2ª Noite dos Campeões celebra premiações do Cavalo Crioulo na Região 8
27 DE JANEIRO DE 2026 - ATUALIZADA EM 27 DE JANEIRO DE 2026 | Redator: Guilherme Kaiser | ABCCC
A 2ª Noite dos Campeões reúne criadores, proprietários e ginetes da Região 8 – que compreende os estados acima de São Paulo – para reconhecer as premiações conquistadas pelo Cavalo Crioulo. O evento ocorre no dia 20 de março, em Santa Rita do Passa Quatro – SP, em um momento de confraternização.
A edição reúne quem foi destaque nas modalidades oficiais ao longo do ciclo de 2025. No ano passado, cerca de 30 prêmios foram entregues durante o evento, reconhecendo cabanhistas, criadores e ginetes premiados.
Segundo a organização, um número semelhante deve se reunir para o próximo evento, que ocorre na Estância Tamareira, integrando uma semana de competições – de 17 a 22 de março de 2026. A Final do Doma Região 08, o Redomão Tamareira, a Credenciadora ao Freio de Ouro, o Freio do Proprietário e a Exposição Morfológica são algumas das provas a serem realizadas no período.
Para Gérson Medeiros, Gerente de Expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), “a Noite dos Campeões se consolidou como um momento de confraternização e reconhecimento coletivo”.
Segundo ele, a expectativa é reunir dezenas de premiados e seus familiares, além de representantes de cabanhas e núcleos da raça, fortalecendo a integração da comunidade crioulista regional.
A Noite dos Campeões é um evento aberto ao público e ocorre a partir das 19h30. De acordo com Medeiros, a Estância Tamareira foi escolhida, pois “oferece ambiente acolhedor, estrutura de alto nível para realização das provas oficiais e se tornou referência na expansão da raça no Sudeste e Centro-Oeste”.
Gérson explica que os premiados dessa noite receberão o convite por meio dos extensionistas do Cavalo Crioulo de cada região. O restante do público está convidado a prestigiar a programação.
O evento carrega, ainda, o nome de André Luís Vaz Machado – “Dedé”, e presta homenagem especial a Carlos Sampaio Moreira Piegas, figura de relevância para o desenvolvimento e consolidação do Cavalo Crioulo na Região 08.
A organização afirma que a edição fomenta a cultura do Cavalo Crioulo fora do eixo Sul, berço da raça. “Eventos como a Noite dos Campeões estimulam novos investidores e usuários da raça, fortalecem o intercâmbio entre regiões e ampliam a visibilidade das modalidades oficiais”, destaca Gérson.
QUEM É CARLOS SAMPAIO MOREIRA PIEGAS, HOMENAGEADO DA EDIÇÃO:

Carlos Sampaio Moreira Piegas na 1ª Noite dos Campeões (à esquerda)
Nascido em 20 de fevereiro de 1971, em São Paulo – SP, Carlos Sampaio Moreira Piegas faz parte da terceira geração familiar dedicada à cultura do Cavalo Crioulo. Seu avô, Nelson de Souza Piegas iniciou a criação de equinos em 1934, em Herval, cidade gaúcha na fronteira com o Uruguai.
A tradição do Cavalo Crioulo passou gerações, chegando a Carlos Sampaio, que conduz o setor de pecuária da família, mantendo o legado de 40 anos com aprimoramento genético da raça.
Ele é formado em medicina veterinária pela UNIFENAS e participa do Núcleo Sem Fronteiras desde sua fundação, mantendo posições na diretoria.
O homenageado possui fortes laços com a raça Crioula e com o Rio Grande do Sul. Sua atuação, assim como a da família, fomentaram a raça na região 8, mesmo quando o acesso à informação, ao suporte técnico e à genética de ponta ainda eram mais difíceis fora da região Sul.
Encontrou algum erro? Comunique.
