Logo -
sombra

Confira os Jurados das Exposições Passaporte de Outono 2026 

23 DE JANEIRO DE 2026 - ATUALIZADA EM 23 DE JANEIRO DE 2026 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC

A espera acabou: foram definidos os 34 jurados responsáveis por avaliar os exemplares durante as 17 Exposições Passaportes de Primavera do Ciclo 2026. As seletivas morfológicas realizadas pelos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos, conheceram nesta sexta-feira, 23 de janeiro, os nomes das duplas de jurados, formados por principal e auxiliar, que estarão a trabalho nos sete estados brasileiros determinados para os eventos. Além dos finalistas que conquistaram vaga ainda no ano passado, através das nove Exposições Passaporte de Primavera do Ciclo 2026, outros exemplares ainda vão tentar vaga para a Final da Morfologia do Cavalo Crioulo, a ser realizada na Arena Master da Raça, durante a Expointer 2026. Oportunidade também através da Prévia da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC), marcada para 26 a 28 de fevereiro, onde os participantes terão vaga direta para a Expointer. 


 

Conheça os jurados indicados que serão responsáveis pelas avaliações durante as Passaportes de Primavera do Ciclo 2026, da Morfologia do Cavalo Crioulo: 


 


 

JURADOS 49ª FINAL MORFOLOGIA EXPOINTER
Um ano com muitas prospecções positivas e intensas está iniciando. Abrindo os trabalhos de 2026, a Diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, através da Vice Presidência Técnica e Conselho Deliberativo Técnico, informou no primeiro dia útil de janeiro, os nomes dos jurados indicados para executar a seleção e definir os campeões do ciclo na Final da Morfologia Expointer 2026, marcada para acontecer de 24 a 30 de agosto, em Esteio, Rio Grande do Sul. Uma novidade marcará a 49ª Final Morfológica do Cavalo Crioulo, os exemplares finalistas serão analisados por quatro jurados, atuando em duplas e mais um árbitro. Os responsáveis escolhidos são Luciano Correa Passos e Mário dos Santos Suñe, para as Categorias Fêmeas; Felipe Caccia Maciel e Darlei Hess para as Categorias Machos. O árbitro será Luiz Martins Bastos Neto


 

Nomes importantes e conhecidos nas pistas, entretanto que estarão pela primeira vez sob responsabilidade de julgar uma Final Seletiva de tamanha proporção e responsabilidade. “Optamos por jurados com experiência em diversas provas da raça, quais temos muita confiança, mas que não são figuras frequentes nos julgamentos das finais seletivas. Acreditamos que todos possuem um vasto conhecimento e estão à altura do compromisso”, destaca o Vice Presidente Técnico, Leonardo Alberthon Ardenghy. O único que já esteve julgando uma Final da Morfologia foi o jurado Felipe Caccia Maciel, em 2020. Já Luciano Correa Passos, recentemente, foi árbitro na Final Expointer 2025.
 

 

Envolvidos com a raça Crioula, dentro e fora das pistas, os jurados desempenham outras funções, às quais vem somar ao conhecimento e ajudar na avaliação dos melhores exemplares. “Foram escolhidos dois jurados que atuam como técnicos, sempre trabalharam muito pela casa. Outros dois jurados estreantes com muito resultado em pista e vasta experiência nas competições da nossa raça, tanto como expositor quanto como criador e até como ginetes. O Árbitro foi escolhido, Luiz Neto, exatamente por ser um jurado com muita experiência, prestígio e que com certeza vai ajudar muito nas horas que for solicitado", complementa Ardenghy.
 


Não perca nenhum prazo ou data das seletivas, todo calendário está disponível no perfil oficial da Morfologia do Cavalo Crioulo no instagram @morfologiacavalocrioulo


 

RELEMBRE AQUI O CALENDÁRIO DE EVENTOS DO CAVALO CRIOULO 2026 


 

Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo: 

 

 ➡️ Instagram ⬅️

➡️ Facebook ⬅️

➡️ YouTube ⬅️

➡️ Site ⬅️


 

Patrocínio

Supra, Vetnil, John Deere e Florestal