Jaguarão fecha Ciclo de Marchitas com vitória de Já Te Disse de Santa Adélia e Mazangano Delantera
28 DE SETEMBRO DE 2025 - ATUALIZADA EM 30 DE SETEMBRO DE 2025 | Redator: Jardine Agência de Comunicação
Foi melhorando seu tempo a cada etapa, que o conjunto composto pela égua Já Te Disse de Santa Adélia (Box 44) e a ginete bicampeã Manuela Wolf venceu o Circuito Nacional de Marchitas na categoria de peso livre. A conquista da dupla que representou a Cabanha Santa Adélia, de Dom Pedrito (RS), veio após o somatório da pontuação obtida na manhã deste sábado (27/09), em Jaguarão (RS), na prova que encerrou o circuito. Os 160km da Marchita de Jaguarão foram percorridos em 10 horas, 14 minutos e 15 segundos, tempo que lhe garantiu o quarto lugar e pontuação necessária para despontar como campeão do circuito 2025. “Tentamos dar o nosso máximo, respeitando o limite. Ela se superou e estou muito feliz”, disse a ginete, que contou com o vento ao seu favor para concluir os 60km finais deste sábado, 27 de setembro.
>> Clique para conferir o ranking final do Circuito de Marchitas 2025 <<
Na categoria acima de 95kg, o título do Circuito Nacional de Marchitas foi para a égua Mazangano Delantera (Box 21) e o ginete, também bicampeão, Rodrigo Marques Ignácio Gonçalves, da Parceria La Ruta, de Jaguarão (RS). Eles fizeram a etapa em Jaguarão em 10 horas, 19 minutos e 47 segundos, classificando-se em quarto lugar nesta prova. “É uma grande égua. Nós tivemos a responsabilidade de apresentar e mostrar a genética dela da melhor maneira possível. É muita satisfação, tenho tantas pessoas a agradecer”, destacou o ginete.
Ao todo, 61 conjuntos, sendo 27 na categoria peso livre e 34 na categoria acima de 95kg, participaram da disputa realizada no Sindicato Rural de Jaguarão. Após a etapa, foi realizada a entrega de premiações para os quatro primeiros colocados de cada categoria, somando R$ 31 mil. A prova foi a terceira e última fase do ciclo de 2025 da modalidade de resistência curta. A primeira e segunda etapas foram realizadas em abril e agosto deste ano, nas cidades de Bagé e Uruguaiana, respectivamente. O técnico da ABCCC responsável pela etapa foi Ibsen Pacheco Votto, acompanhado pelo chefe da Comissão Veterinária, o médico veterinário Thiago Freitas.
A Marchita 160 km é promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão (NCCCJ) com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), contando com o patrocínio de Grupo Nissul Gala, La Invernada e Cotrijuc.
Vento e determinação na Marchita de Jaguarão
Após três dias de provas, a disputa de Jaguarão do Circuito Nacional de Marchitas foi concluída em uma manhã de vento forte e muita determinação. Na categoria de peso livre, os vencedores foram o cavalo CM Aspado do Cinco Salsos (Box 35) e o ginete Tárcio Araújo Barboza, representando o expositor José Carlos Ferreira Baptista, de Aceguá (RS). Eles percorreram os 160 km em 10 horas e 11 minutos, apenas seis segundos abaixo do tempo geral do segundo colocado. Barboza conta que se dedica treinando animais para provas de resistência juntamente com seu pai, Ivonir Silveira. “Trouxemos esse cavalo para testar na Marchita. Superou nossas expectativas, estou muito feliz que tudo deu certo”, comemorou.
Na categoria acima de 95kg, a vitória veio para a égua já campeã da Marcha Anual de Resistência de 2024, Odilo Destapada (Box 25), montada pelo atual ginete Freio de Prata, Tomaz Marques Ignácio Gonçalves. Juntos, eles concluíram o percurso em 10 horas, 12 minutos e 53 segundos. “Sabia do compromisso e responsabilidade que me foi dada em tocar uma égua como a Destapada. É prazeroso mas também é difícil. É uma égua em tão boa forma, muito bem trabalhada. Só tenho a agradecer”, afirmou.
Para o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão (NCCCJ), Rouget Gigena Wrege, o tempo em que os conjuntos completaram a prova foi impressionante. “Uma corrida bárbara. Com certeza, foi uma baita Marchita”, destacou.
VENCEDORES RANKING GERAL DO CIRCUITO NACIONAL DE MARCHITAS 2025
(Fotos dos pódios em breve)
Categoria PESO LIVRE
1° Lugar
Já Te Disse de Santa Adélia (Box 44)
Expositor: Ana Maria Severo Gomes - Cabanha Santa Adélia
Ginete: Manuela Wolf
Total: 23 pontos
2° Lugar
CM Aspado do Cinco Salsos (Box 35)
Expositor: José Carlos Ferreira Baptista
Ginete: Tárcio Araújo Barboza
Total: 10 pontos
3° Lugar
Romancero Del Camino (Box 35/Bagé)
Expositor: Cabanha La Caminera
Ginete: Matheus de Oscar d’Ávila
Total: 10 pontos
4° Lugar
Truco Del Camino (Box 54)
Expositor: José Carlos Ferreira Baptista
Ginete: José Breno Gonçalves Baptista
Total: 8 pontos
Categoria ACIMA DE 95kg
1° Lugar
Mazangano Delantera (Box 21 - esquerda da foto)
Expositor: Parceria La Ruta e José Maria del Campo Gigena
Ginete: Rodrigo Marques Ignacio Gonçalves
Total: 19 pontos
2° Lugar
Herdeiro da Estância Velha (Box 14)
Expositor: Cabanha Quebra Pedra
Ginete: Humberto Gorski do Amaral
Total: 18 pontos
3° Lugar
Quilombero Del Camino (Box 27)
Expositor: Miguel Ceolin Marques
Ginete: Fabiano Oliveira Marques
Total: 14 pontos
4° Lugar
Odilo Destapada (Box 25)
Expositor: Parceria La Ruta
Ginete: Tomaz Marques Ignácio Gonçalves
Total: 10 pontos
Encontrou algum erro? Comunique.