Logo -
sombra

Primeiro de muitos: Evento Oficial da Raça movimenta o estado do Piauí 

19 DE FEVEREIRO DE 2026 | Redator: Jardine Agência de Comunicação

Levar a raça Crioula para terras cada vez mais distantes é uma das principais metas do Cavalo Crioulo, que segue se concretizando com a realização, pela primeira vez, de um Crioulaço no estado do Piauí.  Ao todo, 38 exemplares, provenientes dos estados do Piauí, Bahia, Maranhão e Pará, participaram das disputas no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Serra


 

No pódio da competição da categoria Força A, os campeões foram os conjuntos compostos por Lucas Silva com Santa Augusta Negro Mouro e Salustiano da Silva Neto com Don Fernão Imperatriz. Na Força B, conquistaram a primeira colocação os conjuntos Charles Luan Brustolin com Maipu 08 Estampa e Felipe Schmitt com Jarau do Macanudo. Por fim, na Força C, venceram Everton Ficagna com GDF Senhorita e Diego Kowalski Darui com Bem Te Vi Marca 15. As duplas passaram pelo crivo do jurado Geovani Pinheiro.


 

O analista e o consultor técnico de expansão, Bruno Marques e Rodrigo Teixeira, acompanharam o evento como representantes da ABCCC. Conforme Marques, o distrito de Nova Santa Rosa conta com uma forte representatividade de gaúchos na região. “É uma grande satisfação ver o Cavalo Crioulo desbravar um novo espaço e assistir o seu desenvolvimento. Com certeza, colheremos ainda mais ótimos frutos nesta região”, destaca o analista.


 

Além dos títulos tradicionais conquistados neste domingo (15/02), foram viabilizadas as premiações de Melhor Animal de Laço, concedido à Amora da Preservar, e Selo de Raça à Artemis da Pampulha. 


 

Promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central (MTG-PC), a modalidade foi integrada à programação do 4º Rodeio Crioulo Interestadual, realizado no distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, no sul do estado. 

 

Confira os resultados:

 

FORÇA A

 

1º LUGAR

Lucas Silva com Santa Augusta Negro Mouro e Salustiano da Silva Neto com Don Fernão Imperatriz

 

2° LUGAR

Lucas Silva com Taca Criolla Buena Esperanza e Marco Pereira com Querendona 236 do Arregui

 

FORÇA B

 

1° LUGAR

Charles Luan Brustolin com Maipu 08 Estampa e Felipe Schmitt com Jarau do Macanudo

 

2° LUGAR

Marco Antônio Fontes com Que Guapa do Resplendor e Diego Caraça com Dom Castro Recoleta

 

FORÇA C

 

1° LUGAR

Everton Ficagna com GDF Senhorita e Diego Kowalski Darui com Bem Te Vi Marca 15

 

2° LUGAR

Vinicius Capra com Espora da Porteira Preta e Robson Fiuza com Gato Feio Lucas