Logo -
sombra

Raça é destaque na Copa do Laço Comprido MS e Circuito Paulista de Crioulaço

17 DE DEZEMBRO DE 2025 - ATUALIZADA EM 17 DE DEZEMBRO DE 2025 | Redator: Jardine Agência de Comunicação

O Cavalo Crioulo ultrapassou as fronteiras da região sul do país e marcou presença em Campo Grande (MS) e Salto de Pirapora (SP), que compõem a Região 8. O conjunto composto pelo laçador Zózimo Coimbra Viegas e a égua Fada da Barra Funda, da Fazenda Barra Funda, de Costa Rica (MS), conquistou o título de Campeão Individual da Final da Copa do Laço Comprido, no Parque do Laçador, na capital Sul-Mato-Grossense. Foi a 31ª edição da prova, promovida pela Federação de Clubes de Laço, se destacando por uma participação expressiva de exemplares da raça Crioula. “Estima-se que 40% dos animais inscritos eram Cavalos Crioulos. Com certeza, a raça está ganhando força e espaço na modalidade e em outros estados”, destacou o Analista de Expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Lucas Lau.


 

Influenciado pela família, Viegas começou sua jornada nas provas de Laço aos seis anos de idade e agora soma mais de duas décadas de experiência na modalidade.“Tive a oportunidade de montar em um animal extremamente diferenciado. Essa foi a coroação de anos de trabalho e dedicação. Nosso compromisso é levar o Cavalo Crioulo para as provas de Laço Comprido. A raça conquista cada vez mais espaço”, comemorou o laçador após vencer a prova no domingo (14/12). 


 

Finalista do Freio de Ouro a Craque: Fada da Barra Funda é destaque com Zózimo Viegas 


 

Fada da Barra Funda nasceu em 2018 e tem como pais Hermano 1415 Maufer e Baraúna do Caperom, e foi exposta e criada por Roberto Araújo Diedrich. Já participou das pistas da Expointer, em Esteio (RS), sendo finalista do Freio de Ouro. “Para nós, entusiastas da raça Crioula, ser campeão da Copa do Laço Comprido é a mesma coisa que ganhar a Copa do Mundo. Um exímio laçador, junto com uma égua fantástica, conquistaram esse título. É a consolidação da expansão da nossa raça”, afirmou Diedrich. 


 

Circuito Paulista de Crioulaço

 

Em Salto de Pirapora (SP) aconteceu o Circuito Paulista de Crioulaço. Dentre os 84 conjuntos que participaram das disputas nas pistas do Piquete Santo Antônio, a dupla composta pelos ginetes Vanderlei Vaz Vieira e Guilherme de Goes Marques consolidaram-se como campeões da competição montando o cavalo Curandeiro Dolo e a égua Pérola da Matarazzo, respectivamente. 


 

Segundo o gerente de expansão da ABCCC, Gérson de Medeiros, o número de conjuntos na prova que definiu os vencedores no sábado (13/12), confirma a evolução da modalidade e o engajamento dos competidores. “São dez anos de um projeto que ganhou força no estado de São Paulo, especialmente na região conhecida como a ‘região dos tropeiros’. O modelo de Circuito vem se mostrando decisivo para fidelizar competidores, criando continuidade, engajamento e identidade entre aqueles que vivem a modalidade ao longo do ano. Essa trajetória demonstra que estamos no caminho certo, construindo oportunidades e ampliando a presença da raça crioula em um estado estratégico para o seu crescimento”, destaca Medeiros.


 


Campeões do Circuito Paulista de Crioulaço em Salto do Pirapora