Logo -
sombra

Rédeas: modalidade pretende movimentar e estará presente na III Semana do Cavalo Maneca Costa 2025

10 DE OUTUBRO DE 2025 | Redator: Redação ABCCC

Uma das programações que encerram o ano com “Chave de Ouro” no universo do Cavalo Crioulo é a Semana do Cavalo João Manoel Cordeiro da Costa, carinhosamente conhecido como "Maneca Costa", que chega à sua 3ª edição. Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Em 2025, o evento contará com cinco provas e uma grande novidade: além das modalidades Doma de Ouro, Movimento a La Rienda, Vaquero/Working Cow Horse e Inclusão de Ouro, os competidores de Rédeas também estarão presentes no palco principal da raça.

 

A Semana do Cavalo ocorrerá de 1º a 6 de dezembro, na Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. As inscrições para a Doma de Ouro encerram nesta sexta-feira, dia 10. Já para as demais modalidades, as inscrições abrem em 3 de novembro e seguem até 14 de novembro, na área restrita do site Cavalo Crioulo.

 

>>> SAIBA MAIS SOBRE AS INSCRIÇÕES DA DOMA DE OURO <<<

 

Com incremento da prova de Rédeas, o Vice-Presidente de Provas Esportivas da ABCCC, Fernando Gonzales, destacou a satisfação com o retorno da modalidade. “A Associação está muito feliz com esse retorno. A modalidade tem uma participação muito importante dentro da raça Crioula, pois nos trouxe elementos de trabalho, cultura equestre e nos enriqueceu com competidores de alto nível. Acredito que ainda temos muito a explorar quanto à utilidade do nosso Cavalo Crioulo na modalidade de Rédeas”, frisou.

 

A modalidade promete valorizar ainda mais a versatilidade da raça, reforçando o elo entre técnica, desempenho e tradição. A Coordenadora da Subcomissão de Rédeas, Dinah Moraes Druck, também comentou sobre a importância da prova: “É um esporte genuinamente de expansão para o Cavalo Crioulo, já que é praticado em todo o país e em quase todos os continentes. Hoje temos uma pista que oferece as melhores condições para os animais da Rédeas mostrarem todo seu potencial”

 

Dinah ainda destacou a prática da modalidade de Rédeas: “O esporte traz junto uma técnica e uma cultura equina um pouco diferente da nossa, o que só enriquece o convívio durante esta semana dos esportes. A Rédeas é um esporte interessante, ele é fácil de ser praticado e oferece pouco risco, qualquer pessoa pode montar um animal treinado para Rédeas. O desafio do esporte é sutil, o difícil é executar as manobras com qualidade e leveza, parecendo que demanda pouco esforço para o animal”.

 

Reforçando as falas anteriores, o Presidente da Associação Gaúcha de Rédeas e representante da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), Antônio Corrêa, destacou o crescimento do número de Cavalos Crioulos em centros de treinamento se preparando para a prova de Rédeas durante a Semana do Cavalo. “Os treinadores já estão recebendo animais com foco nessa competição de dezembro e também pensando no Campeonato Gaúcho de Rédeas, que ocorrerá em março de 2026 e contará com uma premiação expressiva voltada ao Cavalo Crioulo”, ressaltou.

 

Ainda sobre o mercado equino, Corrêa destacou que a valorização das premiações voltadas aos Cavalos Crioulos na prova de Rédeas tem impulsionado significativamente a procura por animais da raça para a modalidade. “Estamos confiantes e felizes com o futuro promissor do Cavalo Crioulo nas Rédeas”, frisou.

 

A programação completa e demais informações da 3ª Semana do Cavalo serão divulgadas em breve.