ABCCC inicia reciclagens de jurados para o ciclo 2026
24 DE OUTUBRO DE 2025 | Redator: Redação ABCCC
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) com foco no aprimoramento contínuo de seu quadro de jurados, retomou as reciclagens dos profissionais que atuam em avaliações dos animais. A primeira Reciclagem de Jurados efetivos e auxiliares do Ciclo 2026, ocorreu nesta quarta-feira, 22 de outubro, na Cabanha Santa Fé, em Bagé/RS, reunindo avaliadores de diferentes regiões do Estado.
Participaram os jurados da Região 1, que engloba municípios como Pelotas, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar e arredores e também os avaliadores da Região 2, que abrange cidades como Santa Maria, Bagé, São Gabriel, entre outras. A atividade é ofertada para jurados das modalidades seletivas.
A programação iniciou às 7h30, com o check-in dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h. Logo depois, ocorreu a avaliação dos animais na mangueira, seguida pela apresentação do resultado da análise do Colégio de Jurados. Na sequência, os jurados acompanharam a avaliação de provas funcionais por vídeos.
Conforme o Coordenador do Colégio de Jurados da ABCCC, Telmo Ferreira, mais de 25 avaliadores estiveram presentes na programação. “Após a Expointer, os julgamentos começam a acontecer novamente e o processo de reciclagem dos jurados também é retomada”, explicou.
Ele acrescenta que o encontro foi muito positivo: “Nós entendemos que foi um dia muito bom de avaliações. A cabanha tem um número de animais muito homogêneos, nós conseguimos fazer a avaliação e entrar em consenso com a maioria dos jurados. São importantes essas avaliações para que a gente possa refletir na pista o que se vê a nível de campo. Nós ficamos muito contentes porque entendemos que houve uma evolução muito grande e o colégio segue avançando nesse propósito de que tenhamos julgamentos mais qualificados e homogêneos”.
O jurado, Mário Móglia Suñe, participou do encontro e parabenizou a iniciativa da Associação e do Colégio de Jurados. “Estão de parabéns, o dia de hoje na minha opinião, foi uma reunião inesquecível, marcante, debatida e democrática. O Colégio de Jurados nos colocando sua posição e escutando o posicionamento dos participantes, acho que a raça ganha com isso, a associação e os jurados também, com critérios mais afinados, mais criteriosos e unificados”, destacou.
Encontrou algum erro? Comunique.









