dentro da seleção funcional da raça. 


O Executivo do Colégio de Jurados, Leandro Amaral, explicou - em vídeo publicado nas redes sociais, durante o evento - que a nova modalidade de treinamento veio para ficar. Todas as classificatórias ao Freio de Ouro do Ciclo 2026 vão receber jurados assistentes para treinamento. A prática é semelhante àquela feita com jurados auxiliares - comuns nas exposições passaportes da Morfologia do Cavalo Crioulo.

 

Jurado Assistente Flávio Salis Martins atuando no Bocal de Ouro 

 

Jurado Assistente Júlio Netto Danielski atuando no Bocal de Ouro