Logo -
sombra

Dia do Criador do Cavalo Crioulo pode ser instituído no Paraná

25 DE SETEMBRO DE 2025 - ATUALIZADA EM 30 DE SETEMBRO DE 2025 | Redator: Jardine Agência de Comunicação

Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, projeto de Lei que pode transformar 22 de maio como o Dia do Criador do Cavalo Crioulo naquele estado. O Paraná concentra a segunda maior manada de animais cadastrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e tem sete núcleos ativos. 

 

Conforme o deputado Alexandre Amaro (REP/PR), a iniciativa, além de preservar e fomentar as tradições e costumes relacionados ao Cavalo Crioulo no estado paranaense, busca estimular a economia. “Com a lei, buscamos uma maior representatividade junto ao poder público, e isso é um investimento para expandir a criação no Estado. Essa lei mostra que a inovação e a tradição podem conviver em harmonia”, destaca o parlamentar.

 

A matéria foi apresentada em Audiência Pública na Casa Legislativa realizada quarta-feira (24/09). Conforme o inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Gustavo Arhanitsch, a oportunidade também permitiu o debate da regulamentação das provas seletivas e esportivas do Cavalo Crioulo. “É um tema importante porque irá auxiliar e proteger os criadores que seguem os parâmetros de cuidado e segurança com os animais”, afirmou o médico veterinário no encontro que também reuniu criadores, especialistas e interessados na raça crioula.